O Airbus Group vai estabelecer uma unidade de montagem de helicópteros na China como parte de um acordo entre o grupo fabricante de aeronaves e um consórcio chinês formado pelas empresas China Aviation Supplies Holding Company (CAS), Qingdao United e Citic Offshore Helicopter, que estão comprando 100 unidades do modelo H135, de duas turbinas, em negócio de 700 milhões de euros (US$ 788 milhões).
As entregas serão feitas ao longo de uma década. Já a unidade industrial de montagem dos helicópteros será construída até 2018, na província de Qingdao.
Vai ser a quarta fábrica do grupo Airbus nesse segmento fora da França e da Alemanha — a holding tem operações de montagem de helicópteros nos Estados Unidos e no Brasil. E, no ano que vem, inaugura uma na Romênia.
Veja também as mais lidas do DT
O acordo assinado pela Airbus com os chineses, durante viagem da chanceler Angela Merkel à China, atenua a crise do segmento de helicópteros para o grupo, abalado pela queda de uma unidade da fabricante, em abril, quando morreram 13 pessoas. O incidente levou autoridades europeias a abrirem investigações sobre problemas técnicos nos modelos da marca.
(Dow Jones Newswires)