por Marcos Vinícius, repórter freelancer do DT
A Editora Nova Gestão em parceria com a revista Hotelaria Profissional, a fim de repetir o sucesso da primeira edição no ano passado, traz de volta o projeto Hotel Modelo na Equipotel de 2016, com a temática da sustentabilidade. Foram dedicados 350m² de espaço dentro do pavilhão do São Paulo Expo para a exposição conceitual do projeto.
“O Hotel Modelo nasceu com a ideia de trazer conteúdo, demonstrar o conceito naquilo que consideramos pilares para empreendimentos de hospedagem: show, exposição, conteúdo e degustação. Conseguir com que o visitante do estande, de fato, sinta-se numa experiência hoteleira. ” – explica Alan Banas, diretor-executivo e representante do projeto na Equipotel 2016, e, publisher da revista, em exclusiva ao DIÁRIO.
Veja também as mais lidas do DT
Parte substancial do conceito do Hotel Modelo é baseada no mínimo desperdício energético possível, e, também, a reutilização de recursos no próprio empreendimento, através de madeira certificada e placas de drywall – que proporcionam baixo desperdício de material. Ademais, a acessibilidade e o trânsito seguro de pessoas portadoras de deficiência nas viagens de elevador – já que a tecnologia presente nele permite-o abrir pelos dois lados do corredor – foram pensadas como detalhes estruturais.
Painéis solares para aquecimento de água, parede verde interna e uso de vidro para favorecer a iluminação natural, bem como fachada ventilada para maior ventilação e resfriamento de superfície interna do hotel, o que acarreta a diminuição da necessidade de ar-condicionado nos dias mais quentes. “A sustentabilidade é um tema universal, precisa estar empregada na hotelaria e não somente: na construção civil, em restaurantes, qualquer prestação de serviços.” – garante o diretor-executivo.
Todos os visitantes podem fazer um tour de cerca de 30 minutos, com monitoramento de profissionais habilitados que explicam os novos recursos de sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia do Hotel Modelo.
Mais de 70 marcas participaram da montagem do estande, que conta com 14 instalações comuns nos hotéis: restaurante, lobby com porta giratória, dois apartamentos – midscale e luxo, lavanderia, cozinha, academia e deck, com o propósito de fornecer a experiência mais próxima de um empreendimento, e também, deveras, o business sustentável.
“Tendências, tecnologia, modernidade. Enfim: para o novo consumidor, novas maneiras de se pensar.” – encerra Alan Banes.