Thiago Santos, do Bourbon São Paulo: “acredito em uma gestão participativa”

Continua depois da publicidade

Redação do DIÁRIO

Com boas perspectivas econômicas, o novo gerente geral do Bourbon São Paulo, Thiago Santos, está otimista em relação a 2017. “É um ano de bastante oportunidade, tanto para o segmento de turismo, como para os outros. Temos visto movimentações positivas em eventos e turismo em si”, adiantou. Em entrevista ao DIÁRIO, o profissional falou sobre a parceria com eventos na região do hotel, suas estratégias de gestão, além de características de seu público, entre outros assuntos. Confira:

DIÁRIO – Desde quando está no Bourbon São Paulo? Qual a estratégia de gestão que adotará?

THIAGO SANTOS – Minha passagem pelo Boubon São Paulo são duas passagens. Iniciei aqui em março de 2012 como supervisor de recepção. Foi uma passagem de quase quatro anos. Praticamente, desenvolvi bastante do meu cunho profissional na Bourbon. Convidado, participei de um processo de formação de gestão. É um processo que chama Potenciais Sucessores. É um programa da rede, desenvolvido para a formação de novos gestores. Participei desse programa por dois anos. Dentre essa proposta, tive um convite para ir ao Boubon Alphaville desenvolver algumas habilidades técnicas numa gestão de propriedade administrada. Por lá fiquei um ano e depois, felizmente, fui convidado a retornar à unidade como gerente geral. Assumi aqui em 12 de setembro. É recente.

Sobre a estratégia de gestão, acredito em uma gestão participativa. A autonomia dos departamentos é muito importante para podermos trabalhar em prol de um objetivo sempre frisando a importância do cliente para o negócio. Acredito muito nos diferenciais da rede. São as premissas básicas da rede. O que trazemos como forte, a gestão do empreendimento e dos aparatos físicos, da manutenção, qualidade e serviços. O serviço da Bourbon é característico de todas as unidades e no Bourbon São Paulo trataremos isso como primordial.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Qual a divisão entre hóspedes de lazer e hóspedes corporativos?

THIAGO SANTOS – Estamos com base de 55% de hóspedes lazer. 45% são hóspedes corporativos. É uma características que temos, com o passar do tempo, maior participação do hóspede de lazer na nossa propriedade. É uma propriedade que nasceu basicamente corporativa. Isso se difunde bastante. Não é uma peculiaridade da nossa unidade, mas algumas vêm tendo esse incremento de lazer.

Vista de alguns apartamentos na unidade. (Foto: DIÁRIO)
Vista de alguns apartamentos na unidade. (Foto: DIÁRIO)

DIÁRIO – Quais as características desse hóspede de lazer?

THIAGO SANTOS – Geralmente o tempo de permanência é de dois ou três dias, aos finais de semana. Geralmente às sextas-feiras. Isso varia por causa dos feriados, que podem causar um tempo de permanência maior. Esse hóspede utiliza bastante os nossos serviços, como room service, mini bar, o próprio bar do hotel, restaurante. É um perfil que utiliza mais o hotel do que o corporativo, que usa basicamente para dormir.

Estes hóspedes também demandam bastantes serviços de informações turísticas. Estamos um uma localização muito privilegiada. Bem próximos à parte histórica da cidade. Temos inúmeras opções de bibliotecas, como a Mario de Andrade. Temos a Estação da Luz, que é um ponto histórico. Recentemente tivemos o próprio Museu do Futebol, que é bem próximo daqui, no Pacaembu. Temos a estação Pinacoteca, a Pinacoteca do Estado. Essas pessoas demandam bastante atrações pela região. Não só atrações históricas, como também opções de teatro, cinema. Como temos uma vasta opção próxima, eles utilizam esses serviços. Não só essa parte, como também por estamos localizados em uma região com facilidade de acesso, tanto para o metrô, como taxis bem na porta do hotel. Essa é uma região estratégica para ir às demais regiões da cidade.

DIÁRIO – Recentemente foi divulgada uma promoção em parceria com a São Silvestre. Como funcionam essas parcerias de promoções com eventos?

THIAGO SANTOS – Trabalhamos com o pacote. São benefícios exclusivos às pessoas que vierem com esse intuito da programação da São Silvestre. Algumas surpresas ainda não podemos divulgar, mas serão benefícios exclusivos. Além da tarifa especial, temos uma surpresa bolada pela equipe de A&B.

DIÁRIO – Como são trabalhadas as tarifas durante a semana e aos finais de semana?

THIAGO SANTOS – Basicamente relacionado ao que antecipei sobre o público mesclado. Trabalhamos com uma tarifa igual para todos os dias da semana. Obviamente com períodos de demanda para feiras e eventos, fazemos pacotes de benefícios exclusivos. Atualmente não temos diferenciação como tínhamos antigamente.

(Foto: DIÁRIO)
(Foto: DIÁRIO)

DIÁRIO – Como é a estrutura para eventos do empreendimento?

THIAGO SANTOS – Temos um espaço para até 200 pessoas. Contamos com quatro salas de eventos. A capacidade da maior sala é 85 pessoas. Trabalhamos com um público diversificado, tanto de eventos sociais, quanto no de treinamentos e corporativo.

DIÁRIO – O prédio do hotel é tombado pelo Patrimônio Histórico. Quais aspectos arquitetônicos ou históricos são mantidos e explorados?

THIAGO SANTOS – A nossa fachada é tombada. Qualquer intervenção, não podemos fazer. Temos manutenção da fachada. A propriedade do edifício em si, mantemos muita coisa em consonância com o estilo. Sempre trabalhamos com essa manutenção do aparato, tanto interno quanto externo.

O prédio era residencial. Tem uma história curiosa. Era de uma condessa italiana e foi construído por ela. A família de proprietários atual o adquiriu dessa condessa. Em 1982 foi aberto o Bourbon São Paulo, como referência na região.

www.bourbon.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade