Gramado (RS) foi eleita pelo TripAdvisor como um dos melhores destinos do Brasil. Com os diversos títulos que o destino recebe anualmente, atuar com o turismo na região não é para qualquer empresário. O Valle D’Incanto é um exemplo!
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Com os diversos títulos que Gramado recebe anualmente, atuar com o turismo na região não é para qualquer empresário. Quem chega lá tem que buscar um nicho. Foi isso que fizeram os administradores de empresas Cris Endres e Fábio Noel. Após muitos estudos e pesquisas de mercado, resolveram fazer um investimento: o hotel Valle D’Incanto. “Não medimos esforços para que nossos hóspedes tenham uma experiência memorável em nossa casa. No Valle D’Incanto, o nosso cliente é rei e dentro de nossas possibilidades, nós realizaremos todos os seus desejos”, disseram em entrevista coletiva ao DIÁRIO DO TURISMO.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO: Como nasceu o projeto do hotel em Gramado? Qual a inspiração?
Cris Endres e Fábio Noel – O projeto nasceu com a necessidade de atender a um público mais exigente, com inspiração nos hotéis boutique da Itália. Pode-se dizer que nossa inspiração é uma história de amor. Dois jovens administradores e apaixonados, que desejavam crescimento profissional e espaço no mercado, e que tiveram a ideia de abrir um hotel em Gramado. Em 2011, o projeto foi idealizado no trabalho de conclusão de Curso do Fabio, e em 2012 se tornou o artigo final do MBA da Cris. Após muitos estudos e pesquisas de mercado finalmente resolvemos fazer o investimento, e a parte mais difícil estava por vir, no caso, auferir recursos junto às instituições financeiras.
Nós recebemos muitos e muitos nãos, e quando já pensávamos em desistir do nosso sonho, veio uma aprovação inesperada do projeto. Em nossa primeira viagem à Toscana, nós já sabíamos que ares nosso hotel iria ter, e nossa maior vontade era promover uma experiência inesquecível como a que tivemos na Toscana. Queríamos abrir a porta de nossa casa para nossos convidados, um espaço que nós como um casal jovem, adoraríamos apresentar a todos. Em nossa cozinha, promover a experiência de estar em Gramado, de levar nossos novos amigos de encontro aos perfumes, aos sabores e ao visual da colonização Italiana em Gramado.
DIÁRIO: Quais os diferenciais oferecidos aos hóspedes?
Cris Endres e Fábio Noel – Desde o check in até a partida do hotel são muitos os mimos oferecidos, alguns já se tornaram nossa marca registrada como nosso chá da tarde aos sábados. Contudo, ainda há máquina de café expresso e água aromatizada disponíveis na recepção, café da manhã em estilo colonial servido em um ambiente com fogão a lenha que traz lembranças da “casa da vó”, dentre outros que a gente não fala para não estragar as agradáveis surpresas durante a estada. Também temos em andamento um projeto com nossa Kombi. É uma longa história, mas basicamente temos a ideia de fazer algo único para nossos hóspedes, então compramos um carro muito original e muito usado pelos colonizadores da cidade, e pensamos em fazer o transfer do hotel para o centro da cidade com esta Kombi super estilizada. Neste momento, o projeto ainda aguarda documentações para operar.
DIÁRIO: O que consideram mais expressivo para o fato de terem recebido reconhecimento do TripAdvisor em tão pouco tempo?
Cris Endres e Fábio Noel – Com certeza este reconhecimento é o resultado do carinho que todos profissionais e diretores têm em tudo o que fazem no Valle D’Incanto. Não medimos esforços para que nossos hóspedes tenham uma experiência memorável em nossa casa. No Valle D’Incanto, o nosso cliente é rei e dentro de nossas possibilidades, nós realizaremos todos os seus desejos. Somos muito gratos a todos os nossos hóspedes que entenderam a nossa proposta e nos valorizam por esta dedicação.
DIÁRIO: Qual o perfil do turista do Valle D’Incanto? Aceitam crianças? É pet friendly?
Cris Endres e Fábio Noel – O turista que procura o Valle é aquele que está em busca de uma viagem perfeita, e que entende que a hospedagem fará toda a diferença. É aquele casal jovem apaixonado que busca muito romantismo, ou os casais mais maduros que desejam conforto e tranquilidade. As crianças são bem-vindas no Valle D’Incanto. Em relação, aos pets, infelizmente não temos estrutura para aceitá-los.
DIÁRIO: Gramado ainda tem espaço para novos empreendimentos hoteleiros?
Cris Endres e Fábio Noel – A cidade está se desenvolvendo rapidamente e muitos projetos estão em andamento, desta forma, sempre há espaço para novos empreendimentos. O que talvez seja muito interessante é que a administração pública passe a se preocupar com as questões de mobilidade, isso, com certeza, prejudica o conforto e, até mesmo, a segurança dos nossos turistas.
DIÁRIO: Quanto à sazonalidade, que estratégias o Valle D’Incanto utiliza para equilibrar as finanças/orçamento?
Cris Endres e Fábio Noel – O Valle D’Incanto, assim como, a maioria dos empreendimentos hoteleiros, trabalha com tarifas flutuantes e para impulsionar as vendas trabalhamos com pacotes que incluem do jantar ao café da manhã servido no apartamento. E se tratando das finanças lidamos com orçamento ajustado à sazonalidade.
DIÁRIO: Quantos colaboradores o Valle D’Incanto possui? Todos locais?
Cris Endres e Fábio Noel – Hoje o Valle D’Incanto possui 18 profissionais, sendo em sua maioria migrantes. Somos muito gratos a todos e sabemos que o trabalho de cada um é fundamental na conquista deste reconhecimento.