40% dos turistas latino-americanos consideram o turismo sustentável importante

Continua depois da publicidade

Pesquisa VisualGPS da iStock aponta que 4 em cada 10 turistas latino-americanos acreditam que o turismo sustentável é mais importante depois da pandemia.

Com a chegada das férias de verão no hemisfério norte e a expectativa de crescimento econômico, de acordo com o último Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional deverá continuar a sua recuperação gradual em 2022.

Com o transbordamento das economias latino-americanas, cresce a preocupação com os efeitos que isso pode ter no meio ambiente dessas regiões, devido ao turismo de consumo intenso.

Veja também as mais lidas do DT

A iStock, uma das principais plataformas de comércio eletrônico que oferece imagens, vídeos e ilustrações de qualidade a preços acessíveis, por meio de sua plataforma de pesquisa criativa, VisualGPS, mostrou que o ecoturismo e o turismo verde são uma prioridade crescente para latino-americanos quando viajam.

4 em cada 10 disseram que o turismo sustentável é mais importante agora do que antes da pandemia.

Procura por turismo sustentável na América Latina

Embora a América Latina seja frequentemente anunciada como um hotspot global para esse tipo de viagem (ecoturismo e turismo verde), as empresas desse setor geralmente se esquecem de falar diretamente com o consumidor latino-americano.

De acordo com uma pesquisa da Expedia que analisou hábitos e comportamentos de viagem, mais de 75% dos mexicanos, 69% dos brasileiros e quase 50% dos argentinos viajam dentro de seu próprio país.

Enquanto os argentinos fazem mais viagens ao exterior, eles são mais propensos a viajar para a América Latina do que para outras partes do mundo.

A representatividade no ecoturismo da América Latina

Além disso, ao visualizar o conteúdo visual mais popular no VisualGPS Insights, a plataforma interativa da iStock, que coleta milhões de dados de busca e download de seu site, foi identificado que a maior parte do conteúdo retrata viajantes brancos, deixando de fora latinos não-brancos ou os que têm uma origem étnica sub-representada, incluindo afro-latinos ou indígenas.

Isso reforça a ideia de que as viagens são voltadas principalmente para estrangeiros, em vez dos moradores locais.

“A América Latina está na vanguarda do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável na indústria de viagens, principalmente porque a região é rica em atrações naturais que precisam de proteção”, disse Tristen Norman, Diretora de Insights Criativos da Getty Images.

“Nossa pesquisa revelou que 67% acreditam que é importante que as marcas de viagens demonstrem seu compromisso com o meio ambiente e outras causas sociais. Além disso, as empresas de viagens e agências de turismo tendem a se concentrar na manutenção da biodiversidade para visitantes internacionais, mas espera-se que continuem a tomar medidas para proteger os ecossistemas e apoiar as economias locais”, ponderou a diretora.

“É imperativo que essas empresas reconheçam que os latino-americanos são os primeiros interessados em proteger suas comunidades, viajando localmente e esperando e até exigindo alternativas sustentáveis para suas próprias regiões”, finalizou Tristen.

Procura por viagens ecológicas

O VisualGPS mostrou que mais de 10% estão procurando ativamente experiências eco-friendly e formas de viajar que reduzam ativamente seu consumo de energia e impacto no meio ambiente.

Portanto, as empresas de viagens devem representar o ecoturismo não apenas por meio de atividades recreativas, mas também com visuais de sustentabilidade, acomodações como hotéis ecologicamente corretos, glamping e outras experiências que colocam os viajantes em ambientes naturais, usando mecanismos de economia de energia ou qualquer outra atividade que ajude os viajantes a reduzirem sua pegada de carbono.

As experiências ao ar livre também estão associadas às viagens ecológicas e estão entre as atividades mais valorizadas pelos latino-americanos, com mais de 30% dizendo que preferem viajar para lugares isolados.

Os especialistas visuais da iStock dizem que destacar as belas paisagens da América Latina e colocar os próprios latino-americanos no centro das imagens de ecoturismo pode ajudar a inspirar os viajantes a explorar seus arredores e viajar de forma mais sustentável.

Para saber mais, visite a plataforma VisualGPS Insights da iStock.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade