40% dos turistas latino-americanos consideram o turismo sustentável importante

Pesquisa VisualGPS da iStock aponta que 4 em cada 10 turistas latino-americanos acreditam que o turismo sustentável é mais importante depois da pandemia.

Com a chegada das férias de verão no hemisfério norte e a expectativa de crescimento econômico, de acordo com o último Barómetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo internacional deverá continuar a sua recuperação gradual em 2022.

Com o transbordamento das economias latino-americanas, cresce a preocupação com os efeitos que isso pode ter no meio ambiente dessas regiões, devido ao turismo de consumo intenso.

A iStock, uma das principais plataformas de comércio eletrônico que oferece imagens, vídeos e ilustrações de qualidade a preços acessíveis, por meio de sua plataforma de pesquisa criativa, VisualGPS, mostrou que o ecoturismo e o turismo verde são uma prioridade crescente para latino-americanos quando viajam.

4 em cada 10 disseram que o turismo sustentável é mais importante agora do que antes da pandemia.

Procura por turismo sustentável na América Latina

Embora a América Latina seja frequentemente anunciada como um hotspot global para esse tipo de viagem (ecoturismo e turismo verde), as empresas desse setor geralmente se esquecem de falar diretamente com o consumidor latino-americano.

De acordo com uma pesquisa da Expedia que analisou hábitos e comportamentos de viagem, mais de 75% dos mexicanos, 69% dos brasileiros e quase 50% dos argentinos viajam dentro de seu próprio país.

Enquanto os argentinos fazem mais viagens ao exterior, eles são mais propensos a viajar para a América Latina do que para outras partes do mundo.

A representatividade no ecoturismo da América Latina

Além disso, ao visualizar o conteúdo visual mais popular no VisualGPS Insights, a plataforma interativa da iStock, que coleta milhões de dados de busca e download de seu site, foi identificado que a maior parte do conteúdo retrata viajantes brancos, deixando de fora latinos não-brancos ou os que têm uma origem étnica sub-representada, incluindo afro-latinos ou indígenas.

Isso reforça a ideia de que as viagens são voltadas principalmente para estrangeiros, em vez dos moradores locais.

“A América Latina está na vanguarda do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável na indústria de viagens, principalmente porque a região é rica em atrações naturais que precisam de proteção”, disse Tristen Norman, Diretora de Insights Criativos da Getty Images.

“Nossa pesquisa revelou que 67% acreditam que é importante que as marcas de viagens demonstrem seu compromisso com o meio ambiente e outras causas sociais. Além disso, as empresas de viagens e agências de turismo tendem a se concentrar na manutenção da biodiversidade para visitantes internacionais, mas espera-se que continuem a tomar medidas para proteger os ecossistemas e apoiar as economias locais”, ponderou a diretora.

“É imperativo que essas empresas reconheçam que os latino-americanos são os primeiros interessados em proteger suas comunidades, viajando localmente e esperando e até exigindo alternativas sustentáveis para suas próprias regiões”, finalizou Tristen.

Procura por viagens ecológicas

O VisualGPS mostrou que mais de 10% estão procurando ativamente experiências eco-friendly e formas de viajar que reduzam ativamente seu consumo de energia e impacto no meio ambiente.

Portanto, as empresas de viagens devem representar o ecoturismo não apenas por meio de atividades recreativas, mas também com visuais de sustentabilidade, acomodações como hotéis ecologicamente corretos, glamping e outras experiências que colocam os viajantes em ambientes naturais, usando mecanismos de economia de energia ou qualquer outra atividade que ajude os viajantes a reduzirem sua pegada de carbono.

As experiências ao ar livre também estão associadas às viagens ecológicas e estão entre as atividades mais valorizadas pelos latino-americanos, com mais de 30% dizendo que preferem viajar para lugares isolados.

Os especialistas visuais da iStock dizem que destacar as belas paisagens da América Latina e colocar os próprios latino-americanos no centro das imagens de ecoturismo pode ajudar a inspirar os viajantes a explorar seus arredores e viajar de forma mais sustentável.

Para saber mais, visite a plataforma VisualGPS Insights da iStock.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial