41º ACHET: Painel debate transformação digital na indústria de turismo

Desenvolvimento sustentável e inclusivo passa pela preservação das características locais e sobretudo pela compreensão de que transformação digital diz respeito às mudanças humanas, apontam participantes da conversa

    ZAQUEU RODRIGUES

    __________________

41º ACHET – Principal encontro da indústria de viagens do Chile, o Congresso Anual de Turismo Achet, que acontece até terça 22 na ilha Chiloé, na região de Los Lagos, começou há pouco a sua etapa de painéis e seminários.

Sob o tema Transformação sem voltar atrás: buscando respostas para avançar”, o primeiro painel reuniu o chefe da divisão de fomento da subsecretaria de turismo Cristóbal Forttes e o vice-presidente da Associação Chilena da Empresas de Viagens, Achet, Sergio Purcell.

Em sua apresentação, Cristóbal ressaltou que o desenvolvimento do turismo chileno passa pela consolidação da sua transformação digital. Essa é uma demanda no mundo inteiro e é um processo complexo.

“Muitas pessoas costumam pensar que transformação digital significa apenas tecnologia. Mas não é. A transformação digital é transformação humana. Portanto, precisamos focar nas mudanças humanas e sua adaptação numa nova realidade que ainda não sabemos para onde caminha”.

Cristóbal também destacou que a transformação digital da indústria de turismo chilena está no começo e precisa respeitar as características locais.

“Hoje temos mais de 2 milhões de empresas pequenas e médias. Delas, apenas 58% têm site. 79% de nossas empresas são realizam venda online. Estamos perdendo muitas oportunidades”, apontou ele, lembrando que apenas 10% de toda a oferta turística do país encontra-se digitalizada.

Para Javier, a exigência do cliente, que está mais informado e busca experiências personalizadas e únicas, é fundamental para entender a ‘revolução’ vivida pela indústria de viagens.

“Essas mudanças acontecem muito em função das novas gerações e atingem todos os setores do turismo, tanto de lazer como de trabalho. Os novos clientes buscam melhores serviços, tecnologia, eficiência e produtividade”, disse ele.

Entender o conceito ‘Glocalismo (global + local) é fundamental para o desenvolvimento do turismo (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Purcell lembrou que o mercado está global e identificar os competidores não é fácil. “Quem são? De onde vem?”, questionou ele, apontando que está cada vez mais difícil antecipar os caminhos do mercado. “Nesse cenário estamos notando um movimento que é o trabalho conjunto entre hotéis e canais de distribuição”.

Cristóbal ressaltou que a indústria vive um momento chamado Glocalismo, termo que se refere ao uso da comunicação e tecnologia globais para valorizar e desenvolver as características locais.

“Conhecer o território e as necessidades de seus moradores é algo complexo que precisamos fazer para termos um desenvolvimento sustentável e principalmente inclusivo”, destacou ele.

Ambos ressaltaram que a indústria de turismo precisa valorizar os talentos, investir em capacitação e digitalização da informação para que o mercado se desenvolva de modo sólido e competitivo.

*O Jornalista Zaqueu Rodrigues viajou à Chiloé a convite da Achet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Projeta Rocinha, no Rio, tem cinema projetado no Morro Dois Irmãos

    A maior favela da América Latina está sendo palco de uma iniciativa cultural inédita: o Projeta Rocinha. Em tempos de #FiqueEmCasa, a iniciativa que...

    Nova Lei de Falências e Recuperações Judiciais entra em vigor neste domingo

    Legislação, que entrará em vigor no país a partir de 24 de janeiro, dará mais fôlego às empresas, torna mais viável o pedido de empréstimos...

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    Relacionadas

    Open chat