41º ACHET: Painel debate transformação digital na indústria de turismo

Desenvolvimento sustentável e inclusivo passa pela preservação das características locais e sobretudo pela compreensão de que transformação digital diz respeito às mudanças humanas, apontam participantes da conversa

    ZAQUEU RODRIGUES

    __________________

41º ACHET – Principal encontro da indústria de viagens do Chile, o Congresso Anual de Turismo Achet, que acontece até terça 22 na ilha Chiloé, na região de Los Lagos, começou há pouco a sua etapa de painéis e seminários.

Sob o tema Transformação sem voltar atrás: buscando respostas para avançar”, o primeiro painel reuniu o chefe da divisão de fomento da subsecretaria de turismo Cristóbal Forttes e o vice-presidente da Associação Chilena da Empresas de Viagens, Achet, Sergio Purcell.

Em sua apresentação, Cristóbal ressaltou que o desenvolvimento do turismo chileno passa pela consolidação da sua transformação digital. Essa é uma demanda no mundo inteiro e é um processo complexo.

“Muitas pessoas costumam pensar que transformação digital significa apenas tecnologia. Mas não é. A transformação digital é transformação humana. Portanto, precisamos focar nas mudanças humanas e sua adaptação numa nova realidade que ainda não sabemos para onde caminha”.

Cristóbal também destacou que a transformação digital da indústria de turismo chilena está no começo e precisa respeitar as características locais.

“Hoje temos mais de 2 milhões de empresas pequenas e médias. Delas, apenas 58% têm site. 79% de nossas empresas são realizam venda online. Estamos perdendo muitas oportunidades”, apontou ele, lembrando que apenas 10% de toda a oferta turística do país encontra-se digitalizada.

Para Javier, a exigência do cliente, que está mais informado e busca experiências personalizadas e únicas, é fundamental para entender a ‘revolução’ vivida pela indústria de viagens.

“Essas mudanças acontecem muito em função das novas gerações e atingem todos os setores do turismo, tanto de lazer como de trabalho. Os novos clientes buscam melhores serviços, tecnologia, eficiência e produtividade”, disse ele.

Entender o conceito ‘Glocalismo (global + local) é fundamental para o desenvolvimento do turismo (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Purcell lembrou que o mercado está global e identificar os competidores não é fácil. “Quem são? De onde vem?”, questionou ele, apontando que está cada vez mais difícil antecipar os caminhos do mercado. “Nesse cenário estamos notando um movimento que é o trabalho conjunto entre hotéis e canais de distribuição”.

Cristóbal ressaltou que a indústria vive um momento chamado Glocalismo, termo que se refere ao uso da comunicação e tecnologia globais para valorizar e desenvolver as características locais.

“Conhecer o território e as necessidades de seus moradores é algo complexo que precisamos fazer para termos um desenvolvimento sustentável e principalmente inclusivo”, destacou ele.

Ambos ressaltaram que a indústria de turismo precisa valorizar os talentos, investir em capacitação e digitalização da informação para que o mercado se desenvolva de modo sólido e competitivo.

*O Jornalista Zaqueu Rodrigues viajou à Chiloé a convite da Achet

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é reaberto para visitantes

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reabriu na última quinta-feira (09) mais um importante atrativo turístico do país: o Parque Nacional...

Aeroportos se preparam para o mundo das viagens pós-Covid 19

CHICAGO (Reuters) - Com o COVID-19 devastando o setor de aviação, as companhias aéreas e os aeroportos do mundo todo estão controlando os custos...

WTTC lança campanha para que cadeia do turismo use máscaras

Enquanto não houver vacina para o Covid-19, seu uso ajudará a promover viagens mais seguras e impulsionará a recuperação das economias TRADUÇÃO DO DIÁRIO com...

Latam entra em recuperação judicial no Brasil, com solicitação a tribunal de Nova York

O Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de...

Parques Walt Disney World Resort reabrem neste sábado (11)

Os parques temáticos Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom reabrem no dia 11 de julho, seguidos do EPCOT e Disney’s Hollywood Studios, no dia...

Com demissões, CVC estima perdas de R$ 756 milhões com a pandemia

A CVC Corp, maior grupo de turismo do país, anunciou uma previsão de perdas de R$ 756 milhões durante o primeiro semestre do ano,...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias