41º ACHET: Painel debate transformação digital na indústria de turismo

Desenvolvimento sustentável e inclusivo passa pela preservação das características locais e sobretudo pela compreensão de que transformação digital diz respeito às mudanças humanas, apontam participantes da conversa

    ZAQUEU RODRIGUES

    __________________

41º ACHET – Principal encontro da indústria de viagens do Chile, o Congresso Anual de Turismo Achet, que acontece até terça 22 na ilha Chiloé, na região de Los Lagos, começou há pouco a sua etapa de painéis e seminários.

Sob o tema Transformação sem voltar atrás: buscando respostas para avançar”, o primeiro painel reuniu o chefe da divisão de fomento da subsecretaria de turismo Cristóbal Forttes e o vice-presidente da Associação Chilena da Empresas de Viagens, Achet, Sergio Purcell.

Em sua apresentação, Cristóbal ressaltou que o desenvolvimento do turismo chileno passa pela consolidação da sua transformação digital. Essa é uma demanda no mundo inteiro e é um processo complexo.

- Advertisement -

“Muitas pessoas costumam pensar que transformação digital significa apenas tecnologia. Mas não é. A transformação digital é transformação humana. Portanto, precisamos focar nas mudanças humanas e sua adaptação numa nova realidade que ainda não sabemos para onde caminha”.

Cristóbal também destacou que a transformação digital da indústria de turismo chilena está no começo e precisa respeitar as características locais.

“Hoje temos mais de 2 milhões de empresas pequenas e médias. Delas, apenas 58% têm site. 79% de nossas empresas são realizam venda online. Estamos perdendo muitas oportunidades”, apontou ele, lembrando que apenas 10% de toda a oferta turística do país encontra-se digitalizada.

Para Javier, a exigência do cliente, que está mais informado e busca experiências personalizadas e únicas, é fundamental para entender a ‘revolução’ vivida pela indústria de viagens.

“Essas mudanças acontecem muito em função das novas gerações e atingem todos os setores do turismo, tanto de lazer como de trabalho. Os novos clientes buscam melhores serviços, tecnologia, eficiência e produtividade”, disse ele.

Entender o conceito ‘Glocalismo (global + local) é fundamental para o desenvolvimento do turismo (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Purcell lembrou que o mercado está global e identificar os competidores não é fácil. “Quem são? De onde vem?”, questionou ele, apontando que está cada vez mais difícil antecipar os caminhos do mercado. “Nesse cenário estamos notando um movimento que é o trabalho conjunto entre hotéis e canais de distribuição”.

Cristóbal ressaltou que a indústria vive um momento chamado Glocalismo, termo que se refere ao uso da comunicação e tecnologia globais para valorizar e desenvolver as características locais.

“Conhecer o território e as necessidades de seus moradores é algo complexo que precisamos fazer para termos um desenvolvimento sustentável e principalmente inclusivo”, destacou ele.

Ambos ressaltaram que a indústria de turismo precisa valorizar os talentos, investir em capacitação e digitalização da informação para que o mercado se desenvolva de modo sólido e competitivo.

*O Jornalista Zaqueu Rodrigues viajou à Chiloé a convite da Achet

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Por que as Olimpíadas de Tóquio são a mais cara da história? (Veja os Infográficos!)

    Pesquisa revela um gasto superior duas vezes que a média das outras olimpíadas EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências As Olimpíadas de Tóquio é considerada as olimpíadas...

    Dia dos Avós, 26 de julho, uma data para sempre lembrar

    Em comemoração ao Dia dos Avós, que é comemorado neste 26 de julho, conversamos com nossa @vovolegal, para saber um pouco mais dessa relação...

    Medellín se posiciona como um centro de talentos para o mundo

    A cidade de Medellin terá mais de 11 mil cidadãos treinados para os empregos do futuro EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Na última quinta-feira (22) foi...

    Companhias aéreas dos EUA se recuperam antes que as europeias

    As companhias aéreas dos Estados Unidos estão voltando à lucratividade mais rapidamente do que suas congêneres europeias graças à generosa ajuda do governo, às...

    Pantanal Jungle Lodge faz promoção 3 x 2

    Por Patrícia de Campos Para fomentar o turismo nacional, o Pantanal Jungle Lodge criou a promoção 3 x 2 para que visitem o pantanal do...

    Castelo Park Aquático reabre no interior paulista

    Fechado durante toda a pandemia, Castelo Park Aquático reabre com protocolos de segurança EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Uma nova temporada de muita diversão acaba de...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing