A Equipotel – tradicional feira de compradores e fornecedores da hotelaria na América Latina – comemora seis décadas de história, se reinventa e dita os rumos do mercado de hospitalidade. Mais diversa, sustentável, inclusiva e atuante, a 60ª Equipotel inaugura uma nova era para o evento
POR ZAQUEU RODRIGUES
A 60ª Equipotel, maior feira de produtos e serviços de hospitalidade da América Latina, chegou ao fim nesta sexta-feira, 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em quatro dias de evento, mais de 22 mil pessoas percorreram os corredores da feira.
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Na cerimônia de abertura, o presidente da RX, Claudio Della Nina, já havia sublinhado que essa edição traduziu o poder da feira de se reinventar, a capacidade de revelar produtos, serviços e de antecipar tendências do mercado da hospitalidade.
A 60ª Equipotel inaugura uma nova fase na história do tradicional evento. A começar pelo retorno da feira ao Expo Center Norte, na zona norte paulistana. A proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a diversidade de transportes e a logística da região agradou expositores e visitantes.
A 60ª Equipotel redesenhou o seu formato para melhorar o fluxo de visitantes e facilitar o encontro entre compradores e fornecedores. O design da feira foi organizado em circuitos temáticos, como sustentabilidade, arquitetura e design, tecnologia, gastronomia.
Iluminando desafios
A 60ª Equipotel ampliou a programação de palestras e seminários. A feira apresentou 9 áreas de conteúdo com diferentes curadorias. A diversidade de lideranças dos setores público e privado nesses espaços da feira ajudou a pensar a hotelaria pelas mais diferentes perspectivas, iluminando os desafios e as oportunidades.
A integração foi um dos principais pontos abordados nesta edição. As lideranças do turismo pontuaram em diferentes momentos da 60ª Equipotel a importância da integração para fundamentar os rumos do turismo no Brasil. A feira pintou um cenário virtuoso nesse sentido.
Daniel Pereira, gerente da Equipotel, afirma ao DIÁRIO que a visitação superou as expectativas de 22 mil empreendedores e profissionais da hospitalidade, vindos de diversas partes do País e de mercados da América Latina, Europa e Ásia.
Hub da hospitalidade
Daniel afirma que a Equipotel São Paulo é um hub da hospitalidade na América Latina. “A feira exibiu mais de 4 mil produtos que contemplam a jornada completa da hospitalidade, passando por enxovais, amenities, tecnologia e robôs (uma tendência no exterior que chega ao Brasil)”.
O gerente da Equipotel sublinha que a feira chega aos 60 anos mais diversa, renovada e iluminando os principais temas que mobilizam o mercado de hospitalidade. Ele ressalta que a qualificação do público foi a maior da história. E adianta: “A Equipotel de 2024 será maior em tudo”.
Edição histórica
Para Daniel, a melhor palavra que define esta edição é renovação. “O grande signo da feira é a renovação da cadeia de fornecedores. Aqui vemos muitos hotéis independentes ou de redes e até pousadas novas tentando descobrir em que nicho se especializar, onde se abastecer, onde captar novos fornecedores de produtos e serviços”.
Os visitantes desta 60ª Equipotel encontraram uma feira sofisticada e mais detalhista na experiência que está proporcionando aos participantes. Daniel afirma que esta edição foi a maior dos últimos dez anos e que representa um divisor de águas. “A feira espelha a pujança do setor para se expandir”.
O gerente da Equipotel avalia que a hospitalidade deixa de ser um movimento para se tornar ações compartilhadas que conectam tecnologia, produtos e serviços. “Conseguimos aplicar na feira essa visão e, para a próxima edição, vamos expandir a régua”.
Daniel afirma que a Equipotel impulsiona o desenvolvimento do mercado por meio de produtos, serviços e sobretudo conhecimento. “O visitante aguarda a Equipotel para absorver conhecimento técnico e conteúdo institucional. O que não conseguiram enxergar ao longo do ano, eles encontraram na feira”.
A 60ª Equipotel, prossegue Daniel, mostrou que o turismo vive um momento de pleno desenvolvimento. “As ocupações dos hotéis aumentaram e a tendência agora é só crescer com as pessoas viajando mais. Os hotéis estão melhorando em estruturas e, principalmente, no fator gente. O empreendimento que tem uma gestão de pessoal afinada consegue fazer a diferença”.