60ª Equipotel inaugura nova era da hospitalidade

Continua depois da publicidade

A Equipotel – tradicional feira de compradores e fornecedores da hotelaria na América Latina – comemora seis décadas de história, se reinventa e dita os rumos do mercado de hospitalidade. Mais diversa, sustentável, inclusiva e atuante, a 60ª Equipotel inaugura uma nova era para o evento

POR ZAQUEU RODRIGUES


A 60ª Equipotel, maior feira de produtos e serviços de hospitalidade da América Latina, chegou ao fim nesta sexta-feira, 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Em quatro dias de evento, mais de 22 mil pessoas percorreram os corredores da feira.

Veja também as mais lidas do DT

Na cerimônia de abertura, o presidente da RX, Claudio Della Nina, já havia sublinhado que essa edição traduziu o poder da feira de se reinventar, a capacidade de revelar produtos, serviços e de antecipar tendências do mercado da hospitalidade.

A 60ª Equipotel inaugura uma nova fase na história do tradicional evento. A começar pelo retorno da feira ao Expo Center Norte, na zona norte paulistana. A proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a diversidade de transportes e a logística da região agradou expositores e visitantes.

A 60ª Equipotel redesenhou o seu formato para melhorar o fluxo de visitantes e facilitar o encontro entre compradores e fornecedores. O design da feira foi organizado em circuitos temáticos, como sustentabilidade, arquitetura e design, tecnologia, gastronomia.

Iluminando desafios

A 60ª Equipotel ampliou a programação de palestras e seminários. A feira apresentou 9 áreas de conteúdo com diferentes curadorias. A diversidade de lideranças dos setores público e privado nesses espaços da feira ajudou a pensar a hotelaria pelas mais diferentes perspectivas, iluminando os desafios e as oportunidades.

A feira apresentou 9 áreas de conteúdo com diferentes curadorias [ Foto – Eric Afonso – 360º ]
A integração foi um dos principais pontos abordados nesta edição. As lideranças do turismo pontuaram em diferentes momentos da 60ª Equipotel a importância da integração para fundamentar os rumos do turismo no Brasil. A feira pintou um cenário virtuoso nesse sentido.

Daniel Pereira, gerente da Equipotel, afirma ao DIÁRIO que a visitação superou as expectativas de 22 mil empreendedores e profissionais da hospitalidade, vindos de diversas partes do País e de mercados da América Latina, Europa e Ásia.

Hub da hospitalidade

Daniel afirma que a Equipotel São Paulo é um hub da hospitalidade na América Latina. “A feira exibiu mais de 4 mil produtos que contemplam a jornada completa da hospitalidade, passando por enxovais, amenities, tecnologia e robôs (uma tendência no exterior que chega ao Brasil)”.

O gerente da Equipotel sublinha que a feira chega aos 60 anos mais diversa, renovada e iluminando os principais temas que mobilizam o mercado de hospitalidade. Ele ressalta que a qualificação do público foi a maior da história. E adianta: “A Equipotel de 2024 será maior em tudo”.

Daniel afirma que a Equipotel ilumina o desenvolvimento do mercado por meio de produtos, serviços e sobretudo conhecimento [ Foto – Zaqueu Rodrigues]

Edição histórica

Para Daniel, a melhor palavra que define esta edição é renovação. “O grande signo da feira é a renovação da cadeia de fornecedores. Aqui vemos muitos hotéis independentes ou de redes e até pousadas novas tentando descobrir em que nicho se especializar, onde se abastecer, onde captar novos fornecedores de produtos e serviços”.

Os visitantes desta 60ª Equipotel encontraram uma feira sofisticada e mais detalhista na experiência que está proporcionando aos participantes. Daniel afirma que esta edição foi a maior dos últimos dez anos e que representa um divisor de águas. “A feira espelha a pujança do setor para se expandir”.

O gerente da Equipotel avalia que a hospitalidade deixa de ser um movimento para se tornar ações compartilhadas que conectam tecnologia, produtos e serviços. “Conseguimos aplicar na feira essa visão e, para a próxima edição, vamos expandir a régua”.

Daniel afirma que a Equipotel impulsiona o desenvolvimento do mercado por meio de produtos, serviços e sobretudo conhecimento. “O visitante aguarda a Equipotel para absorver conhecimento técnico e conteúdo institucional. O que não conseguiram enxergar ao longo do ano, eles encontraram na feira”.

A 60ª Equipotel, prossegue Daniel, mostrou que o turismo vive um momento de pleno desenvolvimento. “As ocupações dos hotéis aumentaram e a tendência agora é só crescer com as pessoas viajando mais. Os hotéis estão melhorando em estruturas e, principalmente, no fator gente. O empreendimento que tem uma gestão de pessoal afinada consegue fazer a diferença”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade