6º Expo Fórum Visite São Paulo: Ricardo Nunes e Roberto de Lucena afinados pelo turismo

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Embora o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena comunguem em partidos diferentes – o primeiro é do MDB e o segundo do Republicanos, ambos estão afinados com a economia do turismo de São Paulo. Aliados por uma causa econômica, o Turismo é atividade com potencial para fortalecer economias da capital paulista e de todo o Estado de SP e isto ficou claro no 6º. Fórum Visite São Paulo do qual os dois participaram.

por Cecília Fazzini com EDIÇÃO DO DIÁRIO


A potência do turismo como atividade econômica, considerada toda a cadeia do setor, para a cidade de São Paulo e todo o território do Estado, foi destaque no 6º. Fórum Visite São Paulo, que reuniu, nesta terça-feira (5), autoridades e representantes do trade, no WTC Events Center, na capital paulista. Promovido pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau, o evento celebra as quatro décadas da Fundação 25 de Janeiro, instituição que é a pedra fundamental do órgão promotor

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Parceria

Parceria é palavra chave e levada à sério para potencializar ações, em especial quando o desafio é fazer mover a roda dos negócios do turismo na esfera pública. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes destacou, durante sua apresentação no 6º. Expo Fórum Visite São Paulo, providências em relação ao Plano de Turismo 2024/2029, que tem como meta estabelecer conjunto de medidas para incentivar ainda mais e sistematizar a visitação à capital paulista. De acordo com ele, a metrópole, conhecida por atrair viajantes de negócios, já mostra que tem capacidade para crescer em outras direções. “Estamos caminhando a passos largos e firmes na atividade do turismo”, constata o chefe do executivo paulistano.

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Nunes comemora o aumento de 30% no número de turistas na cidade, nos últimos 12 meses, ao lembrar que ainda há muito espaço a ser ocupado na rede hoteleira (Crédito: DT)

Nunes comemora o aumento de 30% no número de turistas na cidade, nos últimos 12 meses, ao lembrar que ainda há muito espaço a ser ocupado na rede hoteleira. Frisou a importância da oferta gastronômica que coloca São Paulo no topo da escolha dos viajantes.

Os investimentos também reforçam a aposta do município em outros predicados paulistanos como o automobilismo, que converge a visitação para certames que tem a Fórmula I e Indy como carros-chefe, o que explica o aporte de R$ 100 milhões que está sendo realizado no Autódromo de Interlagos. Além dos shows musicais e eventos de negócios, a capital também aposta no lazer ao ar livre, com seu portfólio de 112 parques e 58 clubes esportivos. “O turismo é sinônimo de trabalho e renda que repercutem em igualdade social”, sentenciou o prefeito.

Ponto nevrálgico – A segurança pública, ponto nevrálgico da administração de um grande centro, está sendo coordenada, de acordo com Nunes, em parceira com o governo do Estado. As medidas incluem, aumento do efetivo e projeto de melhoria de remuneração dos responsáveis pelo policiamento, em tramitação na Câmara dos Vereadores. O prefeito declarou seguir firme, apesar da polêmica tornada pública, na instalação de 20 mil câmeras de monitoramento a serem distribuídas pela cidade.

“O turismo é sinônimo de trabalho e renda que repercutem em igualdade social”, Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo

 

SP é o Estado da diversidade e da hospitalidade

Se há algo que consegue ser mais grandioso do que a economia paulista e a extensão territorial é a vocação para hospitalidade e o quanto é capaz de abrigar a diversidade. O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, salientou que o mote oficial “São Paulo Para Todos”- que tem o objetivo de propagar o destino para o Brasil e o mundo como um local plural e hospitaleiro – é chamada que caracteriza a realidade. “Aqui é o local onde há mais nordestinos fora do Nordeste brasileiro e as maiores colônias de estrangeiros, a exemplo de japoneses, italianos e libaneses aportaram nesse território do País”, afirmou.

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“São Paulo é um Estado que implica em oportunidades. E o turismo está inserido como um grande negócio para São Paulo e São Paulo é um grande negócio para o Turismo”, sentenciou Lucena.

“São Paulo é um Estado que implica em oportunidades. E o turismo está inserido como um grande negócio para São Paulo e São Paulo é um grande negócio para o Turismo”, sentenciou Lucena. Ele recomendou que o tema do turismo conste não apenas da agenda econômica, mas também da agenda eleitoral, priorizado na pauta dos candidatos que disputam o pleito municipal em 2024.

Números animadores

Considerada a indústria que já corresponde a 10% do PIB mundial e gera 13% dos empregos no Planeta, o turismo paulista precisa olhar com maior atenção para o setor. O secretário lembrou que 2,3 milhões de empregos no estado de SP se referem à ocupação no turismo, só este ano, até outrubro, já foram gerados 54 mil novos postos de trabalho. E no que diz respeito à capacidade de movimentar pessoas, a estimativa, no início de 2024, era de que São Paulo, nos seus mais diferentes pólos turísticos, receberia 1,89 milhão de visitantes até o final do exercício, sendo que na contabilização da chegadas – até outubro último- esse número já alcançava 1,7 milhão de viajantes. Os aeroportos paulistas receberam 61 milhões de desembarques, nos primeiros 10 meses do ano, muito próximo da meta anual de 75 milhões de pessoas.

Ambiente Virtuoso

Lucena identifica um ambiente virtuoso de desenvolvimento no turismo paulistano. Essa vocação para o crescimento recebe reforço como o lançamento pelo governo estadual, no último dia 5 de outubro, do plano de fomento para o turismo, que demandará a liberação de R$ 4 bilhões em crédito qualificado, em condições diferenciadas, tanto para municípios como para a iniciativa privada.

Além da presença em 37 feiras nacionais e 9 internacionais, o destino também aposta com energia na promoção através de road shows e capacitações junto às secretarias municipais. Três segmentos recebem atenção especial do turismo oficial paulista: rural, náutico e ferroviário. E entre as tendências para o próximo ano, a despertar maior interesse, tanto do empreendedor quanto do turista, Lucena relacionou as iniciativas em turismo sustentável, experiências locais e autênticas, tecnologia no turismo, viagens personalizadas e turismo de saúde e bem-estar.

“São Paulo não é apenas um estado turístico, é um grande negócio para o turismo. Com uma diversidade cultural infraestrutura de classe mundial e oportunidades infinitas, estamos prontos para escrever uma história de sucesso, que beneficie a todos que o visitam e chamam este estado de lar”, Roberto de Lucena, secretário de Turismo do Estado de São Paulo
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