quinta-feira, abril 3, 2025
HomeAviaçãoANAC aprova contrato de concessão do Aeroporto Internacional de...

ANAC aprova contrato de concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos

Proposta de nova concessão passará por consulta pública de 45 dias e terá audiência virtual

Edição do DIÁRIO com agências

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, nesta terça-feira (24/8), as minutas do edital e do contrato de relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Os documentos jurídicos para a nova concessão do aeroporto e os Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) serão submetidos à consulta pública por 45 dias. Será realizada também sessão de audiência pública, por videoconferência, para a melhor divulgação das propostas e participação de interessados no processo de relicitação.

A adesão à relicitação, que é um ato voluntário da concessionária, foi comunicada de maneira irrevogável e irretratável pela Aeroportos Brasil – Viracopos S.A em 19 de março de 2020, seguindo os requisitos estabelecidos na Lei n° 13.448, de 5 de junho de 2017, e no Decreto nº 9.957, de 6 de agosto de 2019. A relicitação consiste na devolução amigável do ativo seguido de leilão e assinatura de novo contrato com o vencedor do certame. O procedimento foi criado para gerar segurança jurídica e garantir a continuidade da prestação dos serviços com qualidade.

A data da audiência pública, que deve ocorrer no formato de videoconferência em virtude das medidas sanitárias decorrentes da pandemia, será divulgada posteriormente.

Após a realização da sessão virtual e a conclusão da consulta pública, as contribuições serão analisadas pela ANAC, que consolidará a proposta definitiva de edital e contrato de concessão, os quais serão submetidos à avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).

PC

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque