quarta-feira, maio 21, 2025
InícioEntrevistas'Turismo vive transformação inovadora', afirma ao DIÁRIO Ricardo Sosa

‘Turismo vive transformação inovadora’, afirma ao DIÁRIO Ricardo Sosa

Por Mary Ellen Aquino

Após reabrir as fronteiras aos turistas do mundo inteiro no início deste mês, a Argentina investe na promoção de seus atrativos, sobretudo os de aventura e ecoturismo.

No 33º Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado), realizado de 4 a 7 de novembro, o país vizinho teve uma participação especialíssima.

Na ocasião foi anunciado que a Argentina será o país convidado da próxima edição do Festuris, que acontecerá em novembro em 2022.

A escolha reforça a relação entre os dois países, principais emissores de turistas um para o outro, e amplia as ações conjuntas ao longo de todo o ano.

Nesta entrevista ao DIÁRIO, o secretário executivo da INPROTUR (El Instituto Nacional de Promoción Turística), do Ministério do Turismo e Esporte da Argentina, Ricardo Sosa, fala sobre a retomada do turismo na Argentina, a participação no 33º Festuris e revela os destinos no país a serem descobertos pelos brasileiros

Qual é o papel da INPROTUR no processo de retomada do turismo?

Ricardo Sosa: Nosso trabalho é promover a Argentina no exterior. Estamos hoje participando desde processo de reativação turística que vive o mundo, neste processo de transformação inovadora, tecnológica, digital e transformação nas relações que temos no âmbito turístico.

Vocês são bem ativos nos festivais e feiras de turismo no mundo inteiro. Como foi a participação da INPROTUR no 33° Festuris?

Ricardo Sosa: Estivemos apresentando no Festuris Gramado 2021 a reabertura de fronteiras, que começou desde o dia 1 de outubro na Argentina. Qualquer turista do Brasil pode entrar na Argentina simplesmente apresentando a carteira de vacinação com as duas doses de qualquer vacina e um PCR prévio com 72 horas de antecedência ao embarque.

Ariel Donatucci, responsável produtos esportivos no Inprotur; Vanessa Galvão, Brasileiros em Ushuaia; Pablo Di Menna, Quality; Hugo Diaz, Assessor aerocomercial Inprotur; Maria Uerica, Brasileiros em Ushuaia; Roby Riedel, Mendoza Holidays; Ricardo Sosa, Secretario Executivo Inprotur; Natalia Pisoni, responsável mercado Brasil no Inprotur; Cristiane Cavalli, Secretaria de Turismo de Ushuaia, Maria Laura Pierini, Visit Buenos Aires; Diego Barbieri, AMV (Foto: Mary Ellen Aquino)

Quais experiências os brasileiros poderão vivenciar na Argentina?

Ricardo Sosa: Os brasileiros podem visitar qualquer destino na Argentina e permanecer o tempo que quiser dentro da República Argentina para desfrutar nesta conjuntura da pandemia de todos os destinos de natureza que representamos: desde a Patagônia, Ushuaia (o fim do mundo), desfrutar dos saborosos vinhos de Mendoza, recorrer ao caminho dos Sete Lagos entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes; e chegar por Bariloche e desfrutar da imensidão do lago glacial Nahuel Huapi, ou observar ou deleitar-se com a vista que tem o Glaciar Perito Moreno em El Calafate.

E para quem chegar na cidade de Buenos Aires para curtir sua noite, que está mais linda do que nunca, o tango portenho, ou degustar a sua gastronomia; ou chegar ao norte da República da Argentina para surpreender-se com a magnitude do patrimônio mundial da humanidade que temos, a Quebrada de Humahuaca, quilômetros e quilômetros de serras onde o homem pode se sentir tão pequeno diante da imensidão da natureza.

Quem foram os participantes do estande da Argentina no 33º Festuris?

Ricardo Sosa: Foram os representantes do setor privado, representantes de províncias da República Argentina e da cidade de Buenos Aires. Ficamos muito felizes de nos reencontramos, de poder nos ver pessoalmente e compartilhar estas conversas e desfrutar do que gostamos de fazer, que é o Turismo.

*A Argentina será o primeiro país convidado a ser homenageado no Festuris 2022. O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, explicou que a escolha se deu em função de a Argentina ter participado de todas as edições da feira, por serem vizinhos e pelo intercâmbio já estabelecido entre os dois países.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque