‘Turismo vive transformação inovadora’, afirma ao DIÁRIO Ricardo Sosa

Continua depois da publicidade

Por Mary Ellen Aquino

Após reabrir as fronteiras aos turistas do mundo inteiro no início deste mês, a Argentina investe na promoção de seus atrativos, sobretudo os de aventura e ecoturismo.

No 33º Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado), realizado de 4 a 7 de novembro, o país vizinho teve uma participação especialíssima.

Veja também as mais lidas do DT

Na ocasião foi anunciado que a Argentina será o país convidado da próxima edição do Festuris, que acontecerá em novembro em 2022.

A escolha reforça a relação entre os dois países, principais emissores de turistas um para o outro, e amplia as ações conjuntas ao longo de todo o ano.

Nesta entrevista ao DIÁRIO, o secretário executivo da INPROTUR (El Instituto Nacional de Promoción Turística), do Ministério do Turismo e Esporte da Argentina, Ricardo Sosa, fala sobre a retomada do turismo na Argentina, a participação no 33º Festuris e revela os destinos no país a serem descobertos pelos brasileiros

Qual é o papel da INPROTUR no processo de retomada do turismo?

Ricardo Sosa: Nosso trabalho é promover a Argentina no exterior. Estamos hoje participando desde processo de reativação turística que vive o mundo, neste processo de transformação inovadora, tecnológica, digital e transformação nas relações que temos no âmbito turístico.

Vocês são bem ativos nos festivais e feiras de turismo no mundo inteiro. Como foi a participação da INPROTUR no 33° Festuris?

Ricardo Sosa: Estivemos apresentando no Festuris Gramado 2021 a reabertura de fronteiras, que começou desde o dia 1 de outubro na Argentina. Qualquer turista do Brasil pode entrar na Argentina simplesmente apresentando a carteira de vacinação com as duas doses de qualquer vacina e um PCR prévio com 72 horas de antecedência ao embarque.

Ariel Donatucci, responsável produtos esportivos no Inprotur; Vanessa Galvão, Brasileiros em Ushuaia; Pablo Di Menna, Quality; Hugo Diaz, Assessor aerocomercial Inprotur; Maria Uerica, Brasileiros em Ushuaia; Roby Riedel, Mendoza Holidays; Ricardo Sosa, Secretario Executivo Inprotur; Natalia Pisoni, responsável mercado Brasil no Inprotur; Cristiane Cavalli, Secretaria de Turismo de Ushuaia, Maria Laura Pierini, Visit Buenos Aires; Diego Barbieri, AMV (Foto: Mary Ellen Aquino)

Quais experiências os brasileiros poderão vivenciar na Argentina?

Ricardo Sosa: Os brasileiros podem visitar qualquer destino na Argentina e permanecer o tempo que quiser dentro da República Argentina para desfrutar nesta conjuntura da pandemia de todos os destinos de natureza que representamos: desde a Patagônia, Ushuaia (o fim do mundo), desfrutar dos saborosos vinhos de Mendoza, recorrer ao caminho dos Sete Lagos entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes; e chegar por Bariloche e desfrutar da imensidão do lago glacial Nahuel Huapi, ou observar ou deleitar-se com a vista que tem o Glaciar Perito Moreno em El Calafate.

E para quem chegar na cidade de Buenos Aires para curtir sua noite, que está mais linda do que nunca, o tango portenho, ou degustar a sua gastronomia; ou chegar ao norte da República da Argentina para surpreender-se com a magnitude do patrimônio mundial da humanidade que temos, a Quebrada de Humahuaca, quilômetros e quilômetros de serras onde o homem pode se sentir tão pequeno diante da imensidão da natureza.

Quem foram os participantes do estande da Argentina no 33º Festuris?

Ricardo Sosa: Foram os representantes do setor privado, representantes de províncias da República Argentina e da cidade de Buenos Aires. Ficamos muito felizes de nos reencontramos, de poder nos ver pessoalmente e compartilhar estas conversas e desfrutar do que gostamos de fazer, que é o Turismo.

*A Argentina será o primeiro país convidado a ser homenageado no Festuris 2022. O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, explicou que a escolha se deu em função de a Argentina ter participado de todas as edições da feira, por serem vizinhos e pelo intercâmbio já estabelecido entre os dois países.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade