segunda-feira, abril 7, 2025
InícioDestinosSão Luí­s do Maranhão sob o olhar da guia...

São Luí­s do Maranhão sob o olhar da guia de turismo Zildenice Barros (parte 2)

Na segunda parte da entrevista ao DIÁRIO, Zildenice, que é guia de turismo há 20 anos, falou sobre os incríveis museus de São Luís, a gastronomia maranhense, os melhores locais para fotos do Instagram e também sobre os passeios de barco nas águas que banham a “cidade dos azulejos”. Confira!

Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT


Zildenice Barros é guia de turismo há 20 anos e atualmente é presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão. Nessa segunda parte de sua entrevista ao DIÁRIO (confira a primeira parte aqui) ela falou sobre os museus imperdíveis para conhecer a história do Maranhão, a deliciosa gastronomia maranhense e ainda sobre os locais perfeitos para praticar esporte e ainda garantir aquela foto incrível para o Instagram.

Museus imperdíveis

Além de todos os pontos turísticos mencionados na primeira parte da entrevista, Zil mencionou o Museu do Reggae, afinal São Luís é considerada a “Jamaica brasileira”. Zil explica que no momento, o museu está funcionando só no período da tarde depois da reinauguração neste período de pandemia: “Nesse museu a gente conhece a história do reggae, como começou, as lendas do reggae, os paredões, a forma de dançar; esse museu é bem bacana porque mostra toda a cultura jamaicana que desembarcou aqui.”

O Museu do Reggae, no Maranhão, é o primeiro museu dedicado ao ritmo fora da Jamaica. / Créditos: Maurício Alexandre) Vieira

 

Ela lembra também da Casa do Tambor de Crioula, o museu que fala sobre uma das danças típicas do Maranhão: “Lá você conhece tudo a respeito da dança, que começou na senzala, como que elas dançam, qual o santo da dança, o porquê, tudo a gente aprende nesse museu. ”

A Casa do Tambor de Crioula (Crédito: Maurício Alexandre Vieira)

 

Por fim, Zil lembra do Museu Casa do Maranhão: “Este é ainda maior, pois fala de todo o nosso folclore. O Tambor de Crioula, o “Bumba Meu Boi”, a Festa do Divino Espírito Santo, então todo o nosso folclore, todas as nossas danças típicas, a gente conhece dentro desse do Museu da Casa do Maranhão. ”

 

O Museu Casa do Maranhão, um dos espaços destacados pela guia de turismo Zildenice Barros. / (Crédito: Maurício Alexandre Vieira)

Restaurantes para todos “os gostos e bolsos”

Zil também lembrou dos restaurantes: “Dentro do Centro Histórico tem o Senac, restaurante escola que é uma delícia. Tem o restaurante Flor de Vinagreira, tem o Tia Dica, que são mais requintados, com música ao vivo e ar-condicionado; tem restaurante self-service, e dentro do Mercado das Tulhas existem restaurantes para todos os gostos e todos os bolsos. Ali se oferece pratos bem baratos e outros mais requintados, mas dá para todo o tipo de passageiro, desde o operário até o desembargador (risos)”.

O Restaurante Escola do Senac, em São Luís do Maranhão, considerado por Zil como um dos melhores restaurantes da capital maranhense / (Crédito: Maurício Alexandre Vieira)

 

Locais instagramáveis

Sobre os locais “instagramáveis” em São Luís, Zil adiantou: “Aqui em São Luís, cada casarão, cada porta, cada janela, é uma foto de curtida, “instagramável” como o povo fala, né? (risos). E quando você vai à área litorânea, a gente tem um monumento chamado “Arrastão”, que é a representação de três pescadores. É um monumento de aço, bem no início da avenida. Lá no Espigão, que tem o letreiro “Ilha do Amor”, é um local belíssimo, porque lá também tem o Forte Santo Antônio. Inclusive, toda sexta-feira lá tem apresentações com saxofonistas; um local bem gostoso das famílias irem no fim da tarde e até fazerem piquenique no gramado. Tanto para ir no finalzinho da tarde quanto para fotografar o letreiro”, explica.

O letreiro “Ilha do Amor”, um dos locais “instagramáveis” de São Luís. / (Crédito: Maurício Alexandre Vieira)

 

Esportes náuticos

Quanto aos esportes, Zil conta que na Litorânea tem o kitesurf: “Tanto aqui, quanto lá nos Lençóis Maranhenses, no mês de agosto e setembro, período de muito vento, o pessoal pratica o kitesurf.

Zil conta ainda que todo domingo é fechada uma das vias da Litorânea para que as pessoas possam praticar skate, patins, bicicleta e entre outros: “É fechado mesmo a via para lazer, de manhã até às 10h. Temos algumas áreas como a Lagoa da Jansen, tem vários pontos de praça, que são para fazer caminhada…

O Kitesurf é um dos esportes favoritos praticados pelos turistas na área litorânea de São Luís (Crédito: divulgação)

O Kitesurf é um dos esportes favoritos praticados pelos turistas na área litorânea de São Luís e também nos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, MA. / Créditos: Fabio Piva Red Bull Content Pool.

Passeios de barco

A guia falou também sobre as diversas opções de passeios de barcos para todos os gostos e idades: “Tem três opções de fazer passeio de barco. Uma na cidade de Raposa (próxima a São Luís), o passeio nos Igarapés, onde se vê alguns arquipélagos salgados e um guia fala sobre fauna e flora. Água mesmo salgada, porque lá a maré sobe e adentra os manguezais. A gente para numa ilha de banho, que é a Ilha de Curupu. Nessa ilha, tem muitas dunas que a gente até batizou de “fronhas maranhenses”, em alusão aos Lençóis Maranhenses, na área de Barreirinhas.”

Zildenice Barros, guia de turismo de São Luís do Maranhão (Crédito: arquivo pessoal)

Pela Orla

Além deste, há o passeio de barco na orla de São Luís, onde são feitos os city tours: “Por exemplo, eu tenho um grupo de terceira idade que não pode caminhar pelas ruas porque são de pedra, mas querem ouvir a história, nós fazemos um passeio privativo no barco, parecido com um catamarã, e dá uma volta neste lado oeste de São Luís. Sempre com vista do Centro Histórico. De dentro do barco, a gente aponta as igrejas, os casarões e vamos contando a história da fundação, a chegada francesa, onde que começou, o forte, e vamos contando a história de São Luís de dentro da embarcação”.

 

Passeio de barco pela orla de São Luís (Crédito: Maurício Alexandre Vieira)

Por fim, Zil falou das hospedagens em São Luís e disse que a cidade tem opções para todos os gostos e bolsos. No Centro Histórico, na região Litorânea há várias opções de hostels, hotéis, restaurantes e pousadas.

Para saber mais sobre Zildenice Barros e os serviços de transfer em São Luís, siga-a no Instagram.

VISITE SíO LUÍS DO MARANHíO

LEIA TAMBÉM:

Face a face com os rostos de São Luís do Maranhão

 

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque