A American Airlines fez um pedido de 20 jatos Overture da Boom Supersonic, uma aposta no surgimento de um mercado para a nova geração de aeronaves que podem reduzir pela metade os tempos de viagens transatlânticas.
A companhia aérea também quer comprar outros 40 jatos com asas em formato “gull-wing”que a Boom planeja lançar em torno de 2025, disseram as empresas na terça-feira, sem fornecer detalhes financeiros. Os aviões não começarão a transportar passageiros até o final da década. O objetivo épreencher um vazio deixado quando o Concorde parou de voar em 2003.
Com os acordos da United Airlines e da Japan Airlines, o contrato da American expande as demandas da startup supersônica para 35 pedidos e 130 pré-encomendas e opções. Os aviões são vendidos por US$ 200 milhões cada, disse a empresa anteriormente.
“O que estamos realmente vendo é que o supersônico está de volta, e está de volta de maneira convencional”, disse Blake Scholl, fundador e diretor executivo da Boom Technology , em entrevista.
A Boom está projetando o Overture para transportar de 65 a 80 passageiros a quase o dobro da velocidade do som sobre a água, algo próximo do dobro dos jatos convencionais. Os viajantes seriam levados de Los Angeles a Honolulu em três horas, ou de Miami a Londres em pouco menos de cinco horas.