sábado, julho 5, 2025
InícioBlog do DiárioBahia quer incrementar Rota Turí­stica do Charuto

Bahia quer incrementar Rota Turí­stica do Charuto

Representantes do Sindicato da Indústria do Tabaco na Bahia e do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) reuniram-se com o secretário do Turismo, Pedro Galvão, a fim de discutir as estratégias para incrementar a Rota do Charuto, roteiro turístico que passa por municípios do Recôncavo Baiano e prevê visitas às fábricas Menendez, em São Gonçalo dos Campos; Leite Alves, em Cachoeira; e Dannemman, em São Félix.

O roteiro inclui visita à Casa de Cultura, em Cruz das Almas, onde o visitante também conhecerá produtos produzidos por pequenos fabricantes. O presidente do Sinditabaco, Odacir Strada, explicou que os passeios turísticos têm sido feitos por pequenos grupos interessados em conhecer o Recôncavo: “Os estrangeiros que fazem o roteiro ficam entusiasmados com a oportunidade de conhecer uma atividade econômica mantida em região tão rica em história, cultura e gastronomia”.

O secretário Pedro Galvão disse durante a reunião que a Rota do Charuto é bastante atrativa para turistas nacionais e estrangeiros. “A proposta do roteiro valoriza uma das regiões mais importantes da Bahia e que, depois de consolidada, poderá incluir um número maior de municípios”, afirmou. "A parceria é positiva para o Turismo e para a economia daquela região".
Strada explicou que, durante a visita ao Recôncavo, os turistas conhecem todas as etapas da fabricação do charuto, desde o cultivo do tabaco, colheita, secagem das folhas de fumo, classificação das folhas e fabricação do produto final. 

Também participaram da reunião o diretor do Sinditabaco, Marcos Augusto Souza; a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fieb, Patrícia Orrico; e a gerente de Relações Sindicais da Fieb, Manuela Mattos.

MVB

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque