A Iberostar e a Sener lançaram o BRAIAN, um operador virtual baseado em inteligência artificial, projetado para alcançar uma gestão mais eficiente do consumo energético em seus hotéis, garantindo o conforto dos hóspedes.
Em nota enviada ao DIÁRIO a companhia informa que vem acelerando seu compromisso com a ação climática, uma área-chave do movimento Iberostar Wave of Change, e continua avançando para reduzir em 35% o consumo energético e diminuir em 85% suas emissões de Escopo 1 e 2 até 2030.
Em linha com seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030, 20 anos antes da meta estabelecida pelo setor, a Iberostar Hotels & Resorts dá mais um passo em sua ambiciosa estratégia de descarbonização e se une ao grupo de engenharia e tecnologia Sener para criar o BRAIAN, uma solução baseada em inteligência artificial que melhora o desempenho energético dos hotéis por meio da otimização do sistema de climatização, seu principal consumidor de energia.
BRAIAN (um jogo de palavras entre “brain” – cérebro – e inteligência artificial) reforça o compromisso da empresa com a ação climática, um dos pilares do movimento Iberostar Wave of Change, e atende a dois objetivos principais: alcançar uma economia de energia de 35% e reduzir em 85% as emissões de Escopo 1 e 2 até 2030, garantindo, ao mesmo tempo, uma excelente experiência para seus hóspedes.
Com o uso da inteligência artificial, o BRAIAN consegue prever com maior precisão o comportamento energético dos hotéis e otimizar sua operação por meio de um sistema que antecipa necessidades para uma melhor tomada de decisões. A ferramenta centraliza e analisa dados energéticos provenientes de diversas variáveis dos sistemas de gestão da rede (como o sistema de controle do hotel BMS, a ocupação do hotel em um determinado período ou o PMS), além de dados externos, como previsões meteorológicas, integrando todas essas informações em uma única plataforma.
Esse sistema permite, por exemplo, antecipar a presença de hóspedes em determinados espaços e ajustar previamente a climatização, ajudando a economizar energia sem comprometer o conforto térmico. Além disso, o BRAIAN atua como um operador virtual que trabalha em conjunto com os profissionais de serviços técnicos dos hotéis, facilitando seu trabalho diário.
A ferramenta, que será implementada em até cinco hotéis da rede em 2025, já está disponível no Iberostar Waves Royal Andalus (Cádis), Iberostar Waves Alcudia Park e Iberostar Selection Playa de Palma (Maiorca), e entrará em operação em breve no Iberostar Selection Cancún (México).
Esse operador é baseado em uma solução anteriormente desenvolvida pela Sener, o Respira®, projetado para centralizar e analisar dados energéticos. O Respira® já foi implantado com sucesso em infraestruturas como metrôs e aeroportos, incluindo os sistemas de climatização do Aeroporto de Manises, em Valência, e do Metrô de Barcelona.
Para Álvaro Sánchez López, Diretor Global de Sustentabilidade, Integração e Impacto da Iberostar Hotels & Resorts, “este projeto reflete nosso compromisso com a inovação, com a sustentabilidade e com oferecer uma experiência excepcional aos nossos clientes. Temos um sólido plano de descarbonização de nossas operações, e o BRAIAN é uma peça fundamental nesse caminho. Além disso, valorizamos muito o suporte que ele proporciona à nossa equipe de manutenção.”
Por sua vez, Guillem Peris, diretor do projeto Respira® da Sener, destaca que “a Iberostar adotou uma meta ambiciosa para reduzir suas emissões e avançar para um modelo mais sustentável, apostando na tecnologia e no uso de dados para alcançá-la. Ficamos felizes por termos sido escolhidos para contribuir com essa iniciativa. O BRAIAN é a materialização do compromisso da Iberostar com as novas tecnologias para levar seus hotéis ao mais alto nível de eficiência, aprimorando a experiência do cliente.”
O BRAIAN foi premiado na categoria Smart Buildings na XII edição dos enerTIC Awards, premiação que reconhece a inovação e a melhoria da competitividade energética por meio da digitalização, realizada em 2024 e organizada pela enerTIC.