sábado, julho 5, 2025
InícioDestinosRock in Rio movimenta economia, hotelaria e turismo no...

Rock in Rio movimenta economia, hotelaria e turismo no Rio de Janeiro

O balanço do Rock in Rio 2019 acaba de ser anunciado pela organização: 457 mil turistas de 73 países, 25 mil empregos gerados e 1,7 bilhão de impacto para a economia. O número total de pessoas girou em torno das 700 mil.

Neste mesma quarta-feira (9), o Hotéis Rio (Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município) divulgou balanço da ocupação hoteleira durante o evento.

por André Tanabe (com REDAÇíO)

ECONOMIA

No decorrer dos 7 dias do festival 700 mil espectadores (457 mil sendo turistas) foram ao Rock in Rio (segundo os organizadores), alavancando a economia do Estado em R$ 1,7 bilhão, segundo a Secretaria de Turismo.

OCUPAÇíO HOTELEIRA

Na primeira semana (de 27 a 29/09), a ocupação hoteleira registrou média em torno 78% de ocupação, sendo que a região de Ipanema/ Leblon foi a preferida pelos turistas, com 87%; seguida por Barra da Tijuca/ São Conrado, com 83%; e Copacabana/ Leme, com 81% de ocupação. Já na segunda semana, os bairros mais procurados foram Flamengo/ Botafogo (94%), Ipanema/ Leblon (87%), Barra/ São Conrado (87%) e Leme/ Copacabana (87%).

“É uma onda de energia positiva e autoestima para o carioca. É por isso que receber, a cada dois anos, um evento como o Rock In Rio, é um motivo de enorme orgulho. Seria extremamente positivo termos um evento deste porte por ano”, comemora o presidente da ABIH-RJ e do Hotéis Rio, Alfredo Lopes.

Alfredo Lopes, presidenge da ABIH, Rio de Janeiro (Foto: DT)

 TURISTAS

A maioria dos turistas que compareceram para curtir as 300 horas de música que o festival proporciona tiveram também a oportunidade de se divertir em um parque com montanha russa, roda gigante, tirolesa e outros brinquedos. Os visitantes vieram principalmente dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Os turistas de origem estrangeira, que mais marcaram presença foram de origem norte-americana, francesa e argentinos.

TRANSPORTE

O transporte público do Rio de Janeiro registrou números elevadíssimos de passageiros durante os dias do festival, o metrô registrou média 389 mil pessoas utilizando os trens. A BRT registrou 300 mil pessoas usando os ônibus para o transporte até a Cidade do Rock pelo percurso Jardim Oceânico – Parque Olímpico, o trajeto leva um tempo médio de aproximadamente 20 minutos.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque