sábado, julho 5, 2025
Início Site Página 2

Inverno em Buenos Aires: descubra cultura, sabores e passeios imperdíveis

0
Neste inverno, conheça Buenos Aires: cultura vibrante, atrações imperdíveis e sabores portenhos inesquecíveis - Foto: Pixabay
Neste inverno, conheça Buenos Aires: cultura vibrante, atrações imperdíveis e sabores portenhos inesquecíveis - Foto: Pixabay

Buenos Aires é uma cidade que encanta a cada esquina. Com energia vibrante e riqueza cultural, convida você a explorar suas joias arquitetônicas, murais urbanos, tango nas ruas, fileteado portenho e cafés cheios de história.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, nos meses de inverno, quando o frio convida a vivenciar a cidade por dentro, seus mais de 150 museus, mais de 700 livrarias e uma cena teatral incomparável na região ganham destaque, tornando-se refúgios acolhedores que celebram a arte e a identidade de Buenos Aires.

“Buenos Aires é uma cidade vibrante o ano todo, mas no inverno, sua oferta cultural a torna especialmente atraente. Do teatro independente — com peças para todas as idades e bolsos — aos grandes espetáculos na Avenida Corrientes, a cidade apresenta uma programação única que rivaliza com a de metrópoles como Londres ou Nova York, e inclui inúmeras opções para as famílias aproveitarem”, disse Valentín Diaz Gilligan, presidente do Visit Buenos Aires, organização responsável pela promoção turística internacional da Cidade de Buenos Aires.

Do cenário teatral ao coração do tango

Uma das primeiras paradas imperdíveis na agenda cultural de Buenos Aires é o Teatro Colón, seja assistindo a uma de suas apresentações ou fazendo uma visita guiada. Reconhecido como um dos cinco teatros com a melhor acústica do mundo, este ícone portenho guarda mais de cem anos de história a serviço da cultura argentina e mundial.

Seguindo o ritmo teatral da cidade, a Avenida Corrientes é um lugar imperdível. Caminhar por ela é vivenciá-la e, à noite, é possível sentir a energia única transmitida por seus mais de 24 teatros e cinemas, com uma ampla programação teatral e milhares de pessoas entrando e saindo constantemente. E como manda a tradição portenha, não há melhor maneira de terminar a noite do que com uma fatia de pizza de prato fundo em uma das icônicas pizzarias que fazem parte da vida noturna da cidade.

Por outro lado, não é por acaso que Buenos Aires é reconhecida mundialmente como a Capital do Tango. Nascido nos bairros portenhos, esse gênero continua representando os costumes e a identidade de toda a região do Rio da Prata. Hoje, a cidade mantém essa tradição viva com uma grande variedade de espaços dedicados ao tango: milongas, teatros e museus que o preservam e celebram. E para aqueles que buscam uma noite completa, os bairros de Buenos Aires oferecem uma grande variedade de casas de tango que combinam jantar e show ao vivo, uma experiência única para mergulhar na alma do tango de Buenos Aires.

Ótimas experiências gratuitas: atrações ao alcance de todos

Para quem busca experiências gratuitas, o Ateneo Grand Splendid — a maior livraria da América do Sul — é parada obrigatória. Centenas de pessoas o visitam todos os dias e, embora seja possível comprar músicas, filmes e livros, entrar neste lugar já é uma experiência única.

Além disso, Buenos Aires oferece diversos museus gratuitos que valem a pena visitar, como o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte Moderna. Outro local imperdível é o Caminito, em La Boca, um museu a céu aberto onde seus famosos cortiços coloridos exalam história, tango e tradição. E para caminhadas repletas da identidade portenha, San Telmo convida você a se perder entre suas ruas de paralelepípedos, feiras e antiquários.

Estrelas internacionais para todos os gostos

O calendário musical de Buenos Aires está no mesmo nível das grandes capitais mundiais. Neste inverno, James Blunt chega ao Teatro Gran Rivadavia com sua nova turnê, enquanto Diego Torres promete emocionar com uma série de shows na Movistar Arena. Também são esperadas apresentações de artistas como Katy Perry e Tini, que se juntam a uma programação crescente para 2025, que consolida a cidade como um destino fundamental para a música ao vivo.

O segundo semestre promete ainda mais artistas internacionais: Imagine Dragons, Oasis, Kendrick Lamar, Dua Lipa e Rod Stewart se apresentarão, além do retorno do festival Creamfields, que terá David Guetta como uma de suas principais atrações no Parque de la Ciudad.

Gastronomia de Buenos Aires: tradição e inovação para aproveitar o inverno

Buenos Aires se posicionou como um dos pólos gastronômicos mais importantes da região, graças a uma oferta que combina tradição com vanguarda e sabores que remetem à mais autêntica cultura argentina. Tabernas de bairro e bares renomados com décadas de história coexistem com restaurantes gourmet com estrelas Michelin, como Aramburu, Don Julio, Crizia e Trescha.

“No inverno, a cidade inteira se transforma: tabernas, pizzarias e bares renomados começam a lotar mais cedo, e tanto visitantes quanto moradores locais ficam até mais tarde apreciando pratos da culinária portenha, compartilhando momentos com amigos e se deixando levar pelo aconchego de nossos estabelecimentos gastronômicos”, acrescentou Valentín Diaz Gilligan.

Movimento e ar livre no inverno

Mesmo no frio, a cidade oferece inúmeras atividades ao ar livre para quem busca se manter ativo: o Bosque de Palermo, a Reserva Ecológica e o novo Parque da Inovação são apenas alguns dos espaços verdes que incentivam o movimento.

E este ano, de 19 de julho a 3 de agosto, o Parque da Cidade oferecerá um novo “Parque de Inverno”: um espaço temático único, multidisciplinar e interativo, com uma programação gratuita de oficinas para toda a família, incluindo uma pista de patinação no gelo.

Com shows para todos os gostos, atrações acessíveis, sabores únicos e atividades ao ar livre, Buenos Aires convida você a vivenciar um inverno repleto de experiências. Uma cidade que te recebe de braços abertos o ano todo.

Viagens corporativas vão girar R$ 9 bilhões neste semestre, revela estudo

0
Viagens corporativas devem movimentar R$ 9 bilhões no segundo semestre, aponta Abracorp - Foto: Freepik
Viagens corporativas devem movimentar R$ 9 bilhões no segundo semestre, aponta Abracorp - Foto: Freepik

O setor de viagens corporativas segue em ritmo acelerado no Brasil e deve fechar o segundo semestre de 2025 com faturamento de R$ 9 bilhões. A projeção é da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O valor representa um salto significativo em comparação ao mesmo período de 2024, quando o faturamento foi de R$ 6,722 bilhões.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números mostram a força do setor e seu papel estratégico na economia. “O turismo de negócios é essencial e contribui diretamente para o crescimento econômico. Esses resultados positivos revelam a confiança do mercado e o trabalho conjunto para planejar e otimizar cada vez mais as viagens corporativas”, ressaltou.

A tendência de alta vem se consolidando mês a mês. Só em maio, o setor faturou R$ 1,187 bilhão, um aumento de 1,24% em relação a maio de 2024, quando o montante foi de R$ 1,172 bilhão. Os números fazem parte do monitoramento mensal da Abracorp, que acompanha 11 segmentos do mercado.

“O desempenho em maio confirma a sequência de bons resultados em 2025. Mantendo esse ritmo, esperamos encerrar o ano com faturamento total de R$ 14 bilhões”, projeta Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp.

Entre os segmentos analisados, cinco apresentaram crescimento na comparação com maio do ano passado. O destaque vai para os serviços rodoviários, que subiram 18%, e a hotelaria, com alta de 4%.

Outro ponto importante levantado pela Abracorp é o comportamento na compra de passagens aéreas. Em maio, quase metade das viagens nacionais foi marcada com pelo menos 16 dias de antecedência, mostrando maior planejamento e controle de custos. Em contrapartida, apenas 6% das passagens foram adquiridas na véspera do embarque.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur 

Expo Turismo Goiás: confira programação do 1º dia

0
Expo Turismo Goiás 2023 começa em Goiânia
Expo Turismo Goiás 2023 em Goiânia (Foto: Paulo Atzingen)

A 5ª edição da Expo Turismo Goiás, maior feira do setor na região Centro-Oeste, começa nesta quinta-feira (3), em Goiânia, no Centro de Convenções da cidade. De acordo com a organização, o evento contará com mais de 180 expositores, entre destinos, empresas aéreas, redes hoteleiras e operadoras de turismo, e pretende receber mais de 4 mil visitantes.

REDAÇÃO DO DIÁRIO, de Goiânia*

Segundo os organizadores, durante o evento, o Ministério do Turismo apresentará o “PRT (Programa de Regionalização do Turismo) em Ação: Mapa do Turismo Até Você”, um programa que visa mobilizar e capacitar os gestores municipais para promover o turismo de todas as regiões do Brasil.

De acordo com Eliene Meireles, uma das idealizadoras do evento, a Expo Turismo Goiás tem importância imensa para a economia, não só para Goiânia, mas para todo o estado de Goiás. “Nós estamos movimentando toda a cadeia do turismo, restaurantes, bares, hotéis, empresas de transporte, ou seja, o Brasil está desembarcando aqui estes dias em Goiânia, para estar presente na maior feira de turismo do Centro-Oeste. É o movimento mesmo em massa do turismo”, comemora a executiva.

Parcerias

Segundo ela, as principais parcerias da Expo Turismo Goiás são, a Goiás Turismo, o Sebrae Goiás, o Ministério do Turismo, a Embratur, Sistema Sesc-Senac e a a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). “É importante que nessa parceria o setor privado e o setor público andem de mãos dadas”, ensinou.

Segundo o IBGE, as atividades turísticas em Goiás avançaram em abril deste ano 13,5% na comparação ao mesmo período em de 2024.

Ainda, segundo o mesmo instituto, em dezembro de 2024, o volume das atividades turísticas no Estado registrou alta de 15,5 % na comparação com dezembro de 2023 — valor superior à média nacional, de 9,5 % (dados do IPEA)

O Estado de Goiás vem se consolidando como um dos principais polos turísticos do Brasil, registrando resultados expressivos em 2024 e 2025, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As atividades turísticas goianas — que envolvem hospedagem, alimentação, transporte, excursões, lazer, eventos, agenciamento de viagens e serviços de informação — cresceram significativamente em comparação com os índices nacionais.

Esses resultados são frutos de investimentos contínuos e planejamento estratégico. O governo estadual, por meio da Goiás Turismo, vem promovendo políticas de qualificação da mão-de-obra, inovação tecnológica, fortalecimento da infraestrutura e campanhas de marketing territorial.

Expo Turismo Goiás 2024 - foto: divulgação
Expo Turismo Goiás 2024 – foto: divulgação

Confira a programação do primeiro dia:

9h – Solenidade de Abertura e Prêmio Amélia Earhart- Auditório Lago Azul – Centro de Convenções de Goiânia

12h – Corte da fita

13h às 20h – Feira de negócios

14h às 18h – Palestras

15h às 18h – Encontros empresariais

Arena de Conhecimento 1

14h – Thiago Akira, consultor de marketing digital no turismo
Tema: Posicionamento Digital no Turismo

14h40 – Saulo Boccanera, especialista em gestão de tempo, foco e disciplina
Tema: Como vender mais usando a Inteligência Organizacional

15h50 – Agnaldo Araujo (Alto Paraíso); Adriano Paulino (Cavalcante); Tania Neres (Embratur) e mediação de Lara Abrantes
Tema: Painel de Afroturismo e Turismo de Base Comunitária, Quilombo do Moinho, Quilombo Kalunga e Experiências Internacionais

17h – Molga Freire (Estado do Turismo do Rio Grande do Norte)
Tema: Rio Grande do Norte: Acolhedor e grandioso por Natureza

 Arena de Conhecimento 2

14h – Bruno Lelon (Intur – Instituto de Turismo do DF)
Tema: Agente blindado: Como evitar prejuízos na gestão da agência de viagens

14h40 – Patty Leone (Programa Malas Prontas)
Tema: O poder do olhar: como criadores de conteúdos e agentes de viagens moldam a percepção sobre os destinos

15h30 – Vanessa Leal (Consultora em Desenvolvimento Turístico)
Tema: Como transformar potencial em produto turístico

16h10 – Ariel Figueiroa, editor do Coluna de Turismo, Travel Writer, palestrante e Consultor no segmento 60+
Tema: 60+ Desafios e Tendências do Turismo Senior

17h – Claudia Mara Borges, secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul
Tema: Rio Grande do Sul, um grande destino nas 4 Estações

 Sala de Capacitação MTUR

13h – Ministério do Turismo e Anseditur
Tema: PRT em Ação Desembarca em Goiás – Mapa do Turismo até Você

 Sala de Capacitação 1

16h – Secretaria de Turismo de Aracaju
Tema: Aracaju: um destino imperdível

17h – Rodrigo Rasina (Escola de Turismo de Palmas)
Tema: Neuro Vendas

 Sala de Capacitação 2

14h – Cleib Filho (ABAV Tocantins)
Tema: Planejamento Estratégico e Prospecção

16h – Paulo Oliveira da CVC Viagens
Tema: Novidades CVC para 2025 e 2026

18h – Happy Hour nos estandes

19h – Encerramento

*Paulo Atzingen é jornalista e viaja convidado pela Expo Turismo Goiás 

Pai salva filha e evita tragédia no navio da Disney

0
tragédia Disney
Navio da Disney (divulgação)

Um momento de tensão transformou o que seria um passeio mágico em quase uma tragédia no navio da Disney. No último domingo (29/06), durante o cruzeiro de quatro dias às Bahamas a bordo do Disney Dream, um pai valentia protagonizou um ato heroico ao pular no oceano para resgatar sua filha que havia caído da embarcação. As eficientes equipes de resgate da Disney reagiram prontamente, devolvendo a ambos à segurança em poucos minutos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais e informações da Disney.

Testemunhas relatam que a menina caiu enquanto o pai a fotografava encostada em uma grade do navio de 14 andares. “O navio estava se movendo rápido, muito rápido. É incrível o quão rápido as pessoas se tornavam pequenos pontos no mar, e então você as perdia de vista”, contou a passageira Laura Amador. Um alerta de “pessoa ao mar” foi imediatamente acionado e o capitão deu meia-volta na rota, reduzindo a velocidade, enquanto um pequeno barco auxiliar conduziu o pai e a filha de volta com segurança.

Resgate eficiente no navio da Disney

A bordo do Disney Dream, com capacidade para 4.000 pessoas, a tripulação executou manobras eficientes para o resgate. A Disney Cruise Line confirmou o ocorrido em nota oficial: “A tripulação a bordo do Disney Dream resgatou rapidamente dois passageiros da água. Parabenizamos nossos tripulantes por suas habilidades excepcionais e ações rápidas, que garantiram o retorno seguro dos dois passageiros ao navio em poucos minutos.” A dupla permaneceu cerca de dez minutos no mar, segundo testemunhas que relataram ter visto o pai e a filha como “duas coisinhas pequenas [no horizonte]… foi uma loucura, foi horrível”.

Naquele mesmo dia, o navio seguiu seu retorno ao porto de Fort Lauderdale, na Flórida, sem maiores incidentes. Apesar de casos de queda de passageiros em cruzeiros serem raros, não é a primeira vez que o mundo assiste a situações similares — segundo relatório de 2019 da Cruise Lines International Association, 25 pessoas caíram ao mar em navios de cruzeiro, das quais apenas nove conseguiram ser salvas.

 

Assembleia ratifica pedido de recuperação judicial da Azul nos EUA

0
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul
Aeronave Embraer E2 - Foto: divulgação Azul

A Azul aprovou em Assembleia-Geral Ordinária (AGO) o pedido de submissão da companhia ao procedimento de Chapter 11, equivalente à recuperação judicial, ajuizado pela companhia na Corte de Nova York, em caráter de urgência, no dia 27 de maio. Foram computados 2.128.965.121 de votos a favor, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção.

AGÊNCIAS com edição do DIÁRIO

Os acionistas aprovaram ainda a alteração do artigo 5º do Estatuto Social para homologar os aumentos do capital social da companhia, dentro do limite autorizado, de R$ 2.315.627.892,68, representado por 928.965.058 ações ordinárias e 335.750.796 ações preferenciais, para R$ 7.131.859.384,34, sendo 2.128.965.121 ações ordinárias e 896.039.753 ações preferenciais.

‘Compramos seu problema’: empresas lucram com aquisição do direito legal do consumidor
‘Pagava R$ 160 milhões em juros ao ano; agora pago R$ 1,6 bilhão’, diz presidente da Azul
Entre as três principais companhias que operam no Brasil, a Azul era a única que ainda não tinha recorrido ao Chapter 11.

A Latam entrou no processo durante a pandemia e encerrou a recuperação judicial em 2022. Já a Gol entrou com o pedido no início de 2024 e saiu do processo em junho.

Campos do Jordão se prepara para o Festival de Inverno; veja programação e onde se hospedar

0
I am Boutique Hotel Campos do Jordão. - Foto: divulgação
I am Boutique Hotel Campos do Jordão. - Foto: divulgação

A encantadora Campos do Jordão se prepara para sediar a 55ª edição do Festival de Inverno. Criado em 1970 e considerado o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o festival será realizado neste ano de 5 de julho a 3 de agosto, com uma programação repleta de concertos gratuitos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a cidade, famosa pelo clima serrano e pela arquitetura europeia, será palco de apresentações especiais no Auditório Cláudio Santoro, Capela do Palácio Boa Vista, Parque Capivari e Espaço Cultural Dr. Além disso, o festival se estende à capital paulista, com atrações na Sala São Paulo e outras instituições culturais. Entre os destaques deste ano estão a presença da Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Paraná, prometendo encantar o público com interpretações memoráveis. A expectativa da rede hoteleira local para o evento é grande.

“Estamos prontos para receber turistas de todas as partes do Brasil com o cuidado e a excelência que fazem parte da nossa filosofia de trabalho. A cidade vive um dos momentos mais especiais do ano com o Festival de Inverno e é gratificante tornar a estada aqui ainda mais especial com um uma opção de hospedagem que une conforto, experiências personalizadas e contato com a natureza. Nosso time está mais do preparado para tornar essa temporada ainda mais inesquecível para cada hóspede.”, afirma Jociele Santos, gerente geral do I am Boutique Hotel Campos do Jordão.

O empreendimento se destaca por sua arquitetura moderna e ecológica, sendo construído com containers revestidos, o que oferece um design exclusivo e uma estética contemporânea. Para os amantes da natureza, oferece a Experiência Natureza Viva, que inclui passeio com quadriciclo em meio a natureza e trilhas com guia de turismo finalizando com a apresentação do projeto Mantiqueiras.

Aos que buscam relaxamento em meio a natureza, é possível agendar uma hora de massagem relaxante e sauna no Spa e uma aula de Yoga ou ginástica funcional no jardim (Experiência Bem-Estar). Já na experiência Sabores da Terra, o hóspede pode optar por um piquenique realizado no jardim com cesta de frutas, sanduíches, bolo e vinho (Experiência Piquenique) ou assar marshmallows na fogueira acompanhado de vinho, queijos, biscoitos da casa e chocolate cremoso (Experiência Amore).

O hotel também pode oferecer um roteiro exclusivo de vinícolas em Campos do Jordão, experiências gastronômicas, incluindo passeios e degustações de queijos, azeites e sabores locais sob demanda (Experiência Roteiro dos Sentidos).

Mais informações podem ser adquiridas por meio do whatsapp: (12) 9916-6679 ou iamboutiquehotel.com.br

2024 registra faturamento histórico de R$ 22,09 bilhões para operadoras de turismo

0
Turismo em alta: operadoras faturam R$ 22,09 bilhões em 2024 - Foto: Freepik
Turismo em alta: operadoras faturam R$ 22,09 bilhões em 2024 - Foto: Freepik

Em 2024, as operadoras ligadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) alcançaram um faturamento de R$ 22,09 bilhões, registrando alta de 15% em comparação a 2023. Segundo a entidade, esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo forte desempenho das viagens internacionais, que movimentaram R$ 16,63 bilhões — um salto de 116,3% em relação ao ano anterior.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Agência Brasil*

“Pela primeira vez na série histórica do Anuário Braztoa, as viagens internacionais responderam por 75% do faturamento total, marcando um pico fora da curva e indicando um resultado acima da média habitual”, destacou a associação.

Já o mercado doméstico somou R$ 5,46 bilhões em 2024, patamar semelhante ao registrado nos anos imediatamente após a pandemia (2021 e 2022), mas ainda aquém dos valores entre R$ 6 bilhões e R$ 7,5 bilhões verificados no período pré-pandemia, de 2014 a 2018.

A Braztoa explicou que a retração em relação ao pico excepcional de 2023, quando o mercado doméstico movimentou R$ 11,55 bilhões, representa um ajuste natural do setor. A associação reforçou que essa queda não significa perda de relevância do turismo nacional, que segue estratégico para as operadoras, com ampla diversidade de produtos e presença em todo o Brasil.

De acordo com a entidade, os resultados refletem a recuperação da demanda global, o fortalecimento do turismo internacional e a reorganização do mercado doméstico.

Em relação aos embarques, as operadoras associadas à Braztoa contabilizaram 9,81 milhões em 2024. Apesar de representar uma redução de 16,9% em relação ao recorde histórico de 2023, o volume permanece elevado, sinalizando um novo patamar de estabilidade para o setor. Esse número configura o segundo maior volume de embarques desde o início da série histórica, em 2010. As viagens nacionais corresponderam a 60% do total — 5,88 milhões de embarques —, enquanto as internacionais somaram 3,93 milhões (40%).

Segundo a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, os dados do anuário demonstram que o setor está cada vez mais sólido e estratégico, com aumento expressivo no faturamento, impulsionado principalmente pela força do mercado internacional, e com um volume robusto de embarques, evidenciando a relevância do turismo doméstico.

“Esses resultados revelam um equilíbrio importante entre os dois mercados e reforçam o papel das operadoras como agentes essenciais na jornada dos viajantes. Elas conectam a oferta turística à demanda de forma qualificada e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor”, afirmou Marina em nota.

Fonte: Agência Brasil

Turismo brasileiro bate recorde com 207 mil empregos formais em um ano

0
Turismo impulsiona economia e gera mais de 207 mil empregos formais no Brasil em apenas 12 meses - Foto: Freepik
Turismo impulsiona economia e gera mais de 207 mil empregos formais no Brasil em apenas 12 meses - Foto: Freepik

O setor de turismo permanece como um dos principais propulsores da geração de empregos formais no Brasil. Nos últimos 12 meses, mais de 207 mil vagas com carteira assinada foram abertas em atividades relacionadas ao turismo em todo o território nacional, de acordo com análise do Ministério do Turismo baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Entre os segmentos, o de alojamento e alimentação liderou a criação de postos de trabalho, com saldo positivo de 85.866 novos empregados. Em seguida, o setor de arte e cultura destacou-se com a abertura de 31.649 vagas formais.

Considerando apenas 2025, os cinco primeiros meses do ano somaram mais de 100 mil novos empregos formais no setor, evidenciando a relevância do setor para o aumento do nível de ocupação profissional no país. Maio, em especial, apresentou resultado expressivo, com a criação de 12.449 vagas, número 75% superior ao registrado no mesmo mês de 2024.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados confirmam a importância econômica e social do turismo no Brasil. “O setor tem demonstrado sua força ao gerar empregos de forma consistente em todas as regiões do país. Isso é fruto de um trabalho conjunto, que trata o turismo como um vetor estratégico de desenvolvimento. Estamos transformando potencial em oportunidades reais para a população”, afirmou.

O Ministério do Turismo reforça seu compromisso com o fortalecimento do setor por meio de políticas públicas estruturantes, que incentivem o crescimento sustentável da atividade e ampliem seus benefícios para a sociedade.

Qualificação profissional

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos na área, o MTur oferece gratuitamente, na plataforma Qualifica Turismo, uma série de cartilhas que complementam os cursos da Escola Nacional de Turismo. O acervo acaba de ser ampliado com oito novas publicações, elaboradas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). As cartilhas podem ser acessadas [AQUI].

Voltado a estudantes, empreendedores e profissionais do setor, o material faz parte das ações do governo federal para promover um turismo mais competitivo, inclusivo e preparado para atender à crescente demanda por serviços em todo o país, abrangendo tanto o segmento corporativo quanto o cultural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Roadshow nacional do Visite Noronha impulsiona parcerias turísticas em Recife

0
roadshow Noronha
Trade turístico de Fernando de Noronha (Crédito: Luiz Fabiano - Visite Noronha)

O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) inaugurou nesta terça-feira (01), em Recife (PE), seu primeiro Roadshow Noronha Nacional, com rodada de negócios e capacitação para agentes de viagem, operadores e trade local, fortalecendo conexões e abrindo caminho para novas alianças – segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO.

Roadshow Noronha: capacitação e networking intenso

A etapa recifense destacou-se pela interação direta entre fornecedores da ilha e o trade pernambucano. As rodadas de negócios foram cenários de diálogo estratégico, onde agentes e operadores exploraram com entusiasmo as singularidades e o potencial comercial de Fernando de Noronha. O resultado? Um ambiente fértil para o surgimento de parcerias concretas e contatos duradouros.

roadshow Noronha
Público presente ao evento (Crédito: Luiz Fabiano – Visite Noronha)
Esquerda para direita: Diogo Melo (vice-presidente da Empetur), Hayrton Almeida (presidente do Visite Noronha) e Diogo Beltrão (diretor de comunicação e marketing da Empetur) (Crédito: Visit Noronha)

Roadshow Noronha avança pelo Brasil com novos cenários

Após o êxito em Recife, o roadshow nacional segue para o Rio de Janeiro (10/07), Brasília (19/08), Belo Horizonte (20/08) e Campinas (03/09). A iniciativa visa capacitar mais de 500 profissionais, fortalecer a presença dos associados do Visite Noronha e consolidar parcerias que elevem o destino no cenário nacional.

 

Gastronomia e música: Guarujá promove 1ª Gastro Week com entrada grátis

0
Guarujá recebe a 1ª Gastro Week com feira gratuita, espaço kids e shows incríveis! #1ªGastroWeekGuarujá - Foto: divulgação
Guarujá recebe a 1ª Gastro Week com feira gratuita, espaço kids e shows incríveis! #1ªGastroWeekGuarujá - Foto: divulgação

Julho é mês das férias e tem uma dica de lazer imperdível. Quem estiver pelo Litoral Paulista, não pode perder a 1ª Gastro Week, um evento de gastronomia, cultura e diversão para toda família com sabores para todos os gostos e bolsos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Stéfano, 1001 – Enseada – Guarujá) vai receber estas atrações de 14 de julho (segunda) até 20 de julho (domingo), das 11h às 23h.

A feira gastronômica tem entrada gratuita e o público vai poder conferir cerca de 30 expositores de doces, salgados e bebidas como: hambúrguer, pizza, churrasco, comida japonesa, fondue doce, fondue salgado, pastel e muito mais a preços imperdíveis.

Atrações de graça 

Já para quem gosta de uma boa música, tem shows imperdíveis. Logo no primeiro dia, segunda (14) tem o sertanejo de Lucas Lucco de graça! Mas, para não esgotar a capacidade do evento, é necessário se inscrever pelo site www.gastroweek.com.br.

Tem mais atrações de graça, de segunda a quinta, porque também haverá um espaço kids que poderá ser utilizado sem pagar nada. Ou seja, toda família pode aproveitar!

1ª Gastro Week Guarujá: sabores irresistíveis e apresentações de grandes artistas! - Foto: divulgação
1ª Gastro Week Guarujá: sabores irresistíveis e apresentações de grandes artistas! – Foto: divulgação

Shows

E tem mais shows na 1ª Gastro Week, na sexta (18) tem Marcelo Falcão e Xamã; no sábado (19) tem MC Daniel e Carola e no domingo (20), tem Tiago Iorc. Para estas apresentações, os ingressos estão à venda a partir de R$ 90 pelo site https://gastroweek.com.br/ingressos. Os portões para a área de shows abrem às 16h, haverá apresentações de bandas locais e depois os shows principais. A idade mínima é de 18 anos e menores somente acompanhados dos responsáveis.

Idealizado pela Elite Savoir – Catering & Buffet, com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel Baixada Santista, Litoral Indica, Prefeitura de Guarujá, Visite Guarujá Convention Bureau e patrocínio da Stone, o evento promete ser uma ótima oportunidade de lazer nas férias de julho.

“Ficamos muito felizes em trazer uma opção de lazer para Guarujá durante as férias. Nossa ideia é mostrar que o Litoral está repleto de excelentes opções culinárias e aliar isso a boa música com grandes artistas. Teremos também uma programação infantil de graça para que toda família possa aproveitar”, conta o organizador do evento, André Capparelli.

Abrasel Baixada Santista apoia a iniciativa

E se tem culinária, tem a Abrasel Baixada Santista que fica muito feliz em movimentar a região com novas opções de lazer. “Ser parceiro deste evento tão inovador é motivo de orgulho para todos nós. As pessoas vão encontrar comida boa, música boa e além de tudo, os comerciantes podem aproveitar para um ganho extra”, diz o líder institucional da Abrasel Baixada Santista, Luan Paiva.

“É um evento que promete agitar as férias e por ser durante uma semana permite que tanto moradores, como turistas possam aproveitar. É uma oportunidade para a economia local e também oferecer ao público novidades. A Abrasel sempre busca estas parcerias para oferecer o que há de melhor na região”, conta o líder de relacionamento da Abrasel Baixada Santista, Guilherme Karaoglan.

Diversão em família garantida na 1ª Gastro Week Guarujá — entrada gratuita e programação imperdível! - Foto: divulgação
Diversão em família garantida na 1ª Gastro Week Guarujá — entrada gratuita e programação imperdível! – Foto: divulgação

Espaço Exclusivo

E quem quiser uma experiência mais exclusiva, tem o Mezanino ALTTO com degustação de vinhos e queijos finos, degustação de chopp artesanal, bar exclusivo com drinks autorais, cafeteria com curadoria de grãos especiais e atendimento personalizado com massagem relaxante.

Todos os produtos das degustações estarão também à venda, caso as pessoas queiram consumir mais ou levar pra casa. O ingresso para este espaço é grátis, mas quando houver shows pagos a partir das 16h, o ingresso custa R$ 55.

Serviço 1ª Gastro Week

  • Data: de 14 a 20 de julho de 2025 – segunda-feira a domingo
  • Local: Casa Grande Hotel Resort & Spa (Av. Miguel Stéfano, 1.001, Enseada, Guarujá)
  • Horário: 11h às 23h
  • Informações: www.gastroweek.com.br