quarta-feira, maio 21, 2025
Início Site Página 2

Turismo sustentável em alta: Embratur fecha acordo com SOS Mata Atlântica

0
Turismo sustentável
Protocolo prevê campanhas conjuntas de divulgação, uso da Marca Brasil em projetos da Fundação e participação da SOS Mata Atlântica em eventos e feiras internacionais. [Foto: Renato Vaz/Embratur]

A Embratur e a Fundação SOS Mata Atlântica deram mais um passo para impulsionar o turismo sustentável no Brasil. Nesta segunda-feira (19), durante o Visit Brasil Summit, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, as duas instituições firmaram um Protocolo de Intenções. A parceria visa posicionar a Mata Atlântica como destino turístico internacional, unindo conservação ambiental, regeneração do bioma e experiências transformadoras para visitantes do mundo todo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o acordo prevê ações conjuntas para promover destinos inseridos no bioma, lar de algumas das paisagens mais icônicas do Brasil, como o litoral do Rio de Janeiro, Mata de São João (BA) e Parque Nacional do Iguaçu (PR). O objetivo é alinhar a promoção do turismo à valorização ambiental, reforçando práticas regenerativas que conciliem desenvolvimento econômico com a preservação da natureza e dos saberes locais.

Para o presidente da Agência, Marcelo Freixo, a parceria representa um avanço na reconstrução da imagem do Brasil como líder em inovação e sustentabilidade. “A Embratur está comprometida em promover o turismo como ferramenta de transformação. Apoiar quem, há décadas, atua pela recuperação da Mata Atlântica é também reconhecer o papel da biodiversidade e das comunidades tradicionais na construção de um turismo regenerativo”, afirmou.

Marcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, reforçou o poder da união entre conservação e turismo. “Ao unir esforços com a Embratur, conseguimos mostrar que turismo e conservação caminham juntos. Estamos falando de um bioma que é berço de culturas, paisagens únicas e experiências transformadoras”, destacou.

Parceria

Com vigência inicial de 24 meses, o Protocolo prevê ações como campanhas conjuntas de divulgação, uso da Marca Brasil em projetos da Fundação e participação da SOS Mata Atlântica em eventos e feiras internacionais, por meio do EmbraturLab.

A parceria consolida o posicionamento da Embratur em defesa de um turismo mais consciente, capaz de impulsionar o Brasil como referência global em sustentabilidade, inovação e conexão com a natureza.

Ação Solidária

Seguindo a linha de sustentabilidade e compromisso ESG da Embratur, o evento conta também com a iniciativa ‘Gastronomia com propósito’. Por meio da parceria com a Gastromotiva, o Visit Brasil Summit vai oferecer alimentação a 500 pessoas em situação de vulnerabilidade, assim, a cada refeição oferecida no evento, uma marmita será doada.

Brasil apresenta Plano Brasis e mira crescimento do setor turístico até 2028

0
ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Marcelo Freixo, Décio Lima e Celso Sabino no lançamento do Plano Brasis - Crédito: André Cyriaco
ASN Nacional - Agência Sebrae de Notícias Marcelo Freixo, Décio Lima e Celso Sabino no lançamento do Plano Brasis - Crédito: André Cyriaco

O governo federal lançou nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, o novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, que valerá de 2025 a 2028. O documento, assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, e pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, define as estratégias para fortalecer a presença do país no mercado global, reposicionar sua imagem e valorizar os destinos nacionais. A nova iniciativa sucede o Plano Aquarela, em vigor há duas décadas.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, também chamado de Plano Brasis, a nova estratégia traz a mensagem de um país diverso em sua pluralidade de povos, culturas, histórias e biomas. O documento foi lançado na abertura do Visit Brasil Summit, iniciativa inédita da Embratur, em parceria com o Sebrae, realizado no Museu do Amanhã no Rio, onde ocorre uma série de painéis e debates com autoridades, especialistas e referências culturais, ambientais e do turismo.

Turismo no Brasil - Assinatura do Plano Brasis - Crédito: André Cyriaco
Assinatura do Plano Brasis – Crédito: André Cyriaco

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou da centralidade do Brasil na agenda atual da sustentabilidade e reforçou o papel de empreendedores e empreendedoras que diariamente fazem o setor do turismo girar nos diversos tipos de empreendimentos envolvidos.

“As micro e pequenas empresas representam 97% do setor do turismo no Brasil. Portanto, o Sebrae está nessa agenda, que já se mostra revolucionária no potencial de gerar emprego e renda no país, que é o único no mundo que possui seis biomas. O turismo no Brasil precisa, cada vez mais, ter visibilidade, que é justamente a proposta do lançamento deste plano”, afirmou Décio. Segundo dados oficiais, o turismo responde por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em 2024, o movimento de turistas internacionais gerou US$ 7,3 bilhões no país.

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional - Crédito: André Cyriaco - turismo no Brasil
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional – Crédito: André Cyriaco

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a visão atual do turismo de propulsor de uma economia limpa. “Qual produto da pauta de exportação brasileira deixa quase US$ 8 bilhões no país de forma sustentável? Não tem”, questinou Freixo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, também destacou os avanços da imagem do Brasil no exterior no atual governo, o que reforça o turismo. “O Brasil voltou a ser visto como um país que tem estabilidade política, econômica, social e financeira”, assegurou.

A escritora Conceição Evaristo esteve no ato de assinatura do plano e, em seguida, deu uma palestra magna intitulada “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Ela falou sobre as interseccionalidades entre as vivências do povo brasileiro em sua diversidade e a atividade do turismo.

Conceição Evaristo recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo - Crédito: André Cyriaco.
Conceição Evaristo recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo – Crédito: André Cyriaco.

Conceição, que tem projeção internacional como escritora, cunhou o termo “escrevivência” como uma escrita carregada de vozes coletivas que foram ignoradas ou silenciadas. Ela recebeu um quadro com o manifesto do Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil das mãos de Décio Lima e Marcelo Freixo.

Estiveram também na abertura do Visit Brasil Summit o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o ministro da Cultura substituto, Márcio Tavares; a empreendedora social reconhecida pelo trabalho de base em comunidades indígenas e quilombolas Adriane Lanawa; a vice-presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Virginia Messina; e a representante do Turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Jeanine Pires.

Celso Sabino, ministro do Turismo - Crédito: André Cyriaco
Celso Sabino, ministro do Turismo – Crédito: André Cyriaco

Brasil projeta 8 milhões de turistas em 2025 com novo plano internacional de marketing

0
8 milhões de turistas
Para freixo, Brasil tem tudo para alcançar marca de 8 milhões de turistas internacionais ainda este ano; [Foto: Renato Vaz/Embratur]

Segundo Marcelo Freixo, Brasil deve alcançar 8 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano

O Brasil está de malas prontas para conquistar seu lugar de destaque no cenário global do turismo. Em clima de otimismo e transformação, o Visit Brasil Summit marcou o lançamento do Plano Brasis, uma nova estratégia de marketing internacional que promete reposicionar o país no mapa do turismo mundial com foco na diversidade cultural, sustentabilidade e inovação.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

Segundo nota enviada pela Embratur ao DIÁRIO DO TURISMO, o presidente Marcelo Freixo afirmou que o país deve alcançar 8 milhões de turistas estrangeiros ainda este ano — marca inicialmente prevista apenas para 2026. “Vamos bater a meta antes do previsto”, celebrou. Nos primeiros quatro meses de 2025, o Brasil já recebeu 4,4 milhões de visitantes internacionais, um salto de 51% em relação ao mesmo período do ano passado.

O evento, realizado no Museu do Amanhã (RJ), também foi palco para o lançamento do Plano Brasis, que substitui o antigo Plano Aquarela. A iniciativa, elaborada pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, define os rumos da promoção internacional brasileira entre 2025 e 2027. “Queremos um turismo com identidade, que represente a nossa alegria, nossa hospitalidade e a potência que temos na diversidade. O mundo precisa conhecer os muitos Brasis que temos”, declarou Freixo.

Além do aumento no fluxo turístico, o país também busca superar os US$ 7,3 bilhões em receitas com o turismo internacional, registrados em 2024. “Mais visitantes significam mais empregos, mais renda e mais oportunidades para os brasileiros”, completou o presidente da Embratur.

Durante os painéis do Visit Brasil Summit, lideranças discutiram o futuro do setor com foco em inclusão, empreendedorismo e sustentabilidade. A escritora Conceição Evaristo destacou: “O futuro do turismo não começa amanhã, ele começa agora — e esse futuro é ancestral”. Já Adriana Lanawa, liderança do turismo de base comunitária no Amazonas, emocionou o público ao relatar sua trajetória: “Há seis anos, eu nem sabia o que era turismo. Hoje, entendo que isso é valorizar quem somos”.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o alinhamento entre as instituições. “O turismo brasileiro vive um momento histórico. O mundo enxerga o Brasil como um país com estabilidade política, social e econômica”, disse. Para ele, o setor já se consolidou como uma das grandes matrizes econômicas nacionais, com 7 milhões de empregos gerados — a maioria por pequenos empreendedores.

A expectativa é de que, com o novo posicionamento internacional, o Brasil se torne um dos principais polos de turismo sustentável e experiencial do mundo, unindo inovação, hospitalidade e um mosaico cultural único.

 

Filme ‘Karatê Kid: Lendas’ ganha quarto temático nos hotéis Pullman

0
Parceria inédita celebra novo filme da franquia com uma experiência cinematográfica no Pullman Vila Olímpia - Foto: divulgação
Parceria inédita celebra novo filme da franquia com uma experiência cinematográfica no Pullman Vila Olímpia - Foto: divulgação

Pela primeira vez, os hotéis Pullman, da rede Accor, e a Sony Pictures se unem em uma parceria inédita. O objetivo é oferecer uma experiência de hospedagem imersiva, fora do padrão tradicional. Para marcar a estreia de Karatê Kid: Lendas, novo filme da clássica franquia, um dos quartos do Pullman São Paulo Vila Olímpia será totalmente ambientado com elementos inspirados no universo do longa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, criada pela AlmapBBDO, agência de ambas as marcas, a ação co-branding é parte da campanha ‘Pullman não é só um hotel. No Pullman, histórias acontecem’, e reforça o posicionamento da rede hoteleira em oferecer experiências premium, imersivas e surpreendentes aos hóspedes. A ativação acontece para clientes ALL Signature a partir de 19 de maio, e para o público em geral de 26 a 31 de maio. O objetivo é transportar os hóspedes para dentro da narrativa do longa, estrelado por Jackie Chan e Ralph Macchio, misturando cinema, cultura pop e, claro, um ar de nostalgia.

“Nós nos propomos a ser um destino de criação de histórias e descobertas. E, agora, com o clima nostálgico e emocionante de Karatê Kid, o hotel convida fãs do filme e apaixonados por experiências únicas a viverem uma estadia inesquecível. E para isso acontecer, nada melhor do que unir forças com uma marca como a Sony Pictures e elevar nossas experiências a um nível cinematográfico”, afirma Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Division.

O quarto temático vai contar com posters do filme, lanternas orientais, quadros, tatame de palha e diversos outros elementos da cultura oriental. A iniciativa conta com os influenciadores, vivenciando a suíte e compartilhando suas experiências nas redes sociais dos hotéis Pullman. A ação marca a estreia de um projeto colaborativo entre as marcas, trazendo mais inovação tanto para o setor hoteleiro quanto para o universo do entretenimento.

Confira o vídeo e conheça um pouco mais da suíte ‘Karatê Kid: Lendas’

“Karatê Kid: Lendas” já está em cartaz exclusivamente nos cinemas.

Mais informações disponíveis no site. Reservas podem ser feitas diretamente com o atendimento do hotel.

Sobre o filme

Em “Karatê Kid: Lendas”, depois de uma tragédia familiar, o prodígio do kung fu Li Fong (Ben Wang) é forçado a sair de sua casa em Beijing para morar em Nova York com sua mãe. Li sofre para superar o passado enquanto ele tenta se encaixar na nova escola e, apesar de não querer lutar, os problemas parecem que o encontram em todos os lugares. Quando um novo amigo precisa de ajuda, Li entra em uma competição de caratê – mas só suas habilidades não bastam. O professor de kung fu de Li, Sr. Han (Jackie Chan) recruta o Karate Kid original, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) para ajudar, e Li aprende uma nova maneira de lutar, unindo os dois estilos em um só para um show definitivo de artes marciais.

Equipotel renova parceria com a Resorts Brasil e fortalece papel estratégico na hospitalidade nacional

0
parceria Equipotel Resorts Brasil
Marcelo Fernando Picka Van Roey, (presidente do Conselho da Resorts Brasil), Ana Biselli, (presidente executiva da associação) e Daniel Pereira (show manager da Equipotel) - Crédito: divulgação

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a Resorts Brasil confirmou sua participação na Equipotel 2025, renovando a parceria com a maior feira de hospitalidade da América Latina.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A colaboração entre as instituições se consolida como um movimento decisivo para impulsionar inovação, qualificação profissional e geração de negócios em um setor cada vez mais estratégico para a economia nacional.

O evento, que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, espera atrair mais de 22 mil visitantes de segmentos variados — da hotelaria ao bem-estar, da gastronomia aos serviços complementares. Para a Resorts Brasil, a feira é o ponto alto de uma agenda anual voltada à excelência. “Nosso objetivo tem sido conectar, na Equipotel, tudo o que desenvolvemos ao longo do ano. É uma oportunidade estratégica para apresentar soluções relevantes em ESG, inovação e, agora, também em alimentos e bebidas”, afirma Ana Biselli, presidente executiva da associação.

ESG, Inovação e Negócios em Foco

A programação de 2025 reserva conteúdos inéditos e encontros qualificados, como a Arena ESG & Inovação e o encontro de gestores de alimentos e bebidas — iniciativas pensadas para impactar diretamente os resultados operacionais dos resorts. A tradicional Rodada de Negócios também retorna pelo quarto ano consecutivo, conectando fornecedores e gestores em um ambiente propício ao fechamento de parcerias e à atualização profissional.

“A feira se tornou um ponto de encontro essencial para o setor, reunindo tudo o que é importante para a operação dos resorts”, destaca Ana. Já Marcelo Fernando Picka Van Roey, presidente do Conselho da Resorts Brasil, reforça o compromisso com a evolução do turismo brasileiro: “Participar da Equipotel é reafirmar nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a valorização da hospitalidade como motor do turismo brasileiro.”

Curadoria e Convergência de Propósitos

Do lado da organização da feira, a presença da Resorts Brasil tem peso estratégico. “A Resorts Brasil, sem dúvida, é uma das associações mais relevantes para a Equipotel. Ela contribui para elevar o profissionalismo do setor e vem se destacando pelo engajamento em fortalecer toda a comunidade hoteleira de forma integrada”, afirma Daniel Pereira, show manager da Equipotel.

Ele acrescenta que a sinergia entre as instituições se reflete em entregas concretas, como as arenas temáticas voltadas a soluções sustentáveis e tecnológicas. “Cada vez mais gestores de hotéis e resorts buscam a Equipotel em busca de inovação, e temos contemplado esse movimento com projetos desenvolvidos em conjunto com a Resorts Brasil.”

LEIA TAMBÉM:

Equipotel: uma feira sexagenária e hospitaleira pela própria natureza

 

 

 

 

Avião Solidário da LATAM leva dois macacos-barrigudos de Manaus a SP

0
LATAM
Fêmeas de macaco-barrigudo transferidas do Cetas de Manaus para o Zoológico de Sorocaba (SP). Crédito: Louise Maranhão

Duas fêmeas jovens de macaco-barrigudo (Lagothrix lagotricha cana), espécie típica da Amazônia, estão a caminho de um novo lar. Na manhã desta quarta-feira (15), os animais foram transportados gratuitamente de Manaus (AM) para Guarulhos (SP) pelo programa Avião Solidário da LATAM, em uma ação realizada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), e a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as fêmeas, Tieta e Sofia, chegaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus no dia 12 de fevereiro deste ano, provenientes do município de Tefé (AM), e sua transferência tem como objetivo a conservação dos Primatas Amazônicos (PAN Primatas Amazônicos), a promoção do bem-estar dos indivíduos e o fortalecimento genético da população ex situ da espécie, ou seja, mantida fora do habitat natural.

O transporte aéreo reduziu para cerca de 4 horas um trajeto que, por vias terrestres, levaria mais de 56 horas. A operação garantiu mais conforto e segurança aos primatas, que agora passarão a compor um novo grupo social no Zoológico de Sorocaba.

Avião solidário da LATAM já protegeu mais de 4,6 mil animais no Brasil 

Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além das 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na crise do Rio Grande do Sul, em 2024.

O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica. Saiba mais no site.

Air France realiza voo simbólico no Dia Internacional contra a LGBTfobia

0
Pilotos do voo em homenagem ao Dia Internacional contra a LGBTfobia - Foto: divulgação Air France
Pilotos do voo em homenagem ao Dia Internacional contra a LGBTfobia - Foto: divulgação Air France

Em apoio ao Dia Internacional contra a LGBTfobia, comemorado em 17 de maio, a Air France realizou um voo simbólico no dia 16. A operação do voo AF442, com destino ao Rio de Janeiro (GIG), integrou as ações da companhia para reforçar seu compromisso com a diversidade e os direitos da comunidade LGBTQIA+.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a tripulação do voo que partiu de Paris foi composta por pilotos e comissários que apoiam à causa e se voluntariaram para participar desse voo especial. Ainda em Paris, eles foram recepcionados por Laurent Lafontan, Vice-presidente Executivo de Operações, e Delphine Pilorgez, Diretora Geral de Atendimento a Bordo, que estiveram presentes para reforçar o compromisso da companhia contra a LGBTFobia. Já em solo carioca, os pilotos, como um gesto simbólico, colocaram do lado de fora do cockpit a bandeira do orgulho LGBTQIA+ e foram recebidos no desembarque pela equipe da Air France no aeroporto e uma delegação do Consulado Francês no Rio. Esta ação especial contou ainda com o apoio do Aeroporto RIOgaleão, importante parceiro do Grupo Air France-KLM, que deu todo o suporte operacional em terra para a ação junto à tripulação.

“A diversidade é um dos valores que orientam nossas ações diariamente. Este voo simbólico representa nosso compromisso contínuo com o respeito, a inclusão e o apoio à comunidade LGBTQIA+. Nosso objetivo é garantir que todos os colaboradores e clientes se sintam acolhidos e representados em nossa companhia”, afirma Manuel Flahault, diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul.

“Neste Dia Internacional contra a LGBTfobia, saúdo o compromisso da Air France e do coletivo Personn’Ailes, que permitiram à voz da França, representada pelo embaixador Jean-Marc Berthon, a atravessar o Atlântico para reafirmar aqui, no Rio, nosso apego aos direitos fundamentais. É um gesto simbólico e forte, que representa uma diplomacia humanista, inclusiva e comprometida”, ressalta Gérard Maréchal, Cônsul-geral da França no Rio de Janeiro.

Equipe da Air France Rio e delegação do Consulado Francês no Rio - Foto: divulgação Air France
Equipe da Air France Rio e delegação do Consulado Francês no Rio – Foto: divulgação Air France

No dia seguinte ao voo, sábado 17 de maio, representantes da Air France, Accor, Aeroporto RIOgaleão e do Consulado Francês no Rio se reuniram no Hotel Fairmont, em Copacabana, para compartilhar boas práticas e desafios. “Inclusão e diversidade são compromissos que orientam nossas ações diárias e se refletem na forma como acolhemos nossos hóspedes, desenvolvemos nossas equipes e nos engajamos com a comunidade. Reunir representantes de empresas comprometidas com essa causa é essencial para ampliar o diálogo, compartilhar experiências e impulsionar a transformação na sociedade. No Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, acreditamos que celebrar a diversidade está no coração da verdadeira hospitalidade”, afirma Netto Moreira, Gerente Geral do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana e Directeur Général Délégué Luxe Rio de Janeiro (Fairmont, Sofitel, MGallery).

A Air France se compromete ativamente a prevenir qualquer forma de discriminação relacionada a sexualidade e identidade de gênero, promovendo um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os colaboradores possam ser plenamente quem são. Desde maio de 2019, a empresa é signatária da Carta de Compromisso LGBT+ da associação L’Autre Cercle, que atua no combate à LGBTfobia no ambiente profissional.

A companhia também apoia, desde sua criação em 2001, a Personn’Ailes — associação LGBT+ e LGBT friendly dos funcionários do grupo Air France-KLM. Juntas, a companhia e Personn’Ailes desenvolvem ações de sensibilização voltadas tanto aos colaboradores quanto aos clientes. Entre essas iniciativas estão os voos especiais Rainbow (arco-íris), realizados por Air France, Hop e Transavia, que dão visibilidade à diversidade e reforçam o compromisso da empresa com uma aviação mais acolhedora e representativa.

Sobre a Air France 

Há 90 anos, a Air France atua como embaixadora do savoir-faire francês em viagens, conectando a França ao mundo com excelência e elegância.

A Air France está totalmente comprometida com a redução de sua pegada de carbono. Com a modernização da frota, o aumento do uso de combustível sustentável de aviação e a adoção de práticas de eco-pilotagem, a companhia tem como objetivo reduzir em 30% as emissões de CO₂ por passageiro-quilômetro até 2030, em comparação com 2019.

Sempre que possível, a companhia também oferece aos seus clientes soluções de mobilidade mais sustentáveis, como alternativas intermodais em parceria com a SNCF. Para saber mais sobre os compromissos ambientais da Air France, visite Link.

Paraísos ao seu alcance: as praias mais bonitas do Brasil em 2025

0
Piscinas Naturais de Porto de Galinhas (Foto: Vinicius Lubambo)
Piscinas Naturais de Porto de Galinhas (Foto: Vinicius Lubambo)

Conheça os destinos litorâneos mais desejados em 2025 e saiba como organizar sua viagem com mais praticidade e economia.

Basta alguns minutos de sol na janela para reacender aquela vontade de estender uma canga na areia, ouvir o som do mar e esquecer, por algumas horas, da existência do Wi-Fi e das exigências do trabalho. 

A boa notícia é que o Brasil continua sendo um dos melhores lugares do mundo para isso. A má? A gente ainda tem a sensação de que viajar para uma praia linda exige planejamento extensivo — ou um orçamento que nem sempre existe.

Mas, em 2025, as coisas estão um pouco diferentes. A tecnologia ajuda, os roteiros estão mais acessíveis e há cada vez mais gente descobrindo que dá, sim, para conhecer lugares incríveis sem cair na velha armadilha do destino turístico lotado em pleno feriado nacional.

Este guia é para quem quer renovar o bronze (ou só a alma mesmo), com sugestões que combinam beleza, praticidade e aquele prazer de descobrir o caminho certo — e o lugar certo.

Clássicos que encantam – praias famosas que continuam incríveis

Algumas praias são como músicas que nunca saem da playlist. Mesmo com o tempo passando, elas continuam encantando — e fazem jus à fama.

Rio de Janeiro
Copacabana (Crédito: Pixabay divulgação)

Copacabana e Ipanema (RJ)

Dois ícones que continuam firmes no imaginário — e nas fotos de quem visita o Rio. Copacabana tem sua energia vibrante, com mar, calçadão e movimento o dia inteiro. Ipanema oferece um clima um pouco mais tranquilo (dependendo do horário), com direito a pôr do sol no Arpoador e vista para o Morro Dois Irmãos. Ambas são acessíveis por metrô, ônibus ou aplicativos de mobilidade. E sim: continuam sendo cartões-postais por bons motivos.

Porto de Galinhas (PE)

As piscinas naturais de Porto de Galinhas seguem impressionando. A água é morna, transparente, e há peixinhos nadando perto dos pés. O centrinho tem boas opções de hospedagem e gastronomia, e os passeios de jangada ainda são um charme à parte. A partir de Recife, o trajeto por terra leva cerca de uma hora — e vale cada quilômetro.

Praia do Forte (BA)

No litoral norte da Bahia, Praia do Forte consegue unir estrutura, beleza e consciência ambiental. É onde está o famoso Projeto Tamar, dedicado à preservação das tartarugas marinhas, e também onde o mar convida para mergulhos calmos. A vila é charmosa, com bons restaurantes e pousadas acolhedoras. Dá para chegar com facilidade a partir de Salvador — uma viagem tranquila, especialmente para quem vai com tempo e disposição.

Praia do Forte, Bahia (Foto: divulgação)

Tesouros escondidos – descobertas para quem quer evitar multidões

Nem todo mundo gosta de dividir a areia com um grupo de desconhecidos. Para quem prefere um pouco mais de privacidade (ou silêncio), o litoral brasileiro ainda guarda surpresas menos óbvias — e igualmente encantadoras.

Praia do Patacho (AL)

Entre São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, está uma das praias mais tranquilas do litoral nordestino. A Praia do Patacho é conhecida pelas águas rasas e cristalinas, e pela atmosfera ainda preservada. A estrutura é simples, mas suficiente. E o silêncio? Um alívio. O acesso é por estrada, saindo de Maceió ou Recife. Requer planejamento, mas recompensa com sossego.

Ilha do Cardoso (SP)

Localizada no extremo sul do estado de São Paulo, a Ilha do Cardoso é um destino de ecoturismo com acesso controlado. É preciso agendar a visita e fazer parte do trajeto de barco, o que limita o fluxo de visitantes e ajuda a preservar o ambiente. Trilhas, praias quase desertas e contato direto com a natureza fazem parte da experiência. O tipo de lugar para ir com calma — e com consciência.

Lagoinha do Leste (SC)

Em Florianópolis, há uma praia que exige certo esforço físico para ser alcançada. A Lagoinha do Leste só é acessível por trilha ou barco — e talvez por isso ainda conserve aquele clima de refúgio selvagem. A recompensa é uma paisagem de tirar o fôlego: mar, lagoa e mata nativa convivendo em harmonia. O ideal é levar tudo o que for necessário para passar o dia e deixar apenas pegadas ao ir embora.

Hoje, muitas praias brasileiras têm iniciativas de preservação ativa — seja por meio de certificações, como a Bandeira Azul, ou por projetos locais

Como chegar – facilitando sua viagem pelo Brasil

Escolher o destino da viagem costuma ser a parte mais empolgante do planejamento. É quando a gente começa a imaginar os pés na areia, o barulho das ondas, o vento no rosto. Mas entre esse momento e o primeiro mergulho existe uma etapa que nem sempre é simples: descobrir como, exatamente, se chega até lá.

No Brasil, cada praia tem suas exigências logísticas. Algumas estão a poucas horas de carro das capitais, com acesso direto por rodovias bem sinalizadas. Outras pedem uma sequência mais criativa de transporte: avião até a cidade mais próxima, ônibus intermunicipal, uma travessia de barco e, quem sabe, uma boa caminhada com mochila nas costas.

É nesse ponto que o planejamento com antecedência faz toda a diferença. Reservar passagens com tempo ajuda a encontrar melhores preços, evitar surpresas com horários limitados e encaixar os deslocamentos de forma mais eficiente. Além disso, compreender como diferentes modais se conectam (e se complementam) pode transformar uma viagem cansativa em uma jornada bem resolvida.

Para facilitar esse processo, vale recorrer a plataformas que centralizam essas informações. O Omio, por exemplo, permite que você compare em poucos cliques as rotas disponíveis de ônibus, trem e avião para diversos destinos brasileiros. Tudo de forma clara, com horários, preços e durações lado a lado — o que ajuda a visualizar o que realmente faz sentido para o seu roteiro.

Ao invés de alternar entre sites de companhias diferentes, a busca acontece em um só lugar — o que economiza tempo, energia e (vamos combinar) uma dose de estresse. Uma ferramenta especialmente útil para quem quer organizar os deslocamentos com praticidade, seja numa escapada de fim de semana ou em uma viagem mais longa pelo litoral brasileiro.

Viajando com consciência – turismo sustentável no litoral

Belezas naturais não vêm com garantia de renovação. E com o crescimento do turismo, pensar em impacto ambiental e social deixou de ser opcional.

Hoje, muitas praias brasileiras têm iniciativas de preservação ativa — seja por meio de certificações, como a Bandeira Azul, ou por projetos locais que promovem a proteção da fauna, da flora e das comunidades.

Ao viajar, vale priorizar hospedagens sustentáveis, empresas de turismo que valorizam o território e práticas básicas de respeito ao meio ambiente: recolher o lixo, não usar produtos tóxicos no mar, respeitar as normas de visitação.

O turismo pode (e deve) ser uma via de mão dupla: proporciona experiências inesquecíveis e também contribui para que elas possam continuar acontecendo.

Escolha sua praia, organize seu trajeto e aproveite

As praias brasileiras continuam sendo alguns dos lugares mais bonitos do mundo. E agora, mais do que nunca, elas estão ao alcance de quem deseja explorar o litoral com inteligência e sensibilidade.

Seja um destino clássico ou uma descoberta escondida entre as falésias, a experiência sempre será mais rica quando há planejamento, respeito e boas escolhas no caminho.

Em 2025, viajar pelo Brasil é mais possível. O desafio agora não é saber se dá para chegar — é escolher por onde começar.

CNC contesta extinção do Perse no STF em ação articulada com a FBHA

0
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA - Créditos: Marcelo Freire
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA - Créditos: Marcelo Freire

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atendendo à solicitação da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 7817) contra o encerramento antecipado do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), alegando violação ao princípio da anterioridade tributária e insegurança jurídica para o setor.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o pedido partiu de uma demanda do setor de bares e restaurantes, que se viu extremamente prejudicado com a medida. O Departamento Jurídico da FBHA ofereceu parecer econômico e contábil, apontando os impactos nas empresas do setor.

Ação no STF busca reverter término do Perse

Em 14 de maio de 2025, a CNC, por solicitação da FBHA, ingressou com a ADI nº 7817 no STF, contestando a extinção do Perse prevista para abril de 2025. A ação argumenta que a revogação do benefício fiscal contraria o princípio da anterioridade, previsto na Constituição Federal, o Código Tributário Nacional e a Súmula 544 do STF. Em caráter liminar, solicita-se a suspensão do término do programa até o julgamento final da ação.

Impactos no setor de hospedagem e alimentação

A FBHA destaca que a medida gerou significativa insegurança jurídica para empresas de hospedagem e alimentação. O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, afirma:

“Tal medida gerou muita insegurança jurídica nas empresas de nosso setor. Acreditamos que esta ADI trará resultados mais concretos que mitigarão este imbróglio.”

Além disso, a CNC aponta que a falta de divulgação dos relatórios bimestrais pela Receita Federal, uma das condições para extinguir o Perse, impediu que as empresas pudessem se organizar para o término do benefício, agravando a insegurança jurídica no setor.

Sobre a FBHA 

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.

É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.

Festival de Inverno movimenta a adega Cave do Douro no Royal Palm Plaza

0
Raclette no Festival de Inverno do Cave do Douro - Foto: divulgação
Raclette no Festival de Inverno do Cave do Douro - Foto: divulgação

Com a chegada das estações mais frias, como outono e inverno, o paladar do público muda. Cresce a procura por pratos quentes e experiências gastronômicas diferenciadas. Alinhada a essa tendência, a elegante Adega Cave do Douro, no Royal Palm Plaza Resort, reabre suas portas. Tradicional no calendário do resort, o Festival de Inverno retorna com fondues, raclette, caldos especiais e uma carta de vinhos selecionada para a temporada.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a edição 2025 do Festival de Inverno da Adega Cave do Douro terá três meses de duração, com início no dia 23 de maio e se estende até 17 de agosto. Para que os clientes – hóspedes ou passantes – desfrutem da melhor experiência, o chef Marcelo Pinheiro desenvolveu um cardápio especial, com uma variedade de opções, desde os clássicos e tradicionais fondues e caldos, ao raclette, prato de origem suíça.

De entrada, os amantes da boa gastronomia de inverno terão couvert composto de cesta de pães, manteiga de alho e ervas, patê do dia e croudités. A sopa de cebola com vinho branco gratinada com torradas e queijo emmental e o creme/sopa do dia são opções de comidas mais leves.

Um dos pratos especiais do Festival de Inverno é o queijo raclette derretido na hora, servido com batatas bolinha cozidas ou country, presunto cru, pastrame, lombo canadense, copa, cebolinhas com pepinos em conserva e baguette e pão italiano.

Para quem não dispensa o clássico fondue, o menu terá duas opções do savoyarde & filé mignon, um tipo de fondue tradicional da região da Sabóia, na França. Trata-se de uma combinação de cubos de filé mignon grelhados ou brochete de camarão, servidos com fondue de queijos emmental e gruyère no vinho branco. Acompanha batatas bolinha cozidas ou country, seleção de molhos, baguette e pão italiano

De sobremesa, um fondue de chocolate meio-amargo derretido ao licor Grand-Marnier, servido com pequenas carolinas recheadas de sorvete de creme, suspiro, damasco seco e frutas frescas.

Para harmonizar cada opção do menu, a Adega Cave do Douro oferece cerca de 90 rótulos de vinhos, com um sommelier disponível para sugerir combinações perfeitas.

O Festival de Inverno do Royal Palm Plaza Resort proporciona uma experiência única para os amantes da culinária e dos bons vinhos. Com uma atmosfera acolhedora e um menu requintado, a adega Cave do Douro é o destino perfeito para uma experiência gastronômica memorável.

Festival de inverno
Fondue é um dos menus disponíveis durante o Festival – Foto: Pixabay

Festival de Inverno do Royal Palm Plaza Resort

  • Data: 23 de maio a 17 de agosto
  • Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 19h às 22h30
  • Local: Adega Cave do Douro – Royal Palm Plaza Resort, em Campinas
  • Reservas: (19) 99800-5307 (WhattsApp) ou festivaldeinverno@royalpalm.com.br