A Saborosa Estadia em Machadinho Thermas Resort Spa

Continua depois da publicidade

Gastronomia internacional valoriza pratos com toques da erva-mate


Por Gisele Passos*

Não há uma única pessoa que não goste de refeições em hotéis. Um empreendimento em
especial, localizado no interior do Rio Grande do Sul, tem despertado os sentidos e aguçado o paladar de seus hóspedes. É o Machadinho Thermas Resort Spa, que neste ano completa 10 anos de atuação.

Veja também as mais lidas do DT

O empreendimento oferece pensão completa com quatro refeições em todos os seus pacotes, o que leva o hóspede a necessariamente desfrutar da sua culinária regional, nacional e internacional, tudo temperado com um toque de erva-mate. Este ingrediente, aliás, torna o buffet curioso: farofa, bolos, pães e até suco trazem-na como item indispensável.

O Machadinho Thermas Resort Spa oferece um menu diverso e delicioso (Crédito Carlos Alves)
O Machadinho Thermas Resort Spa oferece um menu diverso e delicioso (Crédito Carlos Alves)

A proposta desta boa mistura veio do chef Marcos Santos, que trabalha há oito anos no empreendimento, em parceria com o CEO do Resort, Juarez Tavares. ”Começamos a introduzir algumas coisas diferentes e passamos a elaborar receitas com erva-mate, com a cambona”, lembra o chef. A cambona 4, aliás, é uma erva nativa de Machadinho e que será a primeira do Estado a ter uma indicação geográfica. Ela é a responsável pelo blend especial da culinária das Thermas.

Entre os carros-chefes do cardápio de Machadinho estão o suco, o bolo, o empadão e os molhos de pratos quentes. A coloração verde dos preparados não deixa dúvidas de seu ingrediente especial. As sobremesas também levam o toque especial do chef William Pereira, que reforça o time do hotel desde 2022. Ele é o responsável pela confeitaria, que também traz receitas com erva-mate, todas criadas por lá. “Costumo combinar os ingredientes, é como uma dança, não uso receitas prontas”, diz William. Entre seus destaques estão o quindim, o mousse e o cuque com cambona 4 no preparo.

Chef confeiteiro William com seus quindins de erva mate (Crédito: Carlos Alves)
Chef confeiteiro William com seus quindins de erva mate (Crédito: Carlos Alves)

O chef Marcos Santos, natural de Fraiburgo (SC) e criado em Balneário Camboriú (SC) começou sua carreira em um hotel em Itapema, no estado catarinense. Responsável pela gestão da cozinha de Machadinho Thermas, ele coordena cerca de 40 pessoas, em três turnos de trabalho, servindo em média 30 pratos no buffet e de 900 a 1200 refeições por dia.

Além dos pratos com cambona 4, o local conta com refeições temáticas, italiana, oriental, frutos do mar, opções sem glúten e lactose, com preparos em sua maioria artesanais. “Nossos pratos quentes tem pouca gordura, sal equilibrado, com atenção para o celíaco, que tem um tratamento especial com menu especializado”, finaliza Marcos Santos.

Chef Marcos Santos, do Machadinho Thermas Resort Spa (Crédito Carlos Alves)
Chef Marcos Santos, do Machadinho Thermas Resort Spa (Crédito Carlos Alves)

*Jornalista viajou a convite da Abrajet Nacional e do Machadinho Thermas Resort Spa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade