AccorHotels: uma forma pós-moderna de fazer hotelaria

Continua depois da publicidade

RETRÔ 2018 – publicado dia 24 de fevereiro

Para 2018 o grupo hoteleiro pretende chegar a 400 hotéis abertos

Por Paulo Atzingen

Embora seus principais dirigentes no Brasil sejam naturais da França e falem com aquele sotaque inconfundível, a AccorHotels tem todas as características de empresa de vanguarda, plurinacional e com um posicionamento transparente junto aos seus acionistas, funcionários e público consumidor. Na apresentação de seus números totais para a América do Sul nesta quinta-feira (22) em São Paulo, foi possível constatar – e seus dirigentes transparecem isso – que mais que sucesso econômico e rentabilidade, o grupo possui um cuidado com o processo de fazer hotelaria e administrar hotéis, muito mais do que implantar e plantar hotéis. “Nosso negócio para ser consolidado, no âmbito do plano 2020 tem quatro pilares estratégicos: valorização dos colaboradores, paixão pelo cliente, plataforma de distribuição e melhor relação com o investidor”, enumerou Patrick Mendes, CEO da AccorHotéis América do Sul.

Esses quatro eixos, segundo Patrick, estabelecem um circulo virtuoso, entre investidores e operadores, mas que necessitam de uma economia estável e um ambiente político também estável. “É evidente que temos riscos e eles são dois: o controle da inflação e a questão política que indiretamente afeta o mercado”, prognosticou o executivo, acrescentando: ‘É sintomático, quando a taxa selic baixa, os investidores ficam mais confiantes”, ilustrou.

Veja também as mais lidas do DT

Números 2017

E esta confiança ficou expressa nos números do ano passado, apresentados hoje: A rede AccorHotels abriu 52 hotéis na América do Sul – incluindo aí as unidades adquiridas do grupo BHG – passando a operar, só no Brasil, 283 hotéis (cerca de 45 mil quartos). Na América do Sul o grupo hoteleiro opera 329 unidades e a meta é até 2020 chegar ao emblemático número de meio milhar.

Volume de Negócios

“O ano passado foi um ano de transição, esperamos que 2018 seja tão bom quanto foi o último trimestre de 2017”, afirmou Patrick Mendes.

Numericamente falando, o volume de negócios da América do Sul cresceu 1,7% em 2017. Os países Colômbia, Chile e Peru foram destaque no desenvolvimento de novas unidades. Na Colômbia, o grupo já possui nove hotéis em operação e sete em desenvolvimento. No Chile atualmente a Accor possui 15 hotéis e 14 em desenvolvimento e, no Peru, são seis hotéis já funcionando, sendo oito em implantação. Questionado pelo DIÁRIO porque a Argentina possuía apenas dois hotéis em processo de implantação, além dos 10 já instalados, Patrick foi claro: “A Argentina sai de um processo político e econômico muito difícil. Lá os custos (de implantação) são muito elevados, mas o principal ponto é a rentabilidade das unidades que não atraem novos investidores. Mas o pior já passou. Estamos trabalhando com o governo novas perspectivas”, afirmou.

Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul (Crédito: Ana Azevedo)
Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul (Crédito: Ana Azevedo)

Além do tradicional

Experiências únicas, mergulhos sensoriais, tecnologia como interface para os relacionamentos entre outros adjetivos servem para dar uma ideia do que pretende oferecer a AccorHotels aos seus hóspedes. Em duas palavras: design e a inovação tecnológica. “Queremos ir além do tradicional, isso não quer dizer que não teremos mais padrão. Um exemplo é a própria marca íbis, e não apenas a íbis style, que sairá totalmente da caixa”, afirma Franck Pruvost, diretor de operações da marca na América Latina. Diversos hotéis do grupo receberão o selo “Innovation Room”, um conceito da Accor Hotels que propõe design moderno, inovação e elementos tecnológicos de ponta.

Para 2018 o grupo hoteleiro pretende chegar a 400 hotéis abertos, com todas as suas marcas, desde as econômicas, passando pelas midscale até as de luxo.

Pós-modernidade

Essa pós-modernidade em fazer negócio fica ainda mais expressa quando seus dirigentes apresentam os números relacionados a Responsabilidade Social. Em 2017, 100% dos hotéis da América do Sul aderiram ao programa Planet 21, compromisso que a empresa tem de desenvolvimento sustentável global. “Mais de 500 mil mudas de árvores foram plantadas por meio do Plant for the Planet, atingimos a marca de 148 hotéis com hortas urbanas e cerca de 30% dos nossos hotéis têm alguma fonte de energia renovável e de reutilização de água”, afirmou Antonietta Varlese,  VP de Responsabilidade Social Corporativa da Accor Hotels.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade