Acordo entre Embratur e CNC garantirá apoio do Sesc e Senac

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O acordo entre Embratur e CNC garantirá apoio do Sesc e Senac na promoção do turismo e no financiamento para Embratur 

Nesta quarta-feira (24), a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC) chegaram a um acordo para que o Sesc e Senac apoiem ações de promoção internacional do turismo realizadas pela agência. Além disso, o acordo, feito em conjunto com o Planalto, também incluiu o compromisso do Governo Federal de garantir novas fontes de receita para a Embratur.

Com o acordo, através da prestação de serviços de apoio ao turismo internacional, Sesc e Senac destinarão R$ 100 milhões por ano à Embratur. Pelos próximos 48 meses, as ações serão realizadas, somando R$ 400 milhões.

Inclusive, a direção da Embratur se reunirá com representantes das entidades para elaborarem juntos um plano de trabalho. Já o presidente Marcelo Freixo se encontrará com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Para então encaminhar o suporte do governo à Agência.

“Essa foi uma vitória do diálogo. Fechamos um acordo que tem dois pilares: parceria com o Sesc e o Senac para promover o turismo e a garantia do apoio do governo federal para garantir fonte de receita para a Embratur. Esses acordos são fundamentais para que a agência, que vai completar 57 anos de fundação neste ano, não tenha que paralisar as atividades em 2024 por falta de dinheiro”, explicou Freixo.

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Ele destacou que o planejamento da Embratur é fazer com que a quantidade de turistas estrangeiros que entram em nosso país saltem de 6 milhões para 8 milhões em quatro anos.

“Isso significa cerca de R$ 10 bilhões a mais em nossa economia a cada ano, é mais demanda para construir hotéis, ampliar aeroportos, construir parques e museus, é mais demanda no comércio e nos restaurantes, mais emprego e renda em todo o país”, detalhou Freixo.

O presidente da Embratur também ressaltou que o debate sobre o financiamento da agência foi fundamental para colocar o turismo na agenda nacional. Além de mostrar para os brasileiros a relevância econômica do setor para o desenvolvimento econômico do país.

“A cada R$ 1 que a gente investe na promoção internacional, R$ 20 entram na economia através do consumo dos nossos visitantes. O turismo movimenta mais de 500 atividades econômicas, principalmente do setor do comércio e serviço. E emprega, formalmente, 7 milhões de brasileiros. Estamos falando de uma atividade econômica estratégica”, afirmou.

Investimento do Brasil na promoção do turismo internacional ainda é pequena

Ainda, Marcelo Freixo lembrou que, quando o assunto é investimento na promoção internacional do turismo, o Brasil está atrás dos vizinhos latinoamericanos. De acordo com dados de 2019 que a Embratur levantou, o México investiu US$ 490 milhões; a Colômbia, US$ 100 milhões; e Peru e Argentina destinaram ao setor US$ 64 milhões e US$ 60 milhões, respectivamente.

Já o Brasil investiu apenas US$ 13 milhões naquele ano, ficando muito atrás dos principais concorrentes. “É inaceitável que um país das dimensões territoriais e econômicas do Brasil, com um leque variado de destinos e atrações turísticas incomparáveis, invista tão pouco na promoção e fique tão atrás dos nossos vizinhos. Nós temos potencial de gerar muito mais emprego e renda através da Embratur”, disse.

Para saber mais, acesse o site oficial da Agência.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

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