MSC Euribia fará 1ª viagem do mundo com zero emissões líquidas; veja como funcionará
Na próxima semana, a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC operará, , a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa.
Isso acontecerá quando o MSC Euribia, o mais recente navio da MSC Cruzeiros, movido a gás natural liquefeito (GNL), deixar o seu estaleiro em Saint-Nazaire, na França, onde está atualmente. Então, ele navegará a caminho de Copenhague, na Dinamarca, o local de sua cerimônia de inauguração.
Além disso, o MSC Euribia, 22º navio a se juntar à frota da Companhia, navegará durante quatro dias, partindo de Saint-Nazaire para Copenhague. Ele atingirá zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa, demonstrando que isso é possível no mercado de cruzeiros atualmente. Inclusive, no dia 3 de junho, o navio partirá do porto francês e tem chegada prevista à cidade dinamarquesa no dia 7 de junho.
“Mais um passo significativo”
Sobre essa conquista, o Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, Pierfrancesco Vago, afirmou: “Esta primeira viagem, com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, do nosso mais recente navio, o MSC Euribia, leva a mais um passo significativo na nossa jornada de descarbonização e demonstra, acima de tudo, a extensão do nosso compromisso. “
A MSC Cruzeiros adquiriu 400 toneladas de bio-GNL. Afirmando assim o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. A Companhia também é a primeira operadora de cruzeiros marítimos do setor a comprar bio-GNL como uma fonte de combustível que tem reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.
Vago também prosseguiu: “No entanto, não podemos fazer isso sozinhos. Dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil, para alcançar a descarbonização, todos temos que trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala.”
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“A nossa compra de bio-GNL enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que há procura por combustíveis mais limpos por parte das companhias de cruzeiro e de toda a indústria marítima, mas precisamos que os governos, produtores e consumidores finais colaborem e aumentem a disponibilidade dessas fontes de energia novas e tão necessárias”, complementou.
MSC Euribia fará 1ª viagem do mundo com zero emissões líquidas: veja como funcionará
Por meio de um sistema de balanço de massa, método mais eficiente do ponto de vista ambiental, a navegação com zero emissões líquidas utilizará o bio-GNL. Com esse método, proporcionará os benefícios do biogás renovável.
Além disso, toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às Energias Renováveis, também conhecida como RED II. Ainda, a International Sustainability & Carbon Certification ceritificou cada lote individual do total de bio-GNL produzido.
Michele Francioni, SVP, MSC Cruzeiros, acrescentou: “A primeira viagem do MSC Euribia será um feito incrível e representa anos de compromisso e determinação. Deverá provar que temos a capacidade de operar numa base de zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa com a tecnologia de navios existente”.
“Isso é apenas o começo. Estamos empenhados nesta transição e a colocar em prática tudo o que estiver ao nosso alcance para facilitar isso. Não é possível fazê-lo sem que combustíveis alternativos como o bio-GNL, o e-GNL, hidrogênio verde ou o metanol verde, sejam amplamente disponibilizados em grande escala para concretizar plenamente a visão de cruzeiros com zero emissões líquidas”, complementou.
MSC Cruzeiros conta com apoio e uma verdadeira força-tarefa para operação
Para a viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa, a MSC Cruzeiros tem tido apoio essencial: da empresa nórdica de energia Gasum. Ela é uma produtora líder de biogás e processadores de frações de resíduos biodegradáveis na região.
Além disso, a velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram definidos especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores, de modo a minimizar o consumo de combustível.
Ainda, especialistas dedicados à eficiência energética, tanto da MSC Cruzeiros como do construtor do navio, o Chantiers de L’Atlantique, estarão a bordo. Eles irão monitorar e otimizar todos os detalhes da viagem. Para isso, trabalharão com o Comandante do navio, Capitão Stefano Battinelli, e o Engenheiro Chefe do MSC Euribia, Pasquale Mastellone.
MSC Euribia fará 1ª viagem e especialistas em terra monitorarão operação
Já os especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros em terra, baseados em Londres, irão monitorar e otimizar continuamente todos os sistemas a bordo. Tudo isso para diminuir a demanda de energia. Além de identificar oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real. Ao mesmo tempo, mantendo um elevado conforto para todos os passageiros a bordo.
Isso incluirá uma série de medidas, desde a configuração dos motores até a velocidade dos ventiladores de ar-condicionado individuais das cabines dos hóspedes. Juntamente com a otimização do itinerário e da velocidade. Então, todas as iniciativas combinadas resultarão em economia de energia para reduzir o consumo de combustível.
Ainda, os novos navios da MSC Cruzeiros são flexíveis em termos de combustível. Isso porque podem acomodar uma vários combustíveis renováveis, que estão disponíveis atualmente e espera-se no futuro.
A utilização de GNL fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito de estufa. Isso quando comparado com os combustíveis marítimos convencionais. Além disso, praticamente elimina todas as emissões de óxido de enxofre e partículas, reduzindo também em 85% os óxidos de nitrogênio.
Para saber mais, acesse o site oficial da companhia.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.