Desde o final de 2019, quando o coronavírus se manifestou pela primeira vez na China, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, acompanha o desdobramento da situação no país e no mundo. Sempre em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde, a BH Airport, concessionária do aeroporto, segue as orientações das instituições, de olho na segurança de passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária.
EDIÇÃO DO DIÁRIO
“O aeroporto opera conforme os protocolos do Ministério da Saúde, previstos para casos como esses, com colaboradores treinados e equipados para prevenir e combater o coronavírus. Além disso, o terminal faz parte de um grupo de trabalho, que reúne autoridades envolvidas, para que as medidas necessárias sejam sempre tomadas conjuntamente”, ressalta Nicolau Maranini, gestor de Marketing, Comunicação e Ouvidoria da BH Airport.
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Ele explica que, neste momento, o aeroporto também reforçou os procedimentos de limpeza e desinfecção nas áreas públicas e banheiros, e intensificou essa higienização na área de desembarque internacional. Há avisos sonoros frequentes relacionados ao coronavírus, houve reforço na orientação para notificação imediata de casos suspeitos da doença no terminal e há orientação para utilização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), conforme os protocolos.
Para completar, o aeroporto divulga constantemente informações de sintomas e medidas preventivas contra o coronavírus para passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária em suas redes sociais, website, panfletos e cartazes, além de vídeos informativos. Internamente, os profissionais também estão sendo orientados e tem acesso às informações e recomendações da Anvisa frequentemente por meio dos canais de comunicação da concessionária.
O aeroporto opera dentro da normalidade, para esse tipo de situação, e orienta os passageiros para que, em caso de dúvidas sobre viagens, que procurem as companhias aéreas.