Medidas Jurídico-empresariais para enfrentar o Coronavírus – Por Marcelo Soares Vianna*

Continua depois da publicidade

As medidas de contenção ao coronavirus acarretarão um impacto sem precedentes na economia, afetando empresas de praticamente todos os setores. Diante deste cenário, muitos empresários e gestores tomam decisões precipitadas pautadas pela emoção do momento, colocando em risco a sobrevivência da empresa. Contudo, por pior que se afigure cenário, uma análise profissional e pragmática sobre a situação da empresa poderá minimizar substancialmente as sequelas da crise que se instala, garantindo a continuidade do negócio.

O primeiro passo é eleger um equipe responsável para analisar a situação de forma racional, hipótese em que o envolvimento de profissionais externos das áreas financeira e jurídica revela-se altamente recomendável, pois, além de deterem o conhecimento técnico para tanto, serão capazes de abordar o problema de forma isenta, sem envolvimento emocional.

O grupo selecionado trabalhará conjuntamente (por vídeo conferência…) para estruturar e implementar uma estratégia jurídico-financeira com táticas para enfrentamento da crise que se instala, objetivando a geração de caixa mediante remanejamento de passivo tributário, trabalhista, bancário, locatício, etc., o que envolverá, dentre outras ações, o atento monitoramento às oportunidades geradas a partir da publicação de medidas e normas governamentais para combater a atual crise econômica.

Veja também as mais lidas do DT

Tais ações poderão garantir a sobrevivência da empresa nesses próximos meses. Porém, o grau de efetividade de tais medidas está diretamente relacionado com a celeridade com que serão implementadas. A partir da crise que instala, a agilidade do empresário ou gestor em lançar um olhar racional e profissional sobre seu negócio poderá significar a salvação de sua empresa.

———————-

* Marcelo Vianna é advogado empresarial, sócio do escritório Vianna, Burke & Oliveira Franco (www.voef.com.br). Para maiores informações a respeito do texto acima, está disponível pelo e-mail marcelo@veof.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade