“A necessidade de conectividade num país continental, como o nosso, força os empreendedores a buscarem alternativas de locomoção e logística” afirma o diretor operacional do empreendimento
Edição DIÁRIO com agências
Dos 5.600 municípios brasileiros, apenas 100 são atendidos por voos regulares da aviação comercial convencional, deixando 5.500 fora dessa rota aérea.
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O número é apenas uma amostra do quanto esse mercado ainda pode ser desbravado no Brasil pelo setor da aviação de negócios ou aviação executiva.
A análise é do empresário, piloto e consultor Francisco Lyra, que falou para empresários e autoridades políticas durante lançamento da pedra fundamental do Antares, polo aeronáutico que está sendo construído na cidade de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia, em Goiás.
Na ocasião, o nome de Francisco Lyra também foi oficializado como diretor operacional do futuro aeroporto executivo.
“A necessidade de conectividade num país continental, como o nosso, força os empreendedores a buscarem alternativas de locomoção e logística. A aviação de negócio consegue conectar cerca de três mil municípios brasileiros, bem mais do que os pouco mais de 100 municípios com voos regulares oferecidos pela aviação comercial”, diz Lyra.
O empreendimento
Quando estiver em operação, o Antares irá gerar mais de 2.200 empregos diretos, chegando ao número de mais de 3.000 postos levando em conta o período de construção.
As obras já foram iniciadas. Ao todo, a construção do empreendimento será dividida em cinco fases. A primeira está prevista para ser concluída em 2024, com 72 lotes entregues, pista de pouso funcionando, área de embarque e desembarque e infraestrutura para hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e a área fechada com portaria monitorada.
A pista de pouso e toda a pavimentação do empreendimento será feita com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o material mais utilizado hoje em dia em pistas de aeroportos pelo Brasil. Cerca de 4.500 toneladas serão usadas apenas para a construção da pista.
O Antares possui 2,096 milhões de m² de área total, dos quais 611 mil m² de área vendável, distribuídas em 455 hangares. Também contará com uma ampla estrutura de apoio como lojas, restaurantes e um hotel executivo, com uma pista que será capaz de receber todos os modelos de aviação geral e jatos executivos.
PC