Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo estão recebendo visita da agência Black History Studies, com sede no Reino Unido, em atrativos voltados para o Afroturismo
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A agência de viagens de turismo receptivo Viare Travel está realizando esta semana um FAM tour dedicado ao Afroturismo no Brasil para a equipe da Black History Studies, agência baseada em Londres. Com o apoio de parceiros locais, o roteiro vai visitar alguns dos mais importantes locais da herança e história africanas no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a Viare Travel reforça neste roteiro o protagonismo negro e feminino em toda a sua operação. Para este fim, buscou apoio de suas parceiras Rota da Liberdade (SP), Rio Encantos (RJ) e SK Tours: Like a Sotero (BA), todas operadoras locais que, como a Viare, acreditam que o turismo brasileiro por muito tempo ignorou a herança africana e seu protagonismo cultural. Hoje elas trazem o enfoque do afroturismo, que tem sido muito solicitado por turistas internacionais.
A Black History Studies, além de oferecer cursos sobre a história do continente africano e a herança diaspórica, facilita excursões em diferentes partes do mundo para os seus alunos. Inspirada por uma forte demanda de seus alunos para conhecer o Brasil, a Black History Studies se juntou à Viare Travel, que é especializada no turismo responsável pelo Brasil, para criar um roteiro que retrata a herança africana no País.
Outros guias e operadoras em destinos como São Paulo e Paraty também contribuem, completando um itinerário rico de 15 dias, com foco nas contribuições da diáspora africana, desde a colonização do território brasileiro, até os dias de hoje, em contato com imigrantes recentes de países africanos e a cultura negra nos estados visitados.
Atividades que se destacam no roteiro incluem as mais conhecidas do afroturismo brasileiro, como a Pequena África, no Rio de Janeiro (Rio Encantos), uma visita ao Quilombo da Fazenda, em Ubatuba – SP (Rota da Liberdade), e um dia em Cachoeira da Bahia, passando pelo Quilombo Kaonge (SK Tours). Mas, no intuito de ir além, o roteiro também conta com visitas à periferia do Rio de Janeiro, com o negócio social Guiadas Urbanas, uma aula de culinária com Flávia Alves, labassê e proprietária do Quintal de Mãe, em Paraty, uma visita ao Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora (SP) e uma visita à sede da Sociedade Protetora dos Desvalidos, em Salvador.
Conscientes de que a cultura afrobrasileira se estende além destes três estados, a Viare Travel e suas parceiras entendem que o roteiro tem o objetivo de dar uma iniciação à história da herança africana brasileira, incentivar o gosto para viajar pelo país e conhecer mais estados em futuras viagens.
O roteiro, com suas adaptações pós-FAM tour, será oferecido pela Black History Studies, com coordenação da Viare Travel e seus parceiros, duas vezes por ano, a partir de 2025. A diretora do Black History Studies, Charmaine Simpson, já afirmou que “pelo interesse e lista de espera atual, temos certeza de que todas as saídas se esgotarão. O interesse pelo afroturismo no Brasil é enorme”.