“Agora curta! Você está em Arraial d’Ajuda, na Bahia”

Continua depois da publicidade

São 20 km de praias de águas mornas e transparentes, perto de rios, coqueirais e falésias coloridas. Vizinha de Porto Seguro, esse local proporciona sossego, aconchego, lazer e vida noturna bem descolada

por Eduardo Andreassi (Especial para o DIÁRIO)


Um vilarejo de pouco mais de 850 pessoas nos anos 80 – nativos e turistas do mundo todo que foram a passeio e por lá foram ficando -, transformou-se em um distrito com proporções de cidade, hoje com mais de 20 mil habitantes. A beleza de suas praias e sua natureza, harmonizada com o ar aconchegante de um vilarejo com uma estrutura de cidade grande, dão a Arraial d’Ajuda um potencial mais do que suficiente para atrair, no ano inteiro, milhares de  turistas de várias partes do Brasil e do Exterior.

 

Sendo distrito de Porto Seguro e localizado a 5 km do mesmo, Arraial d’Ajuda é considerado um dos vilarejos mais charmosos do Brasil. Seu grande público é sem sombra de dúvidas, os casais, famílias e jovens, que frequentam seus bares sofisticados, as transadas lojas de artesanato e de roupas e apreciam a excelente gastronomia da região.

Veja também as mais lidas do DT

 

Além disso, bons hotéis da região, pensando em um público mais restrito e com alguma dificuldade de locomoção, proporcionam estrutura e serviços que facilitam a locomoção e entretenimento de seus hóspedes.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 (Crédito: Eduardo Andreassi)

Explorando Arraial d’Ajuda

  • Largo da Ajuda – O centro histórico da vila, tombado pelo Iphan, compreende a singela igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 e que abriga um lindo mirante. De lá é possível visualizar o encontro do rio Buranhém com o mar. 

 

  • Passeios por láNão deixe de ver artigos de decoração, roupas e acessórios no lado oposto do Largo da Ajuda e apreciar a feirinha de artesanato e atrações musicais. Artesãos vindos de todos os cantos do Brasil e instalados em Arraial há anos, mostram suas habilidades com as peças que produzem, com toques de simpatia e calma, que só o baiano tem.
Artesanato, restaurante e lojinhas para os turistas (Crédito: Eduardo Andreassi)
  • Praias – Arraial d’Ajuda oferece praias para todos os gostos. Desde as mais badaladas até as mais isoladas e tranqüilas. Aproveite e explore as lindas e paradisíacas praias de Mucugê, Araçaípe, dos Pescadores e Apaga-Fogo. À direita de Mucugê, a praia central de Arraial d Ajuda, está a badalada praia do Parracho. Continuando, chega-se à Pitinga, uma praia mais tranquila. Mais adiante fica a isolada Taípe, a praia mais afastada e selvagem de Arraial d´Ajuda – cerca de duas horas de caminhada partindo da vila. O cenário compensa: a praia abriga as mais imponentes e belas falésias do Sul da Bahia, chegando a 45 metros de altura.

 

  • Vida noturna – se é final de tarde e quer curtir até altas horas da manhã, você deve ir à Rua do Mucugê e Beco das Cores. Galera bonita de todas as regiões curtem boas músicas e paqueras, embalados pelo clima gostoso e alegria dos freqüentadores. Afinal, você está a passeio aqui na Bahia!
Praia do Espelho (Crédito Eduardo Andreassi)

De uma esticada até Trancoso e Caraíva 

Trancoso é a próxima parada para quem está no Arraial d’Ajuda. É uma simpática vila distante 26 quilômetros de Porto Seguro, com traçado urbano típico dos jesuítas, formando uma grande praça conhecida como “o Quadrado”, que na verdade é um retângulo rodeado de casinhas coloridas, restaurantes e lojinhas.

O anoitecer lá é uma atração à parte. As lojas e restaurantes acendem suas fachadas, criando um belo espetáculo de luzes mesclando com as construções do local e sua natureza, proporcionando um ar de aconchego.

Praia do Espelho – Caraíva

Considerada uma das mais lindas do Brasil, é uma ótima opção para quem quer sossego, sol e mar e curtir areia branca e águas claras. Localizada no distrito de Caraíva a mais ou menos 1h30 de Arraial d’Ajuda.  O nome Praia do Espelho na verdade (Praia do Curuipe na denominação oficial) é um apelido que nasceu devido ao efeito provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais formadas no mar durante a maré baixo.

O Quadrado “retangular” de Trancoso

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro.

De Porto Segura para Arraial d’Ajuda há balsas que funcionam 24h.  A travessia de balsa dura cerca de dez minutos (saídas a cada 30 minutos; entre 1h e 7h, a cada hora). De carro pela BR-101, tome a saída em Eunápolis – de lá são cerca de 70 km até Arraial.

Como circular

Atrações, pousadas, barracas e restaurantes concentram-se em dois pontos: a Estrada da Balsa e a Rua do Mucugê. A Estrada da Balsa é via de entrada para quem vem de Porto Seguro e dá acesso direto à praia. Para chegar ao centro, a caminhada é longa, mas vans fazem o trajeto ao longo de todo o dia. Na Rua do Mucugê e arredores, circule a pé.

Para quem se hospeda nas estradas do Alto Mucugê ou da Pitinga, o mais indicado é ir com carro próprio para se deslocar entre as praias.

Caminhadas de praia a praia 

Caminhar de uma praia a outra é algo muito comum (e interessante) nessa região. É recomendável que se faça na maré baixa. Para isso, consulte a Tábua das Marés e verifique o horário em que a maré estará mais baixa.

Distâncias 

De Porto Seguro a Arraial d’Ajuda – 5 km

De Porto Seguro a Vitória – 612 km
De Porto Seguro a Belo Horizonte – 952 km

De Porto Seguro ao Rio de Janeiro – 1100 km.
De Porto Seguro a São Paulo – 1482 km
De Porto Seguro a Goiânia – 1698 km


Serviços  

Dispondo de uma vasta rede hoteleira em Arraial – são cerca de 850 pousadas ou hotéis da região. -, citamos o Saint Tropez Praia Hotel (http://saint-tropez.com.br/ )  por oferecer uma infraestrutura perfeita para o conforto do turista. Massagens, loja de souvenirs, gastronomia internacional, passeios de lancha, ultraleve e quadriciclo, além de translado até a vila, são uns dos serviços oferecidos.

Localizado na Praia do Parrancho, o hotel está bem ao lado de uma das praias mais lindas do Brasil. A Praia Taípe.


*O Jornalista Eduardo Andreassi viajou a convite do Saint Tropez Praia Hotel  

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade