O gancho de fontes de água termais traz boas perspectivas para o Turismo local
Por Gisele Passos*
Há 20 anos, a pacata cidade de Machadinho, no Rio Grande do Sul, não é a mesma. A partir de uma estratégia municipal o local passou a investir no Turismo como atividade econômica, oferecendo mais uma opção de trabalho para a comunidade, até então focada na agricultura.
Veja também as mais lidas do DT
“Pessoas competentes vieram a se aliar ao poder público e o primeiro passo para desenvolver o turismo é fazer a população vivenciar o Turismo, que é uma indústria sem chaminé”, conta o prefeito de Machadinho, Alcir Grison.
Há duas décadas o município vivencia, então, a transformação a partir das águas termais, cuja temperatura chega a 45º C, e da erva-mate, que tem uma espécie nativa da região, a Cambona 4, que terá a primeira indicação geográfica do Rio Grande do Sul a ser oficializada nos próximos meses. Os atrativos não deixam a desejar. O local possui a cascata do Tigre, com uma queda d´água de 75 metros no meio da mata nativa; o Museu Mirante das Torres, que permite uma vista ampla da região; Museu Alma Campeira, que conta a história do município; e a Usina Hidrelétrica Machadinho, com sua barragem de 43 metros.
Mais atrativos em vista
A parceria da prefeitura de Machadinho com as Thermas, deve proporcionar mais atrativos
para a região. Está sendo construído o Lago Thermas, que terá uma estrutura de 4,5 hectares, podendo chegar a 6,8 hectares, com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões. Na orla haverá ciclovia, pista de passeio, paisagismo e visa atrair os esportes náuticos.
Em paralelo à construção do lago, o Machadinho Thermas Resort Spa também está programando investimentos no parque termal, que é uma das grandes atrações do município gaúcho. Estão construindo canchas cobertas, reformas nas piscinas adulta e infantil, nova praça de alimentação, novas piscinas (o empreendimento já conta com dez) e um espelho d´água. “Neste ano o hotel completa 10 anos, é um bebê. O Turismo de Machadinho é muito jovem. Mas já estamos colhendo os frutos”, finaliza o CEO do Machadinho Thermas Resort Spa, Juarez Tavares.
Machadinho (RS)
População: 5.735 habitantes (IBGE, censo 2022)
Distância de Porto Alegre: 347 km
Distância de Florianópolis: 423 km
Distância de Curitiba: 447 km
Vocação para o Turismo: Lazer, Aventura, Gastronômico, Náutico (em breve)
Atrativos: águas termais a 45 o C e erva-mate nativa (Cambona 4)
*Jornalista viajou a convite da Abrajet Nacional e do Machadinho Thermas Resort Spa.