(Bloomberg) — Na primeira grande feira comercial do setor aeroespacial desde o surgimento da pandemia, os desafios são particularmente grandes para uma das duas grandes empresas de aviação que dominam o mercado global.
Como de costume, os holofotes durante o Farnborough International Airshow no sul da Inglaterra na próxima semana se concentrarão na batalha entre Airbus e Boeing por pedidos, com anúncios rápidos, muitas vezes de última hora, que provavelmente fornecerão paralelos tranquilizadores com as exposições comerciais pré-Covid. Mas nunca antes a competição pendeu tanto a favor da Airbus.
A Airbus cresceu na última década e conquistou cerca de 70% do segmento de fuselagem estreita, de longe a categoria de aeronaves mais utilizada. Enquanto isso, a Boeing luta em várias frentes: há problemas de qualidade com seu 787 Dreamliner, dúvidas sobre a aprovação regulatória de sua aeronave Max 10 e a necessidade de vender o 737 Max após dois acidentes fatais. O sucessor gigante do 777 está atrasado há anos .
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Isso deixa a Boeing sob pressão muito maior para garantir pedidos em Farnborough, de acordo com a analista da Jefferies Sheila Kahyaoglu.
“A Boeing está começando com uma base mais baixa em termos de impulso de pedidos”, disse ela. Se a Boeing não conseguir vencer a Airbus na feira, “continuará a perder sua participação de mercado”.
Tanto a Airbus quanto a Boeing já anunciaram uma enxurrada de acordos significativos este ano, o que pode limitar quantas vendas de sucesso ainda restam em Farnborough. A IAG finalmente se comprometeu em maio com um pedido do 737 Max acordado pela primeira vez no Paris Air Show em 2019, enquanto a Airbus obteve um grande negócio avaliado em US$ 37 bilhões de quatro companhias aéreas chinesas no mês passado.
Segundo Kahyaoglu, há quase 800 vendas em potencial ainda em andamento, embora ela diga que é improvável que todas se concretizem na próxima semana. Alguns dos maiores acordos previstos tendem a favorecer a Boeing, incluindo um possível pedido da Delta Air Lines para mais de cem 737 Max. A Airbus também pode obter alguns compromissos da companhia aérea, no entanto, se a Delta optar por completar seu pedido do A220 ao mesmo tempo.
Analistas e investidores também estarão a procura de sinais de que as aéreas asiáticas se preparam para uma eventual recuperação nas viagens de longo distância – como fez a ANA esta semana ao finalizar um compromisso anterior para até 30 dos 787 Dreamliners da Boeing. A Air India está perto de assinar um acordo para um pedido de cerca de 20 jatos A350 widebody e até 300 jatos da família A320neo ou 737 Max, informou a Bloomberg no mês passado.