Alejandro Rodrigues, da Procolombia: “O brasileiro vai se sentir em casa na Colômbia”

Continua depois da publicidade

“Um produto que oferece experiências inesquecíveis, únicas, que só podem ser vividas na Colômbia”. Com essa descrição, o diretor da Procolombia, Alejandro Rodriguez, apresentou o destino durante a World Travel Market Latin America 2015, que aconteceu até sexta-feira (24). Em entrevista concedida ao repórter Marcelo Villas Bôas, Rodriguez falou sobre as novidades do destino, lugares preferidos dos brasileiros, entre outros assuntos. Confira:

DIÁRIO – Quais novidades a Colômbia trouxe para a WTM 2015?

ALEJANDRO RODRIGUEZ – A primeira novidade é a nossa participação. Nós não participamos em edições anteriores, mas depois de uma avaliação dos operadores da Colômbia nós preferimos trocar a estratégia e ter uma participação nas duas feiras (ABAV e WTM). Além da novidade de participarmos, trouxemos os principais operadores da Colômbia para fazer negócios, fechar negócios e para apresentar a oferta turística da Colômbia.

Veja também as mais lidas do DT

Estamos apresentando também a parte de cruzeiros. Este ano (no final do ano) o segundo navio da Pullmantur começa a sair de Cartagena, o que é importante anunciar. Estamos com parceria com a Pullmantur nisso. Com a Avianca, por exemplo, os novos aviões que chegam de Bogotá para São Paulo, são os novos da frota 787. A primeira frequência em que estão sendo utilizados é Bogotá – São Paulo. O viajante brasileiro está tendo cada vez mais interesse em conhecer o país.

Também estamos apresentando a Colômbia como um destino para casamentos, o que está criando um interesse entre os casais que viajam em lua de mel. Essas são as novidades que trouxemos para a WTM.

DIÁRIO – Existe alguma campanha de divulgação para o viajante brasileiro?

ALEJANDRO RODRIGUES – Sim. Não é uma campanha nova, ela já fez dois anos em abril, Colômbia é Realismo Mágico. Ela não é só para o Brasil, mas para o mundo todo. Ela procura promover os destinos da Colômbia como destinos que oferecem experiências novas, experiências que você não imagina que vai viver antes de experimentar.

Basicamente, está dividida em produtos: praias, aventura, história, cidades, patrimônio histórico…

DIÁRIO – Quais são os destinos que o brasileiro mais visita?

ALEJANDRO RODRIGUEZ – Primeiro, conforme as estatísticas, Bogotá e depois Cartagena. Primeiro Bogotá porque é o aeroporto principal, onde a maioria das pessoas chegam, mas com certeza posso falar que a cidade de Cartagena é a mais procurada. Bogotá também, particularmente para stopovers. E, para a nossa surpresa, Medellin está dia após dia ganhando mais interesse. Outro destino que o brasileiro gosta muito é Cartagena e Providência, uma ilha no meio do Caribe, onde realmente a parte de sol e praia é imbatível. Um destino que gostam muito.

DIÁRIO – Houve crescimento no número de brasileiros para a Colômbia?

ALEJANDRO RODRIGUEZ – O número de viajantes brasileiros para a Colômbia aumentou 39%. Ultrapassamos o recorde histórico, com mais de 124 mil brasileiros para a Colômbia.

DIÁRIO – No Brasil, vivemos um risco de recessão econômica, o que pode fazer com que o viajante brasileiro sinta receio de fazer viagens internacionais. Como isso pode afetar o fluxo de turistas para a Colômbia em 2015?

ALEJANDRO RODRIGUEZ – Depende. O que pode afetar: a parte de passagens. Definitivamente, o custo é um determinante. O que nós vemos é que nosso destino não é para o brasileiro que viaja pela primeira vez para fora do Brasil. É um destino para aqueles que já conhecem Estados Unidos, Argentina, Chile, e começam a ter interesse por conhecer os países vizinhos. Isso implica também que o perfil do turista brasileiro seja de classe A e B. Não tenho dúvidas que, sim, afeta a parte do câmbio, preços das passagens, mas também acreditamos que, pelo perfil das pessoas que estão indo para a Colômbia, não vamos ver uma diminuição. Acredito que não teremos um crescimento de 39%, como no ano passado, mas acredito que, sim, vai existir um crescimento.

Pelo menos os dados que temos do primeiro trimestre é que a tendência está se mantendo, mas essas viagens foram compradas no ano passado, então, com certeza, os primeiros três meses estão mostrando que a tendência de crescimento se mantém. Quanto à porcentagem eu não sei, mas, sendo honesto, não vamos atingir um crescimento de 40%.

DIÁRIO – Por que o viajante brasileiro deve conhecer a Colômbia?

ALEJANDRO RODRIGUEZ – Por várias razões. Primeiro: porque é um país onde o brasileiro vai se sentir em casa. Os colombianos gostam muito dos brasileiros. As pessoas fazem esforço para que o turista brasileiro sinta-se em casa.

Segundo: pelo produto mesmo. É um produto que oferece experiências inesquecíveis, únicas, que só podem ser vividas na Colômbia.

Terceiro: porque é perto. São cinco horas e meia. É quase como ir a um destino no Nordeste.

Quarto: o custo quando você chega na Colômbia, para os brasileiros, é muito conveniente. Os brasileiros que gostam muito de ir a um destino e fazer compras, de roupas e tecnologia, na Colômbia vão encontrar preços bem mais convenientes que no Brasil.

Os hotéis são muito bons, e são bons porque o governo tem feito uma política de desenvolvimento da estrutura hoteleira, então posso falar facilmente nesse momento que 50% da oferta hoteleira é nova ou foi construída a menos de cinco anos. Isso tudo com um preço muito conveniente. Tem essa parte de “value for your money”, que o brasileiro gosta muito.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade