Patrimônios arquitetônicos e culturais e praias atraem turistas brasileiros que buscam contato com a natureza
Edição do DIÁRIO com agências
Após Portugal liberar a entrada de brasileiros para viagens não essenciais desde o dia 1º de setembro, a região de Alentejo já deu início aos preparativos para recepcionar um dos seus principais mercados emissores de turistas.
Veja também as mais lidas do DT
O destino conta com uma excelente oferta turística, que vai desde belas praias até charmosas vilas e cidades históricas e vinícolas com vinhos premiados mundialmente. É uma das principais regiões vitivinícolas e atrai muitos viajantes, principalmente brasileiros, que querem vivenciar as experiências enoturísticas do destino.
Outro atributo do Alentejo é que a região está longe do turismo de massas, com opções de destinos que permitem um maior contato com a natureza. Tudo isso se une a serviços de excelência, que incluem ótimos hotéis e restaurantes.
Há diversos patrimônios alentejanos reconhecidos pela UNESCO. Além das cidades históricas de Évora e Elvas, classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade devido às construções centenárias extremamente preservadas e significativas para a história portuguesa, o Alentejo esbanja expressões culturais na lista de Patrimônios Culturais e Imateriais da UNESCO.
Para entrar em Portugal, os viajantes provenientes do Brasil precisam apresentar um resultado negativo ao covid-19 para exame de RT-PCR, realizado até 72 horas antes do embarque, ou de um teste rápido de antígeno, realizado até 48 horas antes do voo. Essa medida é válida mesmo para os turistas que já completaram o ciclo de vacinação.
Além disso, é necessário embarcar com um seguro viagem – que já era obrigatório para aqueles com destino aos países do Tratado de Schengen – e preencher o formulário do viajante (https://portugalcleanandsafe.pt/en/passenger-locator-card).
O decreto da reabertura tem data de validade para 16 de setembro de 2021, mas a expectativa é que se estenda para esse período. Para mais detalhes sobre os protocolos sanitários implementados no país, acesse https://covid19estamoson.gov.pt/ e https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/vai-viajar/conselhos-aos-viajantes.