Portugal libera a entrada de turistas brasileiros

Continua depois da publicidade

Novas medidas do país europeu entraram em vigor nesta quarta (1) e podem ser revisadas no dia 16 de setembro caso a pandemia se agrave

POR ZAQUEU RODRIGUES

Depois da França, Alemanha e Espanha reabrirem as fronteiras aos brasileiros nas últimas semanas, agora é a vez de Portugal autorizar as viagens não essenciais partindo do Brasil. As fronteiras estavam fechadas aos brasileiros desde março de 2020 em função da pandemia de Covid-19. As novas regras do país europeu entraram em vigor nesta quarta-feira (1) e valem até 16 de setembro, podendo ser revisadas a qualquer altura a depender da situação epidemiológica.
As novas medidas foram publicadas no Despacho nº 8652-C/2021 neste 1º de setembro do Diário da República Eletrônico, que autoriza as viagens não essenciais partindo do Brasil sem a necessidade de cumprimento de quarentena pelo período de 14 dias, como ocorria até então. Para entrar no país será necessário apresentar um teste PCR negativo feito com 48h antes do embarque ou um teste de antígeno realizado com 24h antes do embarque.
Os viajantes portadores de inscrição no Sistema Nacional de Saúde português podem entrar com a apresentação do Certificado Digital Covid da União Europeia (EU) para vacinação completa ou recuperação da doença. O documento dispensa a necessidade de realização de testes PCR ou de antígenos. A reabertura de Portugal acontece uma semana após a vizinha Espanha autorizar a entrada de brasileiros completamente imunizados.
Diferentemente da Alemanha, França e Espanha, Portugal dispensa os viajantes de apresentarem atestado de vacinação. O despacho português não menciona, por exemplo, a aceitação ou não de vacinas que não são reconhecidas pela agência Europeia de Medicamentos (EMA). Os governos brasileiro e português buscam acordo para o reconhecimento. Até agora, cerca de 30 países europeus aceitam a entrada de brasileiros mediante o cumprimento de suas determinações específicas, como atestado de vacinação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade