A 6ª edição do programa reuniu 105 estudantes dos cursos de Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Hotelaria, Eventos e Gastronomia em hotel de Campos do Jordão
Solicitude, gentileza e cordialidade são mantras da hotelaria e práticas usuais em todo empreendimento onde hóspedes e funcionários interagem. Mas perceber que essas práticas são carregadas de sinceridade, juventude e beiram a pureza, por serem verdade, é mais difícil encontrar em qualquer hotel. Durante o Desafio Alunos no Comando, que aconteceu entre 6 a 8 de outubro no Grande Hotel Senac Campos do Jordão vimos tudo isso junto e misturado: serviços de qualidade feitos com o coração, gestão elaborada expressa com alma, planejamento estratégico traduzido em sorrisos.
A 6ª edição do programa reuniu 105 estudantes dos cursos de Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Hotelaria, Eventos e Gastronomia para, com apenas o apoio dos colaboradores, tomarem conta da gestão, planejamento e organização das atividades hoteleiras em um final de semana inteiro. Jovens em processo de formação profissional com seus corações e mentes a mil ensinando-nos a ensinar, aprendendo a nos surpreender.
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Rito de passagem
“O jovem tem esse ritual de passagem em algum momento da sua vida. Ele tem que escolher. Quanto mais ele experimenta da profissão, mais ele terá condições de escolher e descobrir a carreira a seguir”, afirma Camila Fernanda Barboza e Moraes, diretora do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão. Segundo ela, o Alunos no Comando desenvolve competências. “Esse programa auxilia os jovens a gerenciar conflitos, trabalhar em equipe, desenvolver tolerâncias, ser cidadão”, afirma ao DIÁRIO.
Decisões e Escolhas
Isabela Dimes Vicente foi a gerente geral desta 6ª versão. Questionada sobre a nova experiência ela resumiu com uma palavra: desafiador. “Na faculdade eu precisava sempre de aprovação em tudo o que eu fazia. Agora, nesta posição tenho que confiar nas minhas decisões e nas escolhas”, disse ao DIÁRIO.
Trabalhar com o imprevisível
Na manhã de 6 de outubro choveu granizo em Campos do Jordao. A abertura do evento seria ao ar livre e quando a noite chegou a possibilidade de chuva ainda era grande. Indagada se a escolha em fazer o evento em um ambiente aberto foi adequada e se a possibilidade da chuva não criava um stress antecipado Isabela disparou, do alto de seus 21 anos: “Em hotelaria trabalhamos com o imprevisível. Montamos o plano B, mas mesmo assim trabalhei o meu lado positivo. Acreditava que não iria mais chover e passei essa confiança para a equipe”, disse ao DIARIO. “Da mesma forma que a nuvem negra chegou, ela foi embora”, disse. Isabela é aluna do 8º semestre do Bacharelado em Hotelaria no Campus Santo Amaro (SP).
Supervisão geral
Gabriela Nogueira Pousa fez, durante o desafio, a supervisão de tudo o que acontece no hotel, e, entre outras tarefas, orientou serviços que podiam estar sendo feitos de forma inadequada. “Hoje (sábado) tive que interromper uma atividade, pois estavam arrastando um móvel muito raro. Pedi para levantarem a peça”, explicou com a autoridade de uma supervisora, mas com a graça da juventude. De Águas de São Pedro, Gabriela veio fazer a disciplina Prática Profissional no Grande Hotel Campos do Jordao há três anos e se apaixonou por hotelaria, em especial por governança e eventos. “Tive forte influência de minha mãe que tem uma pousada em Cachoeira Paulista. Hoje já dou importantes colaborações ao trabalho dela”, adianta. Gabriela, que cursa o 4º semestre de Tecnologia em Hotelaria no Campus Água de São Pedro, quer ser empreendedora no ramo e montar o próprio negócio.
Confia na equipe
João Paulo de Jesus Campos foi o gerente de alimentos e bebidas nesta versão. Trabalha com Alimentos & Bebidas desde 2014 e é aluno do 4º semestre de Tecnologia em Gastronomia no campus Campos do Jordão. Estudou Pâtisserie de Boutique – Ecole Lenôtre – Senac Campos do Jordão. Vem ganhando experiência na área e no ano passado foi o primeiro cozinheiro no projeto. João Paulo é natural de Taubaté e com 22 anos e teve sob o seu comando 45 jovens, sendo três assistentes e 42 na área operacional.
“Aprendi a confiar na minha equipe. Se me ausento, o planejamento que fazemos garante que tudo saia correto o que me deixa tranquilo”, adianta com uma segurança impar.
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Gente nova, emprego novo
Anny Ribeiro da Silva participa pela terceira vez do Desafio Alunos no Comando. No primeiro foi garçonete, no segundo foi governanta e nesta versão é gerente de hospedagem. Anny cursa o 8º semestre do Bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac Santo Amaro.
“Ser hoteleiro é muito mais que fazer uma prestação de serviço. É aprender a ser hospitaleiro, saber se relacionar com gente do bem. Estamos desligados totalmente do lado comercial do negócio. Por outro lado, temos que ser rápidos nas decisões. Trabalhamos muito com intuição e percepção”, ensina.
Anny nos fala que nesta segunda-feira (9) vai começar no Ibis Budget Morumbi no cargo de reserva/recepção. Desejo-lhe toda sorte do mundo.
Ajudou fechar parcerias
Mayara Alves Maia no terceiro ano do ensino médio ainda não sabia o que ia fazer. Até que participou no Centro Universitário Senac – Santo Amaro do evento Casa Aberta. “Decidi quando sai de lá. É isso que eu quero pra minha vida, pensei”, disse ao DT.
Como gerente de comunicação e vendas, Mayara participou da fase final dos fechamentos de contrato para esta 6ª edição desafio Alunos no Comando. “Cheguei no momento em que estavam batendo o martelo. Ajudei no fechamento das parcerias, cerca de 10, nesta edição”, afirmou. “Quero dar aula em alguma disciplina que envolva hotelaria e hospitalidade”, revelou. Mayara é aluna do 4º semestre do Bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac- Santo Amaro.
*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Campos do Jordão convidado pelo Hotel Escola Senac