Ambientes costeiros e marinhos de SP ganham três projetos de conservação

Continua depois da publicidade

A sétima edição do edital Costa Atlântica da Fundação SOS Mata Atlântica contemplou, no Estado de São Paulo, três projetos que irão ajudar na conservação e desenvolvimento das áreas costeiras e marinhas. Os projetos aprovados envolvem trabalho de capacitação de guias de pesca, conservação em reserva extrativista e melhorias em parques marinhos do Estado.

No sudeste do estado, a crescente procura pelo Complexo Lagunar-Estuarino de Iguape e Cananéia como destino de turismo de pesca amadora aumentou a demanda por profissionais locais capacitados para atuar nesse mercado. Assim, um dos projetos aprovados no edital se propõe a colocar em prática um programa de capacitação no segmento da pesca amadora.

Outro projeto paulista visa gerar subsídios para ajustes no manejo e as bases para o monitoramento de longo prazo dessas áreas.  Estas Unidades de Conservação (UC) estão entre as principais áreas de proteção integral marinhas em São Paulo. A iniciativa conta também com a participação de pesquisadores das Universidades Federais do ABC, Rio de Janeiro e Paraíba e com as parcerias da Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo (Fap – UNIFESP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Florestal.

Veja também as mais lidas do DT

O terceiro projeto a ser executado em São Paulo tem como objetivo contribuir para a conservação  da diversidade biológica na reserva através do fortalecimento da prática do turismo de base comunitária na Comunidade Quilombola do Mandira. Com ênfase na formação educacional e capacitação profissional direcionada a adolescentes, jovens e mulheres, o projeto buscará promover valorizar o conhecimento tradicional comunitário incentivando a construção cooperativa de roteiros turísticos que destaquem suas riquezas naturais.

As propostas que foram selecionadas receberão, ao todo, até R$ 300 mil para investir na proteção da biodiversidade e dos patrimônios naturais, históricos e culturais nas áreas litorâneas associadas à Mata Atlântica, e no desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida das comunidades locais.

Para mais informações sobre o programa e o edital, acesse www.sosma.org.br/projeto/costa-atlantica/.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade