Após o anúncio da Casa Branca de compartilhar pelo menos 80 milhões de doses de vacinas nos EUA em todo o mundo neste verão, a American Airlines já transferiu 4,5 milhões de doses de vacina contra coronavírus (COVID-19) para a Guatemala.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
Na tarde desta terça-feira (20), a American entregou 3 milhões de doses de vacinas em um vôo sem escalas apenas de carga doado do Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago (ORD) para o Aeroporto Internacional La Aurora (GUA) na Cidade da Guatemala. A remessa segue 1,5 milhão de doses da vacina COVID-19 que a American transportou para a Guatemala no início deste mês.
A equipe de carga da American trabalhou em estreita consulta com a força-tarefa COVID-19 da Casa Branca e com parceiros farmacêuticos e especialistas em logística de caminhões para mover a remessa de vacinas de um local de distribuição em Kentucky para o terminal de carga da American em ORD. As remessas foram carregadas em um Boeing 777-300 e voaram para GUA.
“Compartilhamos o compromisso do presidente Biden e da Casa Branca de pôr fim à pandemia COVID-19”, disse o presidente da American Airlines, Robert Isom. “Seja para manter a economia em movimento, adicionando voos somente de carga durante o auge da pandemia ou fornecendo viagens aéreas essenciais para aqueles que precisam, nossa equipe está pronta para enfrentar qualquer desafio. Temos orgulho de fazer parte desse esforço de salvar vidas para levar a vacina ao povo da Guatemala ”.
A American transportou sua primeira remessa de vacinas COVID-19 em dezembro de 2020. Desde o início da pandemia, a American tem aproveitado suas soluções de remessas climatizadas reconhecidas internacionalmente para transportar mais de 9.400 voos de carga que transportam tudo, desde vacinas e produtos farmacêuticos até produtos perecíveis e agrícolas bens.
Veja também as mais lidas do DT
Em nota, a empresa informa que possui instalações especializadas e equipe de especialistas certificados em ciências da vida. “A American lida com remessas de temperatura crítica em mais de 150 cidades em 46 países e também opera a maior instalação de remessa de produtos farmacêuticos com temperatura controlada para companhias aéreas nos Estados Unidos. Este nível de cuidado especializado rendeu à American o prestigioso Centro de Excelência para Validadores Independentes em Logística Farmacêutica (CEIV Pharma) a certificação da American Air Transport Association – a principal distinção para companhias aéreas que estabeleceram as ferramentas, procedimentos e pessoal para garantir que os produtos de ciências biológicas sejam adequadamente manejados e cheguem ao seu destino com total eficácia”, diz o comunicado.