Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (22), os presidentes da AVIESP, Marcos Lucas e da ABAV/SP, Fernando Santos, anunciaram oficialmente a unificação das duas entidades, que vem sendo planejada desde o ao de 2007.
por Patrícia de Campos (colaboração para o DT)
Marcos Lucas, em sua fala lembrou de todo os avanços tecnológicos e de comunicação que colaboraram no mercado do turismo contemporâneo. “A AVIESP, com trinta e nove anos de existência, surgiu pela necessidade de representatividade das agências do interior do Estado de São Paulo, junto ao trade em geral. Nessa época, vale à pena lembrar, não havia os meios de comunicação existentes hoje, como internet e celulares”, disse Lucas.
Segundo ele, as tabelas de preços, promoções hoteleiras, ofertas das companhias aéreas, só eram conhecidas via correspondências recebidas ou quando representantes das agências viajavam para a capital, em busca de material e informações junto as operadoras. Hoje a realidade é outra”, completou Marcos Lucas.
O atual presidente da ABAV/SP, Fernando dos Santos, que é de Ribeirão Preto e já esteve na direção da AVIESP, ressalta que o trabalho de ambas hoje, assim como a representatividade junto aos diversos conselhos de turismo, é praticamente a mesmo, e com essa unificação, o resultado será o fortalecimento da “voz” das agências de turismo de todo o Estado.
Veja também as mais lidas do DT
Desde 2011 as duas entidades já dividem o mesmo espaço físico em seus escritórios no centro de São Paulo, o ajuste da integração teve que passar por ajustes de processos internos de seus regulamentos, como períodos de eleição, chegando ao atual ponto de maturação.
A fusão terá como denominação AVIESP – ABAV/SP, com CNPJ único, com composição de sua diretoria por membros da capital e do interior, a partir da próxima eleição que será outubro desse ano.
A AVIESP ainda realizará sua tradicional Feira de Turismo no interior, dias 1 e 2 de setembro, de forma presencial, em Águas de Lindóia, onde será formalizada a unificação, encerrando a partir de então as feiras anuais no interior de São Paulo.
A partir dessa data, caberá a ABAV o gerenciamento dos eventos, oferecendo capacitações, apoio a road-shows, entre outras ações, com foco nos associados de fora da capital e a realização da grande feira de turismo da capital, que já irá acontecer com a nova denominação.
“Com a unificação passaremos a representar 600 agências do Estado de São Paulo, que acordam essa união, e passarão a ter uma representatividade maior e mais forte” ressalta Fernando Santos, presidente da ABAV/SP.