Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Instituto Argonauta limpam praias

Continua depois da publicidade

Edição do Diário com agências

O Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR e Instituto Argonauta convidam a todos para participar no dia 20 de setembro, véspera do Dia Mundial de Limpezas de Praias, de uma ação de limpeza na Praia do Itaguá, a partir das 9h, com ponto de encontro na Praça da Baleia.

A mobilização voluntária tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a problemática do lixo no mar. Os interessados em participar da ação devem realizar a inscrição pessoalmente, no dia do evento, às 8h50 junto aos educadores ambientais, que recepcionarão os convidados na Praça da Baleia.

Veja também as mais lidas do DT

Na ocasião serão distribuídos materiais de coleta de dejetos e luvas para todos os voluntários. A campanha reúne indivíduos e escolas, das quais está confirmada a participação de algumas turmas da: Cooperativa Educacional de Ubatuba, E.M. Altimira, EMEI Idalina, EMEI Bessi, E.M. Nativa Fernandes de Faria e Jovens Transformar.

Durante toda a semana, de 16 a 21, vem acontecendo limpezas em diversas praias da região com a participação do Aquário, TAMAR, Instituto, Prefeitura, escolas e associações.

Há 23 anos o Aquário de Ubatuba e o Projeto TAMAR realizam campanhas permanentes de conscientização acerca do problema do lixo no ambiente marinho e foram as primeiras instituições no país a promoverem campanhas de limpeza nas praias.

Em 1998, o Aquário fundou o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, uma organização não governamental, criado para fomentar projetos de conservação e pesquisa relacionados à preservação dos ambientes costeiros e marinhos e mantido até hoje pelo Aquário. Desde sua fundação, o Instituto soma esforços com o Aquário e o TAMAR para tratar sobre o a problemática do lixo.

Para Hugo Gallo Neto, oceanógrafo, diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, desde a primeira “Limpeza de Praia”, em 1997, as melhorias alcançadas são cada vez mais significativas. “Graças aos esforços dos voluntários interessados, os resultados são surpreendentes e isso nos motiva cada vez mais”, destaca o diretor.

Como tema cada vez mais atual e em debate, o lixo no mar é preocupante.  O uso maciço de plásticos é tamanho que, estima-se pesquisa, os oceanos abrigarão mais detritos plásticos do que peixes em 2050. Pensando nisso, o Instituto Argonauta já recolheu, em três anos, mais de 40 toneladas de lixo em 132 praias do litoral norte dentro do programa de monitoramento de lixo e, juntamente com o Aquário, emite o periódico mensal “Boletim do Lixo no litoral norte”.

Ao final deste evento, todo o material coletado também será pesado e quantificado para uma auditoria das principais marcas responsáveis pelos plásticos e resíduos geralmente encontrados. Por fim, os resultados são divulgados para apontar e conscientizar sobre as responsabilidades das marcas. Para fechar com chave de ouro, todos os participantes da limpeza poderão visitar o Aquário gratuitamente.

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores.

O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h. O endereço é Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP. O telefone para contato é (12) 3834-1382.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade