Redação do DT
Boa parte dos executivos representantes da cadeia produtiva do turismo, da gastronomia à hotelaria, passando por operadores e personalidades públicas da província de Mendoza, na Argentina, se reuniu nesta segunda-feira (6), em São Paulo para comemorar o excelente resultado do voo São Paulo-Mendoza-SP que teve início no último sábado, (4).
De acordo com Javier Espina, ministro de Turismo de Mendoza, “um mundo se abre para a sua capital” – Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina e localiza-se na região oeste do país. “Com esse voo, passamos a ser ainda mais competitivos. O mercado brasileiro está respondendo muito bem. Os voos vão sair praticamente lotados, tanto de São Paulo para Mendoza, como de Mendoza para São Paulo”, afirmou.
Veja também as mais lidas do DT
Como já adiantado pelo DIÁRIO, são dois voos diretos semanais partindo às quartas-feiras e sábados, às 10h10 de São Paulo, chegando a Mendoza às 14 horas. Na volta, o voo parte de Mendoza às 16h45, chegando na capital paulista às 20h15. A Gol estava representada por Diego Heijes, gerente regional da companhia aérea na Argentina.
Primeiro da ICCA no interior da Argentina
“Este quinto voo da Gol em território argentino compete com destinos já consagrados que a companhia tem no país como Rosário e Córdoba”, arriscou o ministro. “Além disso, continuou, Mendoza foi recentemente eleita como o primeiro destino de congressos internacionais do interior do país pela ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções)”, adiantou Javier. “A Argentina hoje ocupa a 18ª posição a nível mundial e a província de Mendoza está atrás somente da capital, Buenos Aires”, acrescentou. Javier não precisou quantos eventos anuais são realizados em Mendoza.
“Este voo da Gol, ligando a maior capital da América Latina à nossa região nos manterá firmes nessa posição”, afirmou.
O voo diurno, realizado em aeronaves 737-800, em categorias econômica e comfort tem tarifas a partir de US$ 275 (R$ 830) mais taxas.
Hotelaria de Alto Nível
O presidente da Associação dos Hoteleiros de Mendoza, Edmundo Day, adiantou ao DT os números da hotelaria local. “A província possui 820 hotéis, com 11 mil apartamentos e 33 mil leitos. Já a cidade de Mendoza tem 7,5 mil apartamentos, 22 mil leitos. Destes, 1 mil a 1.5 mil leitos de cinco estrelas. Temos cerca de 6 a 8 mil leitos em hotéis de quatro e três estrelas. Ou seja, estamos muito bem servidos de hotéis de alta gama (alto nível)”, quantificou.
“Esses números sinalizam um destino que tem uma ótima infraestrutura, com hotelaria de alto nível, como hotéis-boutique, cassinos, além de uma gastronomia de alto quilate”, completou Day.
Ainda, segundo o ministro Javier, Mendoza recebe anualmente 3 milhões de turistas, sendo destes 70% da própria Argentina e 30% internacionais. “Dos internacionais, 50% são do Chile. Recebemos cerca de 70 mil brasileiros por ano, seguidos pelos americanos (50 mil) e europeus (50 mil)”, enumerou.