Arquitetura futura: ruas não são só passagem, mas espaços públicos, e devem ser aproveitadas

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Para renovar a cultura de mobilidade nas cidades é necessário reformular as características de nossas ruas, construindo nova infraestrutura? Talvez transformar as ruas existentes, permitindo sua melhoria  por meio da renovação de suas formas de uso  seja um caminho mais efetivo. Propiciar aos espaços condições que permitam a diversificação das atividades cotidianas é fundamental para o resgate do domínio público da cidade.

por POR GUSTAVO PARTEZANI (Arquitetos do Futuro)

A permanência das pessoas em uma rua não ocorre apenas pela implantação de um espaço limpo e bonito. Ao contrário do que se imagina, a qualidade do espaço está ligada diretamente à experiência de seu uso. A intensidade de satisfação propiciada ao cidadão usando os espaços urbanos – ainda que para atividades lúdicas, culturais, ou para o  ócio cotidiano – é o que realmente importa  para que as  pessoas se identifiquem com os lugares da cidade.

 

Parklets (que tomam vagas dos automóveis para a promoção de pequenos espaços públicos), ciclovias e paraciclos, bem como implantação de mobiliários urbanos de lazer, são formas inovadoras de conciliar  a qualidade da permanência nas ruas com a necessidade de eficácia nos  deslocamentos. São ações de curto prazo que transformam a paisagem urbana e fazem da rua, mais que uma  via de passagem,  um lugar dos cidadãos.

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Novos meios de transporte coletivo e compartilhado, ao mesmo tempo, apresentam resultados extremamente positivos. Veículos elétricos que não emitem nem CO2 nem ruídos, carros compartilhados e transporte público por trilhos são infraestruturas muito mais adequadas ao desenvolvimento urbano do que o velho  automóvel.

 

Se a ocupação da rua durante as décadas passadas representou a instalação de  atividades prejudiciais à vida da população, nesta década estamos vivenciando uma mudança cultural. As ruas se configuram agora como importante lugar de pertencimento  da população. As atividades cotidianas de ocupação da rua fortalecem a renovação dos usos da cidade, e estabeleceram-se como o novo parâmetro para a transformação urbana.

*Gustavo Partezani é arquiteto e urbanista, fundador do escritório URBR e ex-Diretor de Desenvolvimento da SP Urbanismo. Gustavo também é um dos autores da publicação DOTS nos Planos Diretores, do WRI Brasil.

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