1) Em comunicado, o grupo terrorista Estado Islâmico (EI)  reivindicou a autoria do ataque. O FBI informou que ainda não há evidências que vinculem Paddock ao EI. A reivindicação do EI tem alguma base real ou foi apenas um ato desesperado, de uma organização que perde território no Oriente Médio e busca publicidade nO Ocidente? Em caso negativo, qual era a motivação de Paddock, ideologia ou distúrbio psiquiátrico?

2) Paddock aparentemente comprou parte das armas usadas no ataque legalmente na cidade de Mesquite, em Nevada, onde morava com a mulher. Em novembro de 2016, os eleitores de Nevada aprovaram em plebiscito a exigência de checagem prévia para venda de armas no estado – medida atacada pela National Rifle Association (NRA), principal grupo defensor da Segunda Emenda, que garante o porte individual de armas no país. A loja que vendeu armas a Paddock informou ter feito a verificação exigida por lei. Ele não tinha registro de antecedente criminal nem de nenhum tipo de distúrbio mental. Houve algum erro nessa checagem ou na implementação do novo sistema? Em que medida ele tem se mostrado eficaz para evitar a venda de armas a lunáticos ou criminosos? O caso de Paddock é a regra ou uma exceção?
3) De acordo com a polícia, Paddock foi encontrado morto em seu quarto, acompanhado de “mais de 10 rifles”. Que tipo de medida de segurança deixou de ser adotada no hotel, a ponto de deixar um hóspede entrar no quarto com tamanho arsenal?

    Que tipo de medida de segurança deixou de ser adotada no hotel, a ponto de deixar um hóspede entrar no quarto com tamanho arsenal?

4) Shows são situações de alto risco e alvo preferencial de terroristas – como demonstram os casos recentes da boate Pulse, em Orlando, e do Bataclan, em Paris. Um show ao ar livre oferece desafios de outra ordem aos protocolos de segurança. Houve algum erro no planejamento da apresentação em Las Vegas? Que tipo de medida seria recomendável para proteger o público numa área ao alcance de tiros vindos de janelas?

Enquanto a polícia e as autoridades se debruçam sobre tais questões, a população americana continua perplexa e comovida, sem reação diante do 273º massacre a tiros cometido no país só neste ano, segundo o Gun Violence Archive – número que põe os Estados Unidos na indiscutível liderança global nesse tipo de tragédia.