Associação de Hotéis de Monte Verde aguarda 70% de ocupação no inverno

Encravado do lado de Minas Gerais, o distrito é mais visitado por paulistas

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O distrito de Monte Verde, no município de Camanducaia, no sul de Minas, de 10 anos para cá despontou no mapa turístico do Brasil sem necessariamente precisar de grandes intervenções públicas. Contou com a sua localização (o distrito fica a 1.650 metros de altitude), sua pequena distância de São Paulo (160 quilômetros) e teve a sorte de reunir-se ali empreendedores que criaram a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, a AHPMV.

Com 14 anos de atividades, a AHPMV é dirigida atualmente por Luis Gustavo Almeida, hoteleiro e profissional atuante no ramo. Luis, que era diretor executivo, assumiu a presidência da associação em março deste ano e já vem mostrando serviço. “Meu papel é ir atrás de parcerias, patrocínio, tanto do poder público, como do privado. Na parte de eventos conseguimos alguma ajuda do governo de Minas”, afirma o executivo.

Encravado do lado de Minas Gerais, o distrito é mais visitado por paulistas. “O paulistano, o paulista conhecem bem Monte Verde. O mineiro nem tanto”, reforça Gustavo lembrando que há uma década ninguém conhecia o destino. “Há 10 anos atrás, falávamos ninguém conhecia. Hoje não. Devemos isso à mídia, aos inúmeros programas, publicações digitais e impressas, revistas, jornais enfim”.  E completa: “Monte Verde só é Monte Verde hoje por causa da iniciativa privada. O que fez Monte Verde foi a iniciativa privada não contamos muito com o apoio do poder público”, afirma o executivo.

Temperaturas próximas a zero grau aguardam os turistas de Monte Verde (Crédito: DT)

Turismo

- Advertisement -

Gustavo acrescenta que a associação comercial de Monte Verde trabalha em consonância com a associação de hotéis e pousadas. “A união dessas associações faz a diferença aqui e temos que tomar à frente, pois a principal fonte de renda do distrito é o turismo”, adianta.

Inverno

Com  5 mil habitantes, Monte Verde tem hoje 2.500 leitos distribuídos nos cerca de 200 hotéis e pousadas. Mesmo com todos os percalços econômicos e políticos do ano, Gustavo está confiante de um bom movimento na estação de inverno que se aproxima.  “Este ano tá um pouquinho complicado em função da paralização dos caminhoneiros, eleições e Copa do Mundo, mas a temporada é sempre boa. O clima frio ajuda. A expectativa é que fechemos julho com cerca de 70% dos leitos ocupados”, quantifica lembrando que em anos normais a média mensal chega a 90%.

Gustavo é de família genuinamente hoteleira. Eles possuem três empreendimentos em Monte Verde: o Mirante da Colyna – Pousada SPA, o Kuriuwa Hotel e o Pousada Águia Dourada e, portanto, pode falar sobre tarifas. “Este ano tivemos uma estagnação nos preços médios. Nem subiu, nem caiu. Trabalhamos com a sazonalidade, tarifa alta em julho, tarifa média de janeiro a março e tarifa baixa de abril a junho”, enumerou.

Pousada Mirante da Colyna : tarifas mantendo a média (Crédito: DT)

Destino para todos os gostos e bolsos, Monte Verde é ideal para casais e família, para aqueles que querem sossego, mas também para quem gosta de adrenalina. “Aqui tem muitas atividades de turismo de aventura e ecoturismo. Não falta emoção”, completa o executivo.

Serviço:

Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde

Avenida Monte Verde 70,

Monte Verde, MG

Fone: 35 3438-1839
Email: gerencia@ahpmv.com.br

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa vão representar Hotéis Hard Rock no Brasil

    A rede de hotéis Hard Rock, desenvolvida no Brasil pela incorporadora VCI SA, terá Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e membros consultivos...

    Petrópolis (RJ) realiza 21º Festival Petrópolis Gourmet

    Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet Edição DIÁRIO com agências A previsão é a...

    Turismo da Cidade do Cabo despenca com a nova variante do coronavírus Omicron

    CIDADE DO CABO, 30 DE NOVEMBRO (Reuters) - A chegada do transatlântico Europa na Cidade do Cabo nesta terça-feira (30) deveria ser uma celebração...

    Governo paulista cria Distrito Turístico Serra Azul para ser a ‘Orlando brasileira’

    "O distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria Edição DIÁRIO com agências O Governador de...

    “O setor não suporta mais a recessão que vem enfrentando”, afirma Manoel Linhares

    Em artigo, presidente da ABIH Nacional fala sobre novas restrições e diz que dificultar as viagens internacionais parece não ser a solução Por Manoel Linhares O...

    Siderley Santos, CEO do grupo Arbaitman: “Nunca vendemos tanto o destino Brasil”

    A chegada do fim do ano combinada com os avanços da vacinação e a abertura das fronteiras de destinos internacionais têm dado novo ânimo...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing