Na noite desta terça-feira (20), a Azul e o governo de Curaçao anunciaram uma operação histórica e surpreendente para o mercado de turismo brasileiro: o voo direto entre Belo Horizonte e Curaçao, destino caribenho.
por Jorge Salim, especial para o DIÁRIO*
O terraço do prédio antigo do DETRAN na região do Ibirapuera, mesmo edifício planejado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo, nos anos 50, foi o local escolhido pela Azul para anunciar o voo inaugural (AD 8786) no próximo dia 24 de junho para Curaçao, pérola do Caribe, partindo de BH.
Ruisandro Cjimtje, Ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao, Daniel Bicudo, diretor da Azul Viagens, Vitor Silva, gerente de Planejamento e Estratégia da Azul, e porta-vozes do BH Airport receberam os convidados.
Número de visitantes brasileiros cresce na ilha
Segundo Janaína Araújo, diretora do escritório de Curaçao no Brasil, no ano de 2022 foram contabilizados cerca de 900 brasileiros em Curaçao. Neste ano, nos primeiros cinco meses, já são mais de 1.250 turistas brasileiros que visitaram essa importante ilha caribenha, de fundação holandesa.
Veja também as mais lidas do DT
Curaçao é considerada mundialmente como um dos melhores destinos para mergulhos do mundo, com visibilidade de 30 metros. Fala-se quatro línguas na ilha (papiamento, inglês, espanhol e holandês), comunicação não será problema com esse povo hospitaleiro. A temperatura anual não passa de 29 graus. Céu azul o ano inteiro, com o perdão do trocadilho.
A expectativa é que em julho, os voos estarão com mais de 90% de ocupação.
Durante a apresentação do destino foi informado que existem 1.700 leitos em inúmeros hotéis distribuídos pelas enseadas e lindas praias de belezas exóticas. Segundo Daniel Bicudo, a operadora Azul Viagens disponibilizará vários pacotes por todo o país, sendo que os hubs de conexão das aeronaves da Azul levarão todos os interessados até Belo Horizonte. A operadora terá até o final deste ano cerca de 123 lojas para melhor oferecer aos passageiros todos os destinos Azul para o Brasil e países com o serviço Azul.
Além dos executivos já citados, marcaram presença no evento, Henry Martin, diretor de Vendas da Acóia Resort, Hugo Clarinda, diretor de Turismo de Curaçao e Marcos Jr. T. Oliveira, assessor de imprensa de Curaçao no Brasil, além de outros envolvidos nessa operação, iniciada em setembro de 2022.
Também estiveram presentes autoridades dos dois aeroportos envolvidos que explicaram as estruturas apropriadas para os voos, tanto em Curaçao e no Brasil, como em Belo Horizonte.
*Jorge Salim é jornalista e publicitário