Petrópolis: cidade com ares imperiais e vocação para o Turismo

Continua depois da publicidade

Com muito trabalho, Petrópolis supera obstáculos causados pelas chuvas e volta a marcar presença no mapa do turismo brasileiro

Por Eduardo Boni – Especial para o DIÁRIO*


A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, se reinventa a cada dia. Além da pandemia, passou por momentos difíceis com as fortes chuvas em fevereiro e março de 2022.  Esses problemas, ao contrário de desanimar as associações turísticas, fortaleceram as autoridades locais e a população para alavancar novamente o Turismo na cidade. A maior prova de resiliência foi a realização do tradicionalíssimo festival da cerveja Bauernfest, que aconteceu ainda em 2022.

“A estratégia da retomada foi a decisão de todas as associações que cuidam da Bauenfest em remanejar o calendário e promover a festa em agosto de 2022 movimentou a cidade, com turistas retornando mostrando a área cultura local, mesmo fora da alta temporada. Foi um divisor de águas para o turismo de Petrópolis, que promoveu mais de 100 eventos públicos e privados na cidade desde então”, destacou Silvia Guédon, Secretária de Turismo de Petrópoli em entrevista exclusiva ao DIÁRIO.

Festa alemã com sabor fluminense

Depois da inauguração da nova sede, localizada praticamente em frente ao Museu Imperial, a Secretaria do Turismo Petrópolis, conta os dias para o início da Bauernfest, a festa do colono alemão, que volta a ser realizada no seu período habitual – de 23 de junho a 9 julho – depois de excepcionalmente ter acontecido em agosto no ano de 2022.

Veja também as mais lidas do DT

A 34ª edição do evento promete levar milhares de turistas para apreciar as temperaturas amenas da serra fluminense – além de muito chopp e atrações turísticas, claro.

A 34ª edição da Bauernfest em Petrópolis
O evento desse ano terá muitas atrações como o Desfile das Lanternas, que começa na igreja luterana e na qual a população participa ativamente

Abrace a Bauernfest

Na próxima sexta-feira (23 de junho) a festa tem início com grupos de fanfarra e bandas marciais, que desfilam da Praça Dom Pedro até o Palácio de Cristal, onde acontece a abertura oficial da Bauernfest, com a presença de autoridades e do cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin. É ali, também, que é feito o hasteamento das bandeiras, a tradicional sangria do barril de chopp para, em seguida, começar a apresentação dos grupos folclóricos e todas as barracas dos expositores.

Esse ano, o comércio de Petrópolis está provendo a campanha Abrace a Bauernfest, que vai premiar as vitrines mais bonitas com as cores do festival. É uma iniciativa do Sincomércio, CDL, Acep, PCVB, Arte, Feirinha de Itaipava e SindTurismo, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis.

“A Bauernfest é um evento que movimenta hotéis, restaurantes, comércio e dá oportunidade para pequenos e médios empreendedores, como as microcervejarias, ambulantes e artesãos que participam do evento. É uma festa para todos, petropolitanos e turistas”, ressaltou a secretária de Turismo.

A 34ª edição da Bauernfest promete levar milhares de turistas para apreciar as temperaturas amenas da serra fluminense (Crédito: Ascom – PMP)

Celebrando a imigração germânica

O evento desse ano terá muitas atrações como o Desfile das Lanternas, que começa na igreja luterana e na qual a população participa ativamente, levando lanternas. Além disso, acontece o Baile Geração Prateada, no Palácio Cristal, voltado para o turista 60+.

“Nossa festa é sempre um evento especial para famílias e público formado pelas pessoas acima dos 60 anos. Por isso, esse ano, faremos um evento especial para eles”, conta.

De acordo com Silvia, a maior atração do Bauernfest são os grupos folclóricos locais.

“Temos na cidade a Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis, que reúne oito agremiações. Com um trabalho de incentivo e o apoio da prefeitura, hoje a associação reúne muitos jovens e conta com 419 integrantes dos grupos folclóricos”, comemora Silvia.

Esse ano a festa do imigrante terá cerca de 200 atrações em 17 dias de festa. São três finais de semana e, diferente dos outros anos, decidimos expandir para a Praça da Liberdade e distritos como o Centro Cultural de Cascatinha, Centro Cultural de Nogueira, Centro Cultural de Pedro do Rio e o CEU da Posse, uma praça onde acontecerão várias atividades.

“Nosso objetivo com essa retomada é oferecer aos moradores de outros distritos a possibilidade de participar da Bauernfest”, explica.

No dia 29, feriado na cidade, acontece uma homenagem aos colonos com um culto ecumênico no Palácio de Cristal.

Esse ano a festa do imigrante terá cerca de 200 atrações em 17 dias de festa (Crédito: Secom/PMP)

Pólo para eventos de todos os tipos

 A partir dessa iniciativa foi criada pela prefeitura de Petrópolis uma Comissão de Organização e Monitoramento de Eventos formada pelas secretarias relacionadas a eventos.

“Essa comissão se reúne quinzenalmente para discutir a realização de eventos em Petrópolis, discutindo a viabilidade junto aos organizadores. Com essa participação do poder público, o resultado foi uma captação muito maior de eventos do que nos anos anteriores. Tem sido um sucesso”, destaca Silvia.

Com a excelente repercussão da iniciativa na cidade, a Secretaria de Turismo aproveitou eventos como ABAV e Festuris para lançar o calendário de eventos em Petrópolis para 2023. A estrutura da cidade – de segurança e transporte – vem incentivando a realização de eventos corporativos que garantem a ocupação hoteleira durante a semana.

O Quitandinha tornou-se um centro cultural com o apoio do SESC e vai sediar o Petrópolis Business 2023, que acontecerá por lá de 26 a 29 de outubro (Crédito: Secom/PMP)

Reabertura do Quitandinha

Outra novidade da cidade é a reabertura de locais históricos para a realização de eventos. Um deles é o Quitandinha, que depois de 16 anos, tornou-se um centro cultural com o apoio do SESC e vai sediar o Petrópolis Business 2023, que acontecerá por lá de 26 a 29 de outubro.

“Tendo o Turismo como a principal vocação econômica da cidade, a ACEP – Associação Comercial e Empresarial da Petrópolis – está organizando o evento com o apoio do SEBRAE e da prefeitura. Até o momento temos 80% dos estandes vendidos”, comemora.

Na onda de reabertura de pontos históricos que prometem agitar o turismo de Petrópolis, está a reinauguração do Museu Casa Santos Dumont, que acontecerá em 20 de julho para a celebração do aniversário de 150 anos do aviador e cientista.

A reinauguração do Museu Casa Santos Dumont acontecerá em 20 de julho (Crédito: Secom/PMP)

Vocação para o turismo

“Petrópolis é um dos 65 principais destinos do país, com a categoria A no mapa do turismo brasileiro. Temos 5302 empresas ligadas ao turismo, 6700 leitos. Com essa estrutura, nossa cidade tem se mostrado um local de enorme pluralidade para eventos gastronômicos, de casamento, entre outros, que faz de Petrópolis um local vocacionado ao Turismo por natureza”, finaliza.

Conheça a Bauernfest


*Eduardo Boni é jornalista

LEIA TAMBÉM:

Samir El Ghaoui, Presidente do Petrópolis Convention, fala ao DIÁRIO

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Aprecio a cidade de Petrópolis pelo empenho dedicado aos turismo. Tive a grande oportunidade de ser o primeiro grupo a chegar pós tragédia pelas chuvas e fomos muito bem recebidos e isso gera impulso na renda. Parabéns pelas inovações e a secretaria de turismo. Espero voltar em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade