Dona da maior extensão litorânea do Brasil, a Bahia tem praias paradisíacas, para todos os gostos e orçamentos de viagem. Mas o interior do estado também guarda belezas imperdíveis, que merecem ser visitadas.
Por isso, antes de planejar sua viagem para a Bahia, é preciso entender quais são aqueles destinos únicos e diferenciados, que realmente valem alguns dias do seu roteiro.
Selecionamos três destinos baianos de rara beleza. Uma lista que vai ajudar você a montar sua viagem. Locais que estão entre os mais interessantes para quem viaja pelo Brasil e especialmente pelo maior estado do Nordeste. Confira que lugares são esses, com fotos e dicas para sua viagem à Bahia.
Veja também as mais lidas do DT
- Caraíva
No município de Porto Seguro, mas com uma distância segura da muvuca, Caraíva é um dos destinos mais charmosos do Nordeste. Sem dúvidas um dos melhores lugares para conhecer na Bahia. Entender em detalhes o que fazer em Caraíva é essencial para aproveitar melhor a viagem.
Localizada na ponta de uma península, entre o mar de ondas fortes e as águas calmas do Rio Caraíva, a pequena vila existe há décadas. Nos últimos anos ela se tornou mais conhecida, mas ainda é um destino rústico, que exige longas caminhadas na areia, em ruas sem asfalto e sem iluminação pública.
Só que agora, além da natureza exuberante ao redor, Caraíva tem boas pousadas, excelentes restaurantes de culinária tradicional e é uma ótima base para passeios, como o tour de lancha até a Praia do Espelho e o passeio de buggy até a Ponta do Corumbau. E o pôr-do-sol no Rio Caraíva é inesquecível.
- Praia do Forte
Pertinho de Salvador, a cerca de 1 hora de carro do aeroporto, Praia do Forte é o principal destino turístico no litoral norte da Bahia, na famosa Estrada do Coco.
É um bom destino para quem gosta de conforto. Da estrada em ótimas condições, ao seguro, limpo e bem organizado centrinho da vila, Praia do Forte encanta os visitantes. E tem lindas pousadas, entre locais simples e rústicos, e resorts de luxo pé na areia.
O ponto negativo é a praia central, com muitas pedras e pouca estrutura na areia. Mas não faltam atrações, como o Projeto Tamar, que é um ótimo passeio para fazer com crianças, a Praia do Lord, com suas piscinas naturais, e a navegação para observação de baleias, possível na temporada entre julho e novembro.
- Chapada Diamantina
O principal destino turístico no interior da Bahia é região da Chapada Diamantina, com seus 38 mil km², onde estão atrações como a Cachoeira da Fumaça, com seus 380 metros de altura, e o Poço Azul, de águas cristalinas dentro de uma gruta. Além da inacreditável vista do Morro do Pai Inácio.
Um roteiro pela Chapada Diamantina deve ter pelo menos 7 dias, pois são muitos lugares incríveis para conhecer, e os deslocamentos e trilhas tomam bastante tempo.
Saiba que é uma viagem “roots” que não permite grandes luxos. A melhor base para explorar esse paraíso baiano é a cidade de Lençóis, a 420 km de distância de Salvador.
- Barra Grande
Procura um destino menos clichê na Bahia? Vá direto para a Península de Maraú. Apesar das lindas praias e de estar se tornando mais conhecida, a região ainda está longe de receber um grande fluxo de viajantes como outras partes do estado.
No litoral central da Bahia, mais ou menos entre Morro de São Paulo e Itacaré, Barra Grande é a principal base para explorar a península. A vila já conta com boas pousadas, restaurantes e infraestrutura para passeios.
Mas saiba que não existem estradas asfaltadas até Barra Grande. A forma mais comum de chegar lá, é voar até o Aeroporto de Ilhéus, seguir viagem até Camamu e lá pegar um barco até o destino final.
Texto de Nivaldo Lima.