Além de apresentar os principais pontos culturais de São Paulo, o projeto Bike Tour SP é inclusivo e fomenta a doação de alimentos para projetos sociais. Saiba mais abaixo!
EDIÇÃO DO DIÁRIO com Agências
O Dia dos Namorados (12/06), conhecida como a data mais romântica do ano, está chegando e o Bike Tour SP, projeto que promove passeios culturais e turísticos gratuitos de bicicleta em São Paulo, proporcionará neste mês aos casais apaixonados um dia incrível, vivenciando a cidade de perto, de maneira sustentável e ajudando a quem precisa.
De acordo com o comunicado oficial, o Bike Tour SP já levou mais de 75 mil pessoas para conhecer os principais atrativos culturais e históricos da capital paulistana. Com 6 opções de roteiros espalhados pela cidade, o projeto empresta as bicicletas para o casal, os equipamentos de segurança e ainda guia os participantes por meio de um sistema de áudio, o AudioTour. O passeio traz informações e curiosidades sobre cada ponto visitado.
Veja também as mais lidas do DT
“Uma informação interessante é que 95% dos participantes são paulistanos, que procuram os passeios como uma forma de redescobrir regiões da cidade pela qual costumam passar apenas de carro ou transporte público. Vivenciar São Paulo pedalando, sentindo o vento no rosto, traz uma sensação muito maior de pertencimento e ajuda a despertar no participante o seu senso de cidadania”, afirma Daniel Moral, em nota oficial enviada por e-mail ao DIÁRIO. Daniel é, ao lado do irmão, André, idealizador do Bike Tour SP.
Segundo a nota oficial, os roteiros oferecidos pelo projeto passam pelo Centro Novo, Av. Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Velho e Vila Madalena. Cada passeio leva grupos de até 15 participantes, acompanhados por um guia de turismo e monitores, e costumam durar cerca de 90 minutos. Destinados a um público que vai de ciclistas urbanos até crianças, os tours utilizam, na maioria do tempo, a estrutura de ciclovias e ciclofaixas da cidade e podem ser realizados até por quem não pedala há algum tempo.
“Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas, que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral, co-fundador do Bike Tour SP, em nota oficial.
O Bike Tour SP oferece passeios exclusivos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, que podem participar do tour com a Hand Bike (triciclo para cadeirantes) ou o triciclo Trenzinho de até 3 lugares conduzido por um de seus monitores. Ainda nessa linha, o projeto conta com a opção do passeio em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para atender o público com deficiência auditiva. Neste caso, o participante recebe um tablet onde um vídeo apresenta o roteiro por meio de uma intérprete.
Além de ser gratuito, o Bike Tour SP oferece para o passeio as bicicletas — modelos da Sense Bike e da Decathlon, parceiras do projeto, assim como os equipamentos de segurança, como capacetes e coletes de identificação. “Passeios de bicicleta, ao ar livre e em pequenos grupos são uma excelente opção de lazer e turismo. Prezamos sempre pela segurança de todos os participantes,” comenta Wesley Alves, coordenador do Bike Tour SP, em nota oficial.
A única contrapartida pedida aos participantes é a doação de 2 quilos de alimentos não-perecíveis,destinados ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, instituição que ajuda centenas de famílias carentes em São Paulo e na região do Vale do Ribeira, e à Missão Cena, que auxilia crianças e adultos em situação de risco na região conhecida como Cracolândia. Em 9 anos, o Bike Tour SP já arrecadou mais de 117 mil quilos de alimentos.
Para fazer a sua inscrição e saber mais sobre datas e horários, acesse o site oficial do Bike Tour SP.