Sebrae apresenta plano de desenvolvimento para a Costa Verde

Continua depois da publicidade

Sebrae reuniu representantes de instituições em Angra dos Reis (RJ) para debater o futuro da região. Confira todos os detalhes abaixo!

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Agências


O Rio de Janeiro possui regiões com potencial de se tornarem grandes polos turísticos. Uma das regiões com maior apelo para esse crescimento é a Região da Costa Verde, que engloba Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty. De acordo com uma pesquisa do Sebrae Rio, 65% dos pequenos negócios acreditam que falta um grupo estruturado que pense no desenvolvimento da região.

Veja também as mais lidas do DT

Pensando nisso, a entidade reuniu os prefeitos dos quatro municípios, representantes dos governos federal e estadual, além de entidades de classes para apresentar, avaliar e debater um plano de progresso para a região. Esse plano de ação foi dividido em três fases (curta: até 90 dias, média: até 180 dias e longa: até dezembro de 2023), focado em seis pilares: qualificação, infraestrutura, ambiente de negócios, promoção, parcerias e governança.

Durante o encontro, cases de sucesso de destinos turísticos foram apresentados, como Gramado, no Rio Grande do Sul, e a Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão), além do programa de Líder da Região no Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro.

Esse programa tem como objetivo mobilizar, qualificar, capacitar e integrar as lideranças de todos os nove municípios que compõem a região, estimulando o alinhamento das demandas no plano local e a respectiva convergência das políticas públicas com ênfase na criação de ambiente favorável aos pequenos negócios, visando ao desenvolvimento regional sustentável. Os representantes de cada projeto mostraram como essas regiões foram transformadas em referências na cadeia produtiva.

Foram escolhidos cinco temas, onde puderam apresentar propostas de melhorias para a região, como qualificação e inclusão produtiva; infraestrutura e investimentos; ambiente de negócios e legislação; promoção e marketing territorial; e parcerias e governança.

Alguns resultados da pesquisa do Sebrae Rio 

Segmentos estratégicos

A Costa Verde conta com atividades estratégicas que podem contribuir para o desenvolvimento local. Segundo a pesquisa do Sebrae, os principais segmentos estratégicos para promover a região são: artesanato, pescados, turismo, maricultura, economia criativa, cachaça, manutenção de embarcações, gastronomia, agroindústria.

Dificuldades dos pequenos negócios

No momento, 87% dos pequenos negócios da região possuem dificuldade na gestão financeira, 68% na gestão de pessoas e 61% em temas ligados a aspectos legais.

Marketing Digital

27% dos pequenos negócios da Região da Costa Verde não realizam ações de marketing digital.
58% – divulgam o negócio / produto em canais digitais;
48% – atende clientes nos canais digitais;
37% – vende pelas redes sociais, sites ou plataformas;
23% – monitora os resultados das ações digitais realizadas.

Desafios que na opinião dos empresários impedem a região de crescer

65% – ausência de um grupo estruturado que pense no desenvolvimento da região;
50% – falta de infraestrutura em transporte público;
40% – falta de segurança;
40% – baixa qualificação de mão de obra;
38% – falta de infraestrutura em estradas municipais e rodovias;
34% – falta de manutenção nos equipamentos turísticos.

Para saber mais, acesse o site do Sebrae.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade