Uma semana após o evento, consumidores relatam problemas com atraso na entrega
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
A Black Friday deixou seu rastro. A ação que aconteceu na semana passada (23), continua recebendo centenas, milhares de reclamações no Reclame AQUI. Exatamente uma semana depois, o site já registrou 22.611 reclamações até as 12h desta sexta (30), de acordo com o monitoramento iniciado às 11h do dia 21 de novembro.
Como previsto, as reclamações sobre atraso na entrega já aparecem nas primeiras colocações, diferente da sexta-feira oficial do evento, quando os motivos de reclamações mais comuns eram propaganda enganosa, maquiagem de preço, problemas na finalização da compra e divergência de valores.
“A Black Friday não acaba na sexta-feira oficial de promoções, pelo contrário. Agora que temos que ficar atentos como será o atendimento das marcas com o consumidor, que deve fazer sua reclamação caso não receba o produto dentro do prazo prometido”, disse o diretor de operações do Reclame AQUI, Felipe Paniago.
Números | Black Friday e pós-Black Friday
Veja quais os números oficiais no dia do evento e os atuais.
Pós-BF 2018 – (das 11h do dia 21 às 12h do dia 30)
TOTAL: 22.670 reclamações
5 principais motivos de reclamações
1 | Atraso na entrega | 9.5% |
2 | Propaganda enganosa | 8.3% |
3 | Problemas na finalização da compra | 8% |
4 | Divergência de valores | 4.2% |
5 | Estorno do valor pago | 3.8% |
5 produtos com mais reclamações
1 | Smartphone e celular | 13,50% |
2 | TV | 5.2% |
3 | Tênis | 3.3% |
4 | Passagem Aérea | 3% |
5 | Componentes, peças e acessórios | 2.8% |
BF 2018 – (das 11h do dia 21 às 23h59 do dia 23)
TOTAL: 5.607 reclamações
5 principais motivos de reclamações
1 | Propaganda enganosa | 14,2% |
2 | Divergência de valores | 7,6% |
Problemas na finalização da compra | 7,6% | |
4 | Atraso na entrega | 3,9% |
5 | Estorno do valor pago | 3% |
5 produtos com mais reclamações
1 | Smartphone e celular | 11,6% |
2 | TV | 5,3% |
3 | Passagem aérea | 4,7% |
4 | Tênis | 3,6% |
5 | Cartão de crédito | 2,9% |