(Reuters) – A Boeing Co recomendou suspender o uso de jatos 777 com o mesmo tipo de motor que lançaram destroços sobre Denver no último fim de semana, depois que os reguladores dos EUA anunciaram inspeções extras e o Japão suspendeu seu uso enquanto inicia investigações.
Os movimentos envolvendo os motores Pratt & Whitney PW4000 vieram depois que um United Airlines 777 pousou em segurança em Denver no sábado, horário local, depois que seu motor direito falhou.
A United disse no dia seguinte que removeria voluntária e temporariamente seus 24 aviões ativos, horas antes do anúncio da Boeing.
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A Boeing disse que 69 dos aviões estavam em serviço e 59 estavam parados, em função da falta da demanda associada à pandemia COVID-19.
Os 777-200s e 777-300s afetados são mais antigos e menos econômicos do que os modelos mais novos, e a maioria dos operadores os está eliminando de suas frotas.
Imagens postadas pela polícia em Broomfield, Colorado, mostraram destroços significativos de aviões no solo, incluindo a capota do motor do avião de 26 anos espalhado do lado de fora de uma casa.
O ministério de transportes do Japão ordenou que a Japan Airlines Co Ltd (JAL) e a ANA Holdings Inc suspendessem o uso de 777s com motores PW4000 enquanto considerava se deveriam tomar medidas adicionais.
O ministério disse que em 4 de dezembro de 2020, um vôo da JAL do Aeroporto de Naha para Tóquio voltou para Naha devido a um defeito no motor esquerdo.
A United é a única operadora dos aviões nos Estados Unidos, de acordo com a Federal Aviation Administration (FAA). As outras companhias aéreas que os utilizam estão no Japão e na Coreia do Sul, disse a agência americana.