A Secretaria de Aviação Civil (SAC) realizará nos próximos dias 3 e 4 de março o seminário Experiência Francesa na Aviação Regional e Capacitação para a Aviação. A ideia é que o Brasil possa aprimorar ainda mais o setor com as experiências francesas.
Na última quarta-feira (4), o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, revelou ao embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, que o governo brasileiro tem dado atenção especial ao programa de desenvolvimento da aviação regional.
“Estamos aparelhando 270 aeroportos regionais em 26 estados, garantindo o nível internacional de funcionalidade. Além disso, já é lei que usaremos 30% dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil para subsidiar passagens de voos que têm como origem ou destino esses aeródromos”, apontou Padilha. “Para nós é muito importante absorver a experiência francesa com a aviação regional”, completou.
Veja também as mais lidas do DT
O Seminário
Com o apoio da embaixada da França no Brasil, o evento será realizado na sede da SAC. O público alvo são os técnicos da própria Secretaria, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). No encontro serão debatidos temas como gestão, navegação aérea, política e regulação e desafios no desenvolvimento dos aeroportos regionais.
Estados Unidos e Espanha
Também foram recebidos nesta quarta-feira os embaixadores dos Estados Unidos e da Espanha no Brasil, respectivamente Liliane Ayalde e Manuel de la Cámara Hermoso. Ambos os diplomatas reafirmaram o interesse de suas nações em manter parcerias de diversos tipos no âmbito da aviação civil.
Brasil e Estados Unidos também iniciarão um processo de troca de experiência sobre aviação regional. Com a Espanha, foi discutido o interesse da operadora de aeroportos espanhola AENA e suas subsidiárias em entrar no mercado brasileiro, inclusive por meio de candidatura às novas concessões de grandes aeroportos, já sinalizada pelo governo.
Informações da Secretaria de Aviação Civil.